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Projeto Fórum EJA - RS

Projeto: Manutenção e Desenvolvimento de Comunidade de Aprendizagem Virtual Multimídia em Rede Social na educação de Jovens e adultos - EJA do Brasil - Portal dos Fóruns de EDucação de Jovens e Adultos - EJA do Brasil www.forumeja.org.br

Instituição Proponente: Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA 

Público- Alvo: Educadores populares, gestores, professores e estudantes da rede pública municipal, estadual, distrital e federal; Professores e sindicais; Organizações não-governamentais; Sistema "S"; Poder Legislativo; Ministério Público; Instituições de Ensino Superior - IES.

Caracterização e Justificativa O Fórum EJA do RS nasce em 1996, é resultado de um movimento articulado nacionalmente que conjuga a outros Estados este avanço do cenário educacional do País. O Fórum gaúcho sediou o sexto ENEJA em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, em 2004 e tem participado ativamente do cenário nacional, neste ano de 2010 sediou o III Seminário Nacional de Formação de EDucadores de EJA (III SNF) também na cidade de Porto Alegre. A adesão ao Portal dos Fóruns de EJA do Brasil lançado, em 2005, no VII Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos - ENEJA, consolida um espaço possível de fortalecimento das ações pela via tecnológica, permitindo aos Estados um canal de comunicação contemporâneo e que problematiza a própria formação dos educadores na modalidade EJA em sintonia com as linguagens presentes no Mundo do Trabalho.

Objetivo: Continuidade do desenvolvimento de comunidade de aprendizagem virtual multimídia em rede social de EDucação de Jovens e Adultos - EJA em tecnologia LAMP, baseada em CMS abertos com atividades de pesquisa-ação contínua de atualização e descoberta de novas ferramentas na comunidade de desenvolvedores de software livre realizadas por estudantes de graduação, preferencialmente, da Licenciatura em Pedagogia, sob supervisão do professor Everton Fêrrêr de Oliveira do Curso de Pedagogia, Campus Jaguarão da Universidade Federal do Pampa.

Metas:

1- Consolidação do Fórum estadual com interatividade contínua com o representante, considerando a alternância democrática e a necessidade permanente de orientação do redesenho de cada sítio, respeitando a autonomia e a adequação à dinâmica própria do movimento social no estabelecimento de troca de experiências em eventos, cursos, fóruns de discussão e oficinas presenciais;

2- Suporte Técnico contínuo ao administrador do Fórum Estadual, de segmentos e temáticas, particularmente tratando-se de estudantes de graduação, preferencialmente de licenciatura em Pedagogia das Universidades públicas, com base em Manual de aprendizagem on line, permanentemente atualizado, a partir da versão 4.0 dezembro de 2009, sob o princípio da construção coletiva;

3-Consolidação do segmento universitário com permanente orientação do redesenho deste sítio, respeitando a autonomia e adequação à dinâmica própria da indissociabilidade da pesquisa, ensino e extensão da EJA nas IES, em articulação com organizações de pesquisadores e instituições de fomento à pesquisa, constituindo-se como referência para os demais segmentos;

4-Consolidação dos Fóruns temáticos de Educação Profissional e Tecnológica,a partir do PROEJA, Educação nas Prisões e temas da Rede de Formação da Diversidade como acervo virtual multimídia da Comunidade de Trabalho/Aprendizagem em REde na Diversidade - CTARD;

5- Capacitação do administrador/Moderador do Fórum estadual, de segmentos e temáticos com base em manual de aprendizagem on line continuamente atualizados e Oficinas presenciais realizadas durante eventos nacionais e regionais;

6- Acompanhamento da dinâmica interativa com controle periódico do ecron e pesquisa de outros indicadores específicos.

Metodologia: O Projeto tem se caracterizado, no curso de Pedagogia do Campus Jaguarão da Universidade FEderal do Pampa, como uma oportunidade de pesquisa e estudo sobre o movimento social em prol da EJA e a sua potencialidade no ambiente virtual. A pesquisa-ação é a escolha metodológica, e os estudantes, preferencialmente de Licenciatura em Pedagogia, buscam o mapeamento da Educação de JOvens e Adultos nos municípios (cidades e no campo), pelos diferentes segmentos (educadores populares; gestores, professores e estudantes da rede pública municipal, estadual; professores e estudantes universitários; organizações populares e sindicais; organizações não-governamentais; sistema "S"; Poder legislativo; Ministério Público; Instituições de Ensino Superior - IES), reconhecendo a problemática e os desafios enfrentados pelos trabalhadores jovens e adultos que estudam.

Resultados esperados: _Manutenção e atualização da "página" do Fórum estadual de EJA; _Manual de aprendizagem on line atualizado na versão 4.0; Produção acadêmica atualizada, de acordo com os eventos: Seminários e Encontros Locais, Municipais e Estadual; _Atualização da produção dos Fóruns de Educação Profissional - PROEJA, Educação nas Prisões e temas da CTARD; Oficinas presenciais de Formação de Administradores/ Moderadores do Fórum estadual, durante os eventos nacionais, regionais, estaduais e municipais; RElatório de controle periódico do cron (16/16 semanas).

Indicadores de Acompanhamento e Valiação: _Quantidade de acessos _Relatórios produzidos _Disponibilidade contínua de informações no www.forumeja.org.br Sistemática de ACompanhamento e Avaliação: Tratando-se de rede social com uma dinâmica própria, o acompanhamento e a avaliação ocorre, sob a orientação da equipe do Portal da Faculdade de EDucação da Universidade de Brasília, de modo contínuo e periódico, de modo on line e Oficinas presenciais em Encontros e REuniões da cada Fórum estadual de Educação de Jovens e Adultos e em eventos nacionais com apoio do MEC/SECAD. Infra-estrutura: -02 Microcomputadores de uso esclusivo para Manutenção e Desenvolvimento deste projeto, _Desenvolvimento e utilização de plataforma de suporte com correspondente capacitação de usuários do ambiente.