EREJA – Sul


Data: 24/setembro/2010

Presentes: Edmilson, Cida, Arnaldo, Deva (PR), Jussara e Diovane (RS), Regina (SC), Leda, Lidiane, Daniele (Portal – SC)


Pauta:

a) Infraestrutura do Encontro

  1. Recursos para EREJA – já foi para processamento (R$181.440,00)

  2. Local: UniLaSale (3 salas, auditório, 1 sala da Secretaria de Ed. - total 5 salas). Hotel Central (refeição no hotel ou na faculdade). Ver a questão de diárias, pois esta alteraria a logística. Indicativo da Comissão Regional: que o hotel seja contratado e não como diária.

  3. Sugestões de materiais: trocar a a camiseta por lenço ou investir mais na bolsa. Critério: se possível utilizar empreendimento de economia solidária.


b) Data: 10 a 12 de novembro de 2010

c) Números de participantes: 40 delegados por estado (total 120) + 10 convidados + 20 apoio + 03 palestrante + 3 Portal + 4 colegiado dos Fóruns + 2 CNAEJA.

d) Delegação definida até o final de outubro. Segmentos representados: educadores, educando, universidade, movimento social/sindical, ONG, sistema S, gestores municipais e estaduais, acadêmicos ligados à EJA.

e) Indicativos para o documento nacional orientador dos EREJAs construído pela Comissão Colegiada: articulação dos ENEJAs, Seminário de Formação, CONAE/PNE, documento “Brasil: educação e aprendizagens de jovens e adultos ao longo da vida” (especialmente as recomendações), CONFINTEAs, Agenda de Desenvolvimento Territorial, Programa Nacional (introdução). Eixos do documento: Currículo, demanda e oferta de EJA, formação inicial e continuada de educadores, sujeitos e diversidade na EJA, financiamento, políticas de avaliação e certificação, políticas de intersetorialidade na EJA.


d) Proposta de programação do EREJA-Sul


FOCO: Avaliação tomando por referência: o que os fóruns acumularam ao longo de seus 10 anos?

A EJA na CONAE/PNE.

As recomendações do documento “Brasil: educação e aprendizagens de jovens e adultos ao longo da vida”



Período

10 de novembro – 4ª f

11 de novembro - 5ªf

12 de novembro - 6ªf

Manhã

9 – 10h - Credenciamento

10h – Abertura Oficial do EREJA Sul

12h - Almoço

Grupos de Trabalho por eixos - GT1: Currículo; GT2: demanda e oferta de EJA; GT3: formação inicial e continuada de educadores; GT4: sujeitos e diversidade na EJA; GT5: financiamento; GT6: políticas de avaliação e certificação; GT7: políticas de intersetorialidade na EJA.

Objetivo: elaborar uma síntese dos desafios e propostas de cada eixo, considerando os documentos de referência e a discussão do painel.

8h - Plenária Final


Tarde

14h – Painel: Balanço e análise crítica da implementação de políticas de EJA a partir: 1. ENEJAs e SNFs (construção histórica dos Fóruns) - Leôncio; 2. CONAE/PNE: Regina Vinhaes Gracindo; 3. Documento Brasileiro e CONFINTEA (MEC). Coordenação:

16h – Café

16h30min - 18h- Debate

14h – 19h - Continuidade dos trabalhos dos Grupos de Trabalho por eixo.

Observação: o documento síntese produzido pelo GT deve ser entregue à secretaria para reprodução para todos os delegados.

Retorno das delegações

Noite

18h – 19h30min - GT por segmentos (educadores, educandos, movimento social/sindical, ONG, universidade e acadêmicos ligados à EJA, sistema S, gestores municipais e estaduais). Objetivo: articular as discussões do painel com os eixos.

20h – Jantar de confraternização

20h - Reuniões dos coletivos e apresentação de experiências

OU


20h - Rodas de prosa, experiências e cantorias