Acervo e memória

 

 

Esta seção organiza o acervo e a memória de anos de atuação do Fórum na defesa do direito à educação de pessoas jovens, adultas e idosas.

 

Biblioteca

 

Aqui você encontra algumas apresentações de trabalhos realizados com EJA e outros links interessantes para pesquisa.

 

Apresentação da SEESP na plenária do dia 16.06.2012

Aqui você encontra a apresentação realizada pela Secretaria de Educação de São Paulo na plenária do nosso fórum no dia 16.06.2012 onde apresenta a estrutura da secretaria e algumas informações sobre a EJA.

Apresentação.

Ação Supervisora e EJA: Desafios na Garantia do Direito à Educação

Uma breve reflexão sobre as questões que envolvem a EJA atualmente, especialmente sobre a evasão e a aparente falta de demanda, além de apresentar alguns desafios para o Supervisor Escolar que concebe como parte de sua função atuar na defesa de garantia à educação dos jovens e adultos, com fala de Lourdes Possani.

Biblioteca Digital de EJA

Neste link você encontra uma biblioteca digital sobre EJA com diversos documentos. Para mais informações sobre o projeto da Biblioteca Digital acesse o seguinte link:

Biblioteca Digital

CONAE 2010

Aqui você encontra o documento da Conferência Nacional de Educação 2010.

Carta Compromisso

Durante a época das eleições municipais de 2008, o Fórum SP formulou a "Carta Compromisso com a EJA" para os candidatos de todo o Estado, com a proposta de apoiarem as reivindicações nela expostas, bem como buscar fortalecer as políticas para ensino da EJA, nos programas de governo desses candidatos.

Mensagens  recebidas pelo Fórum-SP.

Clique aqui para ver a lista.

 
 
 

 

 
 

 

Documento de defesa do PROEJA e PROEJA FIC

Em discussão realizada sobre a EJA e o mundo do trabalho na plenária do dia 16.03.2013, foi-se falado sobre o PROEJA e O PROEJA FIC. Aqui você encontra um documento de defesa desses programas.

EJA: Uma prática de liberdade, uma prática mediada pela linguagem

Clique aqui e veja um artigo de Patricia Guimarães Vargas e Maria de Fátima Cardoso Gomes (Universidade Federal de Minas) intitulado "EJA: uma prática de liberdade, uma prática mediada pela linguagem".

EJA: nas bordas da educação?

Ocorreu no dia 26 de Maio de 2010 no centro Ruth Cardoso o seminário de Educação de Jovens e Adultos - "EJA: nas bordas da educação?" - com presença de André Lázaro, Eliane Ribeiro Andrade, Sandra Helena Ataíde e Salete Valesan. Confira relatório do encontro disponível a seguir.

                 <relatório do seminário>

FUNAP e EJA no Sistema Prisional Paulista

Apresentação elaborada pela FUNAP - "Fundação Prof Dr Manoel Pedro Pimentel" sobre o trabalho que realizam com a EJA no Sistema Prisional Paulista. Veja aqui.

AnexoTamanho
apresentação EJA no sistema Prisional nov 2008.ppt4.19 MB

Homenagem a Paulo Freire

A equipe do Portal dos Fóruns EJA do Brasil produziu um video em homenagem aos 90 anos que Paulo Freire completaria se estivesse vivo. Você pode assistir este vídeo aqui.

I Seminário Nacional de Universidade Popular

Aqui você encontra a carta do I Seminário Nacional de Universidade Popular que ocorreu em Porto Alegre durante os dias 2,3 e 4 de setembro de 2011.

Interlocução sobre Educação com Ministério Público

 

Por Luis Serrao

O Ministério Público instituiu duas novas frentes de atuação para garantia do direito à educação no Estado de São Paulo, o Centro de Apoio Operacional Cível e de Tutela Coletiva – Área de Educação (CAO-Cível Educação) e o Grupo de Atuação Especial de Educação (GEDUC), abrindo novas formas de articulação entre sociedade civil, órgãos públicos e sistema de justiça.

O CAO-Cível, órgão auxiliar do próprio MPE, tem como principal função o exercício de atividades indutoras da política institucional por meio da aproximação entre órgãos executores que atuem em umamesma área de atividade e que tenham atribuições comuns – como, por exemplo, a educação. Seu território de atuação compreende todo o Estado de São Paulo. Manter um canal de diálogo permanente com os Promotores que atuam no interior do Estado; elaborar materiais; promover atividades formativas para Promotores e indicar caminhos e pautas de defesa do direito à educação são algumas de suas estratégias de ação. 

Já o GEDUC, com atuação restrita ao Município de São Paulo (SP) – rede estadual e municipal deste território, porém –, tem como funções a identificação, a prevenção e a repressão a atos ou omissões capazes de corresponder à violação do direito à educação. É o órgão responsável por efetivamente defender o direito à educação, instaurando inquéritos civis para apurar violações; promovendo ações coletivas, termos de ajustamento de conduta, entre outros. Neste ano, o GEDUC já realizou atividades em parceria com a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo para tratar de questões relativas à educação inclusiva (para mais notícias sobre esse encontro, clique aqui).

A atuação desse órgão possibilitou aindaa assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta entre MPE e as Secretarias de Educação e de Saúde do Estado de São Paulo para garantir a disponibilização do serviço de cuidados a crianças com deficiência matriculadas na rede estadual de ensino (para acessar o TAC, clique aqui).

Para o campo da EJA, o GEDUC e o CAO-Cível, de acordo com as suas especificidades e abrangência de atuação, representam caminhos reais de articulação e pressão para a garantia efetiva do direito à educaçãoa toda a população. A advogada Ester Rizzi, assessora do Programa Ação na Justiça da Ação Educativa, enxerga na existência de dois promotores dedicados exclusivamente à educação uma maior preocupação do MPE no cumprimento desse direito:“A atuação desses dois órgãos responsáveis de forma ampla pelo direito à educação significa um grande avanço para a defesa do direito à educação de jovens e adultos. Antes de sua criação, a maior parte das reivindicações e violações de direito relacionadas ao direito à educação eram de responsabilidade de Promotores da Infância e Juventude, que limitam sua atuação a públicos até 18 anos. Aeducação de jovens e adultos de forma ampla ficava, assim, fora da competência de quem tinha experiência na defesa do direito à educação. A criação de órgãos específicos para a educação é, além do atendimento a uma reivindicação antiga dos movimentos por educação, uma conquista do ponto de vista da compreensão ampla do direito à educação, cujos titulares não se restringem às crianças e aos adolescentes.”

Contatos

CAO-Cível Educação

Assessores: Júlio Cesar Botelho e Renata Gonçalves de Oliveira

Página: http://www.mp.sp.gov.br/portal/page/portal/CAO%20Tutela

E-mail: educação@mp.sp.gov.br

Telefone: 11 3119-9183 / 3119 9184 / 3119 9894

GEDUC

Promotores: João Paulo Faustinone e Silva e MichaelaCarli Gomes

Página: http://www.mp.sp.gov.br/portal/page/portal/GEDUC

E-mail: geduc@mp.sp.gov.br

 

 

MOVA-Guarulhos: Um espaço de militância e o perfil do seu educador

Nesse link você encontra um trabalho que trata do MOVA Guarulhos, realizado por Carlos Eduardo Sampaio Dias (Universidade de Campinas) e Patricia Claudia da Costa (Universidade Federal de Viçosa).

Material da Plenária de 10.12.2011

Aqui você encontra o material utilizado para exposição da Prof. Carmem

  • PROEJA, com prof. Carmen Sylvia Vidigal Moraes (USP).
  • Queda de Matrícula em EJA, com Salomão Ximenes e Paulo Lima (Ação Educativa).

Medida Provisória (financia novas turmas de EJA)

 Clique aqui para baixar.

Resolução 07.agosto.2012 sobre a EJA

 Baixe aqui a resolução publicada no dia 7 de agosto de 2012 pelo Governo do Estado que propõe mudança na EJA.

Resolução altera idade mínima para EJA em SP

Do 22/03/2011 - Seção I - Pág. 27

Resolução SE - 16, de 21-3-2011

Dispoe sobre a idade mínima para matricula inicial nos curso de Educação de Jovens e Adultos - EJA, do ensino fundamental, mantidos pelas escolas estaduais.

O Secretário da Educação, atendendo a liminar concedida na ação civil pública, constante do processo 0048756-32.2010.8.26.0053, em tramitação na 10° Vara da Fazenda Pública do Estado de São Paulo, e considerando o disposto nos incisos I e VII do artigo 4° da lei n° 9.394/96, bem como a prioridade para o atendimento da escolarização obrigatória, resolve:

Artigo 1° - A idade minima para matricula inicial nos cursos de Educação de Jovens e Adultos - EJA, do ensino fundamental, mantidos pelas escolas estaduais, é de 15 (quinze) anos completos.

Artigo 2° - Esta resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Galeria de Imagens

 

Aqui estão algumas imagens de encontros e eventos realizados com o Fórum de Educação de Jovens e Adultos.

V MOVA Sudeste - Belo Horizonte/MG - Agosto de 2011

 I EREJA Sudeste - Vitória/ES - Maio de 2011

Agenda Territorial - Plano Estratégico - FEUSP - Dezembro de 2010

1° Congresso de EJA - Unesp/Marília - Outubro de 2010.

V Seminário - São Bernardo do Campo - São Paulo - Abril de 2010