Agenda Territorial

 

Na busca da construção de uma política pública para a educação de jovens e adultos no país, a então Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) instituiu, em fins de 2007, a Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado da Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. A Secad/MEC considerava que a Agenda Territorial deveria ser uma ação conjunta do poder público e da sociedade civil em favor da garantia do direito à educação da população jovem e adulta. Deveria ser também um instrumento para consolidar as estratégias para a articulação territorial das ações de Alfabetização e de Educação de Jovens e Adultos, estruturadas nas dimensões técnica, de planejamento e de controle social. Entretanto, a Agenda foi uma estratégia abandonada pelas gestões a frente do MEC desde o último governo Lula; no caso de São Paulo, a Agenda não contou com a adesão do governo estadual e, por essa razão, teve dificuldades em emplacar ações efetivas de promoção da educação básica de jovens, adultos e idosos.

Objetivo:

Construção de um Plano Estratégico para articular a sociedade paulista na perspectiva da efetivação do direito à educação dos jovens e adultos ao longo da vida. Deve ser um norteador das políticas públicas dessa modalidade para os próximos anos, assegurando as ações fundamentais para garantir o acesso, permanência e qualidade social do processo educativo. Esse Plano deve ser discutido e legitimado pelo maior número possível de gestores municipais e estaduais e pelos diferentes setores, sujeitos e movimentos sociais envolvidos com a alfabetização e educação de jovens e adultos.

Comissão de São Paulo

Composta por representantes da universidade, ONGs e Fórum EJA, tem como objetivo buscar a articulação entre os diferentes atores envolvidos na construção da educação de jovens e adultos no estado de São Paulo. São membros da Comissão: 

UNDIME - Rosimary Mendes de Matos

UNCME - Valéria Aparecida Vieira Velis e Artur Costa Neto

UNIVERSIDADES - Maria Clara Di Pierro – USP; Maria Alice de Paula Santos - UniGuarulhos; Maria de Fátima Furlanetti Rotta – UNESP Presidente Prudente; Cláudia Lemos Vóvio – UNIFESP

FUNAP – Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel - Juraci Antonio de Oliveira e Felipe Athayde Lins de Melo

FÓRUM MOVA/SP - Ionilton Gomes de Aragão e Francisca Bueno dos Santos

FÓRUM EJA/SP - Vinicius Xavier Zamattaro; Cláudio Marques da Silva Neto; Adriana Pereira Silva

REMEC/SP - Ricardo Corrêa Coelho e Raquel Barreira Perea

ONGs - IPF – Márcia Cristina de Oliveira; CECIR – Maria Tereza Secco; Ação Educativa – Roberto Catelli Jr.; Vereda – Vera Barreto

 

Atividades previstas

  • Participação nos seminários regionais do Projeto São Paulo Alfabetismo Zero para divulgar o trabalho da Agenda Territorial e entregar versão preliminar do Plano Estratégico e estimular a participação de gestores dos municípios participantes no processo de consolidação do texto final do Plano.
  • Realização de Seminário em São Paulo para discussão e fechamento dos vários pontos que devem integrar o Plano Estratégico.
  • Participações em outros eventos relacionados à educação de jovens e adultos para divulgar o trabalho da Comissão e ampliar a participação dos envolvidos com a modalidade no estado.
  • Elaborar texto final do Plano estratégico para embasar as ações do grupo em 2011.

 

Regitro e memória