Quem somos?

 

O Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Estado de São Paulo é uma rede de organizações e movimentos sociais, pesquisadores(as) e professores(as) universitários(as), gestores(as) públicos(as), educadores(as) e educandos(as) dedicados à defesa dos direitos educativos de pessoas jovens, adultas e idosas. Constitui-se como um espaço plural de gestão democrática e controle social das politicas públicas voltadas à educação continuada ao longo da vida, atuando principalmente na defesa da educação pública, gratuita e laica.

Carta de princípios

 

 

No ano de 2011, o Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Estado de São Paulo elaborou sua carta de princípios. Confira esse documento a seguir, na íntegra. 

 

- - - 

 

OS DESAFIOS DO FÓRUM ESTADUAL DE JOVENS E ADULTOS DO ESTADO DE SÃO PAULO NA NOVA CONJUNTURA POLÍTICA ESTADUAL

 

O Fórum Estadual de EJA SP assim como os demais fóruns estaduais tem sido um  espaço de articulação, de debate e de reivindicação de políticas públicas destinado a esta modalidade de ensino no estado  e como espaço de participação das articulações nacionais.

Dentro desta realidade, seu poder de  pressão e intervenção nas políticas públicas ainda é bastante limitado e tímido. O Fórum Estadual de EJA SP entende que ,  para dar a essa articulação um caráter de movimento que acumularia forças para defender o direito à EJA, é preciso que os fóruns atuem com base em princípios que subsidiem a reflexão e implementação de ações que, efetivamente, garantam aos jovens e adultos pouco ou não escolarizados o direito constitucional à educação.

Segundo entendemos, esses princípios seriam os seguintes:

Em relação às Políticas Públicas:

I. A responsabilidade primeira pela garantia do direito constitucional à educação de todo o povo cabe ao Estado brasileiro em suas instâncias federal, estadual e municipal. As entidades e organizações não-governamentais são coadjuvantes nesse esforço.

II. O poder público deve transcender a política de programas para a EJA (PBA, Proeja, Pronatec, Projovem, Proejafic, Pronacampo), fragmentada e com superposição deles, e aspirar a criação de um Sistema de Educação  que contemple as metas e objetivos  desses programas e se torne permanente.

III. Nesse sentido, seria importante refletir sobre a transferência desses programas da Secadi para a SEB. Também promover a articulação das ações das diversas secretarias que atendem o público da EJA.

IV. O poder público – municipal, estadual e federal –  deve garantir o direito à educação estabelecido constitucionalmente:

​V. Para garantir  o acesso e as condições de permanência do educando e seu sucesso na aprendizagem, o poder público deve:

 

Em relação às Concepções de EJA:

I. A leitura e escrita são processos que adquirem crescente complexidade e se tornam cada vez mais fundamentais para a vivência da cidadania.

II. A EJA é uma modalidade da educação básica que tem um viés de classe social, ou seja, atende aos segmentos da população oriundos das camadas excluídas. Ela  é um  direito, portanto,  que tem três funções inerentes:  a reparadora, a equalizadora e a qualificadora.

III. A alfabetização é processo de reflexão crítica,  proporcionada por situações dialógicas e requer tempo e continuidade. A EJA deve priorizar o uso de instrumentos e estratégias que garantam a continuidade dos processos de aprendizagem ao longo da vida.

IV. Valorizar os conhecimentos que os jovens e adultos adquirirem na vivência em sociedade, no trabalho e em outros espaços educativos.

V. Reconhecer que a escola é uma instância de mediação importante e necessária, mas não é o único espaço em que ocorrem processos de aprendizagem.

 

Em relação à Formação dos Educadores de EJA:

I. Consideramos que a formação dos educadores de EJA é um ponto fundamental para garantir a qualidade do processo educativo e, portanto, deve ser inserida nos currículos de formação inicial dos docentes, tanto no ensino pós-médio quanto no ensino superior. Não obstante, as instituições públicas municipais, estaduais e federais devem prover a formação inicial, específica e diferenciada dos docentes de EJA, desenvolver projetos de educação continuada e garantir para os educadores populares, que necessitem, oportunidades de completar sua escolaridade.

 

Em relação à Inclusão Digital:

I. Garantir o direito de acesso às novas tecnologias e sua incorporação às atividades cotidianas torna-se uma exigência ética, fundamental para a vivência da cidadania. Observamos uma crescente demanda dos jovens e adultos que freqüentam os cursos de EJA para utilização da tecnologia, tanto no seu cotidiano como no mundo do trabalho.

 

Temos consciência que nenhuma política educacional se consolida sem diálogo e participação. Em busca dos quais, o Fórum Estadual de EJA de São Paulo se coloca como instância legítima e espaço aberto para a reflexão e encaminhamento de propostas.

 

 

 

 

AnexoTamanho
Princípios Fórum EJA SP.pdf118.67 KB

Histórico do Fórum

 

O Fórum foi constituído em julho de 1999 no 1º Seminário Estadual de Educação de Jovens e Adultos de São Paulo, e tem como finalidade discutir, reivindicar e apoiar as políticas públicas para essa modalidade.

Durante todos estes anos os educadores deste Fórum procuram dialogar com o Estado e com os municípios com o objetivo de buscar a cooperação entre a educação pública oficial e os núcleos populares de educação de jovens e adultos, na construção de uma escola pública de qualidade que promova a valorização das diferentes expressões culturais no âmbito escolar.

Acreditamos que, para a construção de uma sociedade cidadã, é necessário ter um projeto de educação que promova a EJA como direito inalienável; não obstante, temos a consciência de que nenhum projeto se consolida sem as condições favoráveis para sua efetivação.

Com o objetivo de contribuir para a consolidação de uma política pública para EJA no Estado de São Paulo, os educadores do Fórum da EJA realizaram as seguintes ações:

O Fórum tem enfrentado a atuação de governos municipais e estadual bastante irregular, o que gera grandes dificuldades de interlocução que favoreça uma construção coletiva de propostas de políticas públicas de EJA. Contudo, algumas administrações, apesar de não terem financiamento específico para a EJA, assumiram o Movimento de Alfabetização de Jovens e Adultos com o objetivo de contribuir tanto para a diminuição do número de analfabetos no Estado, como também fortalecer a organização dos movimentos sociais que trabalham com esta população.

Os municípios que temos informações sobre propostas pedagógicas diferenciadas são: Santo André, Embu, Diadema, São Carlos, Rio Claro, São Paulo (2001-2004), Matão, Cordeirópolis, Araraquara, Catanduva, Novo Horizonte, Ribeirão Preto, Guarulhos, entre outros. Muitos deles com participação efetiva na construção do Fórum Paulista de EJA. A seguir, apresentamos alguns registros de nossas ações.

Acesse aqui a ata de nossa primeira plenária.