Skip to Content

Nova coordenação do Fórum Estadual de Educação de São Paulo é da sociedade civil

As três últimas reuniões ordinárias, realizadas do Fórum Estadual de Educação de São Paulo (FEESP), estiveram voltadas para o processo de eleição da nova coordenação para o biênio 2016-2017.  A entidade eleita substituirá o mandato de três anos de Prof. João Palma, que representava o Conselho Estadual de Educação (CEE) e que não foi reconduzido ao cargo pela atual gestão estadual.

Entre dezembro de 2015 e março de 2016, sete entidades apresentaram candidaturas para o cargo de coordenação do FEESP: União dos Dirigentes Municipais de Educação de São Paulo (Undime-SP), Sindicato dos Especialistas de Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo (Udemo), CEE, Conselho Representantes de Conselhos de Escolas de São Paulo (Crece-SP), Associação de Docentes do Instituto Federal de São Paulo (Adifesp) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial de São Paulo (Senai-SP), Análise da Conjuntura Educacional Paulista (Acep).

Ao longo dos últimos encontros, Udemo e CEE desistiram de suas candidaturas e, curiosamente, a Secretaria Estadual de Educação (SEE) não apresentou candidatura própria. Vale destacar que, em votação de plenário na 41ª Reunião, a maioria das entidades decidiu pela eleição por meio de voto secreto e em urna, apresentando voto contrário a essa proposta organizações e movimentos sociais como Fórum de EJA de SP, Crece-SP, Campanha Nacional pelo Direito à Educação e Ação Educativa, entre outras.

No último dia 29 de março de 2016, na primeira eleição direta para a coordenação, por meio de voto fechado e em urna, com reunião presidida pelo recém-empossado conselheiro estadual de educação Nilton Hirota e com escrutinadores Luis Serrao (Ação Educativa) e Kauê Grecco (Secretaria Estadual de Educação), foi escolhido em segundo turno Reginaldo Soeiro (Adifesp) como novo coordenador, ficando a candidata Kézia Alves (Crece-SP) em segundo lugar.

Vale destacar que tanto Kézia quanto Soeiro, ambos representantes de entidades da sociedade civil organizada, apresentam propostas de fortalecimentos institucional do Fórum Estadual de Educação, inclusive marcando sua autonomia política e financeira em relação à SEE, em favor da gestão democrática em educação. Ambos também enfatizaram a necessidade de aprimorar o regimento interno do FEE e ativação das comissões permanentes e grupos de trabalho temporários.

O Fórum de EJA do Estado de São Paulo apresentou voto em favor da candidata Kézia Alves (Crece-SP), tendo em vista a longa parceria e atuações conjuntas no âmbito da Campanha Nacional pelo Direito à Educação.