Skip to Content

Destaques da 45ª reunião do Fórum Estadual de Educação de São Paulo (FEE)

No dia 31 de maio de 2016, foi realizada, na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), a 45ª reunião do Fórum Estadual de Educação, instância na qual o Fórum de EJA tem representação atuante desde a sua formação.

Dentre os diversos temas tratados, destacam-se a recomposição das comissões permanentes do FEE e o debate sobre ajustes em seu regimento. Este último tema é caro à atual coordenação do Fórum, eleita no primeiro semestre de 2016, após identificar lacunas e brechas em diversos pontos do regimento tais como os procedimentos de eleição da coordenação. Contudo, não houve tempo suficiente para que as entidades que compõem o FEE fizessem contribuições e, por isso, o tema será pauta da próxima reunião, no dia 15 de julho.

Com relação às comissões, o Fórum de EJA de São Paulo comunicou o interesse em manter-se na coordenação da Comissão de Mobilização e Divulgação, originalmente criada para organizar um grupo de integrantes responsáveis pela sensibilização e articulação de outros atores em torno de temáticas educacionais tais como o Plano Estadual de Educação. Contudo, o Fórum EJA cedeu a função para a representação do Conselho dos Representantes dos Conselhos de Escolas (Crece), mudança referendada pelas entidades reunidas. Já a representação da Associação Nacional pela Formação de Profissionais da Educação (Anfope) sinalizou a impossibilidade de continuar na coordenação da Comissão de Monitoramento e Sistematização, sendo substituída pela Federação dos Professores do Estado de São Paulo (Fepesp) – será justamente esta comissão que redigirá a nova proposta de regimento a partir das contribuições do pleno, além de ser responsável pelo acompanhamento e análise do cumprimento dos planos educacionais.

Além desses temas, a coordenação do FEE relatou como foi a reunião no MEC organizada para discutir a realização da Conae, em 2018. Segundo o coordenador, Reginaldo Soeiro (Adifesp), o FEE de São Paulo sinalizou a necessidade de fortalecimento dos fóruns de educação e da elaboração de estratégias para a organização da próxima CONAE, ainda que exista dúvida sobre sua efetiva realização, dada a conjuntura política atual, e relatou que MEC trabalha com número menor de representantes na próxima Conferência e o acréscimo de um novo eixo temático aos sete trabalhados na última Conferência.