Skip to Content

Caderno Rede de Saberes já pode ser consultado

Três cadernos sobre educação integral estão disponíveis a partir desta sexta-feira, 22, no Portal do Ministério da Educação. O caderno Rede de Saberes é dirigido aos professores das cinco mil escolas públicas que participam do programa Mais Educação e os outros dois são para os diretores das escolas e gestores das redes estaduais e municipais e para motivar o debate da educação integral.

O conjunto dos cadernos elaborados por educadores e especialistas sob a coordenação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), explica Leandro Fialho, coordenador-geral de ações educacionais complementares, tem como objetivos ampliar o debate nacional sobre o tema, relatar modos de fazer educação integral em parceria com as comunidades e auxiliar a prática dos professores.

O caderno dirigido aos professores lembra logo no início que toda escola está inserida em uma comunidade com especificidades culturais – saberes, valores, práticas, crenças – e apresenta uma série de perguntas: quem são os nossos alunos? Que experiências possuem? O que pensa a comunidade? Como os moradores da localidade utilizam a escola?

Na busca de respostas para cada realidade, o documento mostra como os educadores podem entrelaçar os conhecimentos de disciplinas que lecionam, como matemática, português e ciências, com os saberes tradicionais daquela comunidade. A mandala (que em sânscrito significa círculo e representa a integração entre homem e natureza) foi a representação escolhida pelos criadores do caderno para explicar como o entrelaçamento de saberes pode ser construído na escola. O objetivo é desenvolver o diálogo entre as disciplinas e, destas, com os temas transversais e com os saberes e práticas da escola e da comunidade.

Segundo Leandro Fialho, é importante que professores, gestores, diretores, estudantes, pais compreendam que a educação não se realiza somente na escola, mas em todo o território e que a escola deve expressar o projeto da comunidade. A educação integral, diz, abre espaços para que isso aconteça. Os cadernos serão impressos e enviados às escolas do Mais Educação, mas já podem ser consultados no Portal.

Em 2009 – Este ano, o programa Mais Educação atende cinco mil escolas públicas do ensino fundamental em 129 municípios com mais de 100 mil habitantes, incluindo todas as capitais; e 100 escolas do ensino médio de dez estados. No conjunto das escolas que receberão recursos do MEC durante o ano para oferecer atividades no contraturno das aulas, estão aquelas que, em 2007, registraram Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de até 3,5 pontos (o Ideb vai de zero a dez pontos), os municípios atendidos pelo Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci), do Ministério da Justiça, e cidades com mais de 50 mil habitantes próximas das regiões metropolitanas.

Ionice Lorenzoni, MEC, 22.05.2009