Skip to Content

X ENEJA - Rio de Janeiro/2008: História e memória dos Encontros Nacionais dos Fóruns de EJA no Brasil: dez anos de luta

 

CARTA AOS FÓRUNS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
X ENEJA - Rio de Janeiro/2008
 
Da: Comissão Organizadora Local
Para: Representantes de Fóruns Estaduais de EJA
 
Caros colegas representantes dos Fóruns de EJA
 
               Em continuidade à prática de construção coletiva do Encontro Nacional, nesta carta, nós do Rio de Janeiro, desejamos compartilhar o caminho que percorremos até o momento e dar ciência de nossas ações. Nela, além de algumas informações e orientações, apresentamos a nossa proposta de programação para o próximo ENEJA, entendendo-a como instrumento de diálogo e de estímulo ao debate e à colaboração de outros fóruns na construção do evento.
 
             Ao celebrar uma década de existência, o ENEJA retorna ao Rio de Janeiro, estado que foi sede do primeiro encontro nacional e que organizou pioneiramente o primeiro Fórum de EJA no Brasil. Mas retorna com o acúmulo da experiência que, ao longo desses dez anos, cada Encontro Nacional produziu, permitindo-nos selecionar e incorporar, sem nostalgia, mas como resgate histórico, propostas, estratégias e realizações de cada comissão organizadora local, que deixaram marcas em nossa trajetória.
 
            O local onde o Encontro acontecerá foi especialmente montado pela Prefeitura de Rio das Ostras, em tendas climatizadas, para receber o evento. Rio das Ostras é um município da baixada litorânea do nosso estado, região de belas praias e sítio arqueológico de sambaquis. A região também conta com organizações de produtores sob o modelo da economia solidária, e a banana, abundante na região, tanto é aproveitada em deliciosos doces, como fornece a fibra que o artesanato explora com muita criatividade.
 
            Pela importância do marco histórico que o X ENEJA representa, a idéia é fazer um balanço desse período, sintetizado no tema-título por nós proposto como História e memória dos Encontros Nacionais dos Fóruns de EJA no Brasil: dez anos de luta pelo direito à educação para todos. Com o objetivo de dar conta do que o tema-título propõe, organizamos uma estrutura semelhante ao que vem sendo o desenho de ENEJAs anteriores, com as seguintes atividades principais:
a) Uma mesa de abertura, seguida da Conferência que pauta a discussão-tema do evento;
b) três mesas temáticas (ver sugestões de temas abaixo);
c) duas reuniões em grupos de trabalho: dos Fóruns por segmento e por região, seguidas de plenárias sistematizadoras das questões propostas aos fóruns com antecedência e agrupadas durante o evento (inspiradas no desenho do VII ENEJA em BSB);
d) dez Rodas de Prosa (temáticas, inspiradas no desenho do IX ENEJA/PR);
e) Feira de Economia Solidária (também inspirada em ENEJAs anteriores);
f) cafés culturais (atividades culturais, nos intervalos de café);
g) uma Plenária final.
 
Primeiro dia (27/08 - Quarta-feira) . As delegações serão recepcionadas por membros do Fórum e encaminhadas aos ônibus que as levarão até Rio das Ostras. No traslado, um grupo de alunos de EJA do município do RJ apresentará os pontos turísticos, curiosidades geográficas e culturais do estado. O credenciamento será feito diretamente nas pousadas (e eventualmente no hotel). Depois de acomodadas, as delegações devem dirigir-se ao local do ENEJA. Neste local encontrarão a Feira de Economia Solidária, aberta à visitação e interação com as delegações e, no restaurante, será servido o jantar, às 18h. Às 19h, na tenda principal, ocorrerá a Cerimônia de Abertura, seguida da Conferência abordando o tema proposto para o evento.
 
Segundo dia (28/08 - Quinta-feira) . Pela manhã, teremos duas Mesas Temáticas, seguidas, cada uma, de debates. À tarde, os delegados de cada Fórum reunir-se-ão por região geográfica, para discutir, a partir do documento elaborado em cada estado, questões relativas à identidade/natureza e papel dos fóruns. Em seguida, uma plenária socializará as construções regionais. À noite, os delegados distribuir-se-ã o por dez opções temáticas de Rodas de Prosa, oportunizando a discussão de reflexões sobre experiências diretas vivenciadas pelos participantes, em programas/projetos. Pretende-se que, nos pequenos intervalos ao longo do trabalho, ocorram cafés culturais, ou seja, que durante a pausa para lanche possamos ir, simultaneamente, acompanhando uma atividade cultural (proposta em elaboração). Estamos propondo - resgatando uma idéia do IV ENEJA em MG - que, neste dia, simultaneamente às Rodas de Prosa, ocorram dez oficinas para professores e alunos de EJA do município de Rio das Ostras em escolas da rede pública, oferecendo a eles um pouco da produção que a EJA tem realizado em cada canto, e a oportunidade de participar, ainda que indiretamente, do evento que se realiza tão próximo. Para isto, contamos, como sempre, com aqueles companheiros que se dispõem a oferecer um minicurso/oficina e, por meio dele, dialogar com os educadores e educandos de Rio das Ostras. Inscrições já abertas para os que puderem/quiserem participar desta proposta.
 
Terceiro dia (29/08 - Sexta-feira) . Pela manhã, daremos início um pouco mais tarde (10h), possibilitando um tempo na manhã para banho de mar/passeio na orla do Costa Azul (bairro em que estaremos hospedados) ou um breve city tour para conhecer a cidade, com ônibus disponibilizado para aqueles que assim preferirem. Esta foi a forma de atender as propostas freqüentes nos ENEJAs de que não há tempo livre para conhecer, minimamente, os locais que nos acolhem, mas a opção implicará, necessariamente, uma programação também até mais tarde, sem o que não cumpriremos nossa agenda de trabalhos. Iniciaremos os trabalhos com a terceira mesa temática, seguida de debate; à tarde os delegados reunir-se-ão por segmentos, e, em seguida, em plenária, apresentarão as reflexões sistematizadas de cada um deles (também orientadas pelo roteiro disponibilizado com antecedência aos fóruns, antes do X ENEJA). À noite, após o jantar, nova atividade cultural. É fundamental que os segmentos tenham tido discussões prévias, por segmentos, nos fóruns, para que os delegados levem para o ENEJA o pensamento do seu estado e do segmento, especialmente.
 
Quarto dia (30/08 - Sábado). No último dia, a plenária final com a participação de todas as delegações, debaterá e aprovará, por fim, o relatório-síntese, deliberando sobre questões candentes e encaminhamentos para as políticas públicas e sobre os próximos ENEJAs.
Ao celebrarmos o X ENEJA em outro Rio - não o de Janeiro -, o Rio das Ostras, enlaçamos nossa cidade e todo o Brasil em um grande e afetuoso abraço ao interior do estado, tão pouco conhecido da maioria de nós. Esse pequeno estado e a força de sua gente, entretanto, encerra muito do que somos, do que faz tão vivo o Fórum EJA/RJ e em 27, 28, 29 e 30 de agosto inscreverá mais uma página na história da educação de jovens e adultos, em defesa do direito de todos a aprender por toda a vida.
Apostamos no processo coletivo de trabalho e no fortalecimento dos laços entre os Fóruns neste X Encontro Nacional!
 
A Comissão Organizadora Local
 
Rio de Janeiro, 19 de maio de 2008.



 

PROGRAMAÇÃO
 
27/08 - Quarta-feira
Manhã e tarde - Recepção e credenciamento das delegações
Tarde - Abertura da Feira de Economia Solidária.
 
 
 
 
Noite
18h - Jantar
19h - Solenidade de Abertura com a Sinfônica de Rio das Ostras.
?         Composição da mesa: representantes e autoridades diversas (internacionais e nacionais)
?         Chamada das Delegações dos Fóruns Estaduais
20h - Conferência: História e memória dos Encontros Nacionais dos Fóruns de EJA no Brasil: dez anos de luta pelo direito à educação para todos.
Obs: Falta confirmar com o MEC/SECAD se haverá a premiação Medalha Paulo Freire.
 
 
28/08 - Quinta-feira
 
Manhã - 9h às 13h
Mesa Temática 1: O que são hoje os Fóruns de EJA no Brasil? Natureza e caráter do movimento.
Sugestão de palestrantes/ debatedoras: Maria da Glória Gohn (Unicamp) / Tânia Bacelar (UFPE)
Café cultural
Mesa Temática 2: Para onde vão os programas governamentais? Projeções e perspectivas para os próximos anos no marco do PDE. (Instituições Governamentais representantes de Programas voltados ao público de EJA)
Sugestão de convidados: MEC (SECAD e SETEC) e Representante de Programas de Juventude
13h às 14h - Almoço
 
Tarde - 14h às 18h
Reunião de Fóruns por regiões geográficas (cada região terá um coordenador e um relator)
Café cultural.
Plenária de regiões
 
Noite
18h - Jantar
19h às 21h - Rodas de Prosa (temáticas)
01-    EJA e educação do campo, quilombola, indígenas, populações ribeirinhas.
02-    EJA e educação inclusiva
03-    EJA e educação para privados de liberdade
04-    EJA e educação profissional
05-    Financiamento na EJA
06-    EJA no contexto do desenvolvimento sustentável - Economia Solidária
07-    Formação de educadores na EJA
08-    Diferentes sujeitos da EJA: juvenilização e 3ª idade
09-    Currículo, metodologia e avaliação na EJA
10-    Tecnologias da informação e da comunicação - Materiais de apoio à EJA
Atividade Cultural
 
 
29/08 - Sexta-feira
Manhã - 10h às 13h
Mesa temática 3: Economia solidária, educação profissional e interfaces com a EJA
Sugestões de palestrantes/ debatedores: Representante do MTE e Acácia Küenzer.
13h - Almoço
 
Tarde - 14h às 19h
Reunião de Fóruns por segmentos
1-      Administração Pública
2-      Universidades
3-      Sistema S
4-      Educadores e Professores
5-      Estudantes de EJA e Universitários
6-      Movimentos Sociais
7-      ONGs/Fundações
Café Cultural
Plenária de segmentos (cada segmento terá um coordenador e um relator)
Noite
19h - Jantar
Reuniões (MOVA/RAAAB/ Sistema S)
20h - Atividade cultural (ainda não definida)
 
 
30/08 - Sábado
Manhã - 8h às 12h
Plenária Final
Encerramento
 
Almoço
Retorno para o Rio de Janeiro - translado do ENEJA aos aeroportos e rodoviária
 
 
Informações relevantes sobre o X ENEJA
1) Local do Encontro: a Abertura e o Encontro serão realizados no Município de Rio das Ostras (cidade da Região dos Lagos, situada a 170 km do Rio de Janeiro/Brasil) . Em um local montado para sua realização, o X ENEJA ocorrerá em tendas climatizadas, contendo toda a infra-estrutura (auditório, salas para trabalhos de grupo, restaurante, banheiros, computadores etc.) indispensável à sua realização.
 
2) Inscrição: a inscrição da delegação para a participação no ENEJA é de responsabilidade do representante estadual e será realizada por meio de formulário on-line, mediante senha, conforme anos anteriores. Lembramos, como recomendado no Relatório do IX ENEJA, a importância da definição de critérios para participação no ENEJA, considerando entre eles a atuação/vínculo nos Fóruns, para indicação como delegado. Previsão de data para a inscrição dos delegados eleitos: 10 de julho de 2008 (data a confirmar).
 
3) Transporte: serão disponibilizados, gratuitamente, ônibus para o translado Rio de Janeiro/Rio das Ostras no dia 27/08 e Rio das Ostras/ Rio de Janeiro no dia 30/08/2008. Os pontos de referência para a realização do translado serão os aeroportos do Galeão e Santos Dumont e as rodoviárias Novo Rio e de Rio das Ostras. Eventualmente o aeroporto de Cabo Frio poderá ser utilizado e a rodoviária local (delegações internacionais e de estados vizinhos) e, para que se possa organizar a recepção, a informação dessa escolha deverá chegar com antecedência.
 
4) Hospedagem: A hospedagem será feita por delegação, em pousadas próximas ao local do X ENEJA. Como Rio das Ostras é uma cidade de veraneio, a estrutura hoteleira é de pequenas pousadas. Poucos hotéis existem na região, um deles maior e com melhor acomodação, que estará reservado para convidados apenas (porque não comporta todos os delegados, tendo acomodação para cerca de 200 pessoas). Posteriormente, informaremos o local de hospedagem de cada delegação.
 
5) Alimentação: Todas as refeições serão realizadas no restaurante montado no mesmo local em que ocorrerá o ENEJA, com exceção do café da manhã.
 
6) Credenciamento: o credenciamento e a entrega do material (bolsa, camisa, crachá etc.) serão realizados no momento em que as delegações chegarem às respectivas pousadas.
 
7) Documento Preparatório: precedendo ao ENEJA, sugerimos, conforme indicado no IX ENEJA, que cada Fórum realize um balanço da sua ação no acompanhamento das políticas de EJA no estado, com reflexão coletiva sobre desafios e avanços, como também discussão prévia sobre a natureza, o caráter e o papel político do próprio Fórum. Em breve, enviaremos um roteiro para discussão, de modo que cada delegação possa debater e trazer acúmulos para a reunião por região e segmentos. Lembramos da importância de cada Delegado ler e debater previamente o Documento Preparatório.