Skip to Content

História da África: multiplos olhares, formas e cores

Capa do volume 1
A história da África e de seus povos era desconhecido da maioria das pessoas, praticamente de todos, que só tinham conhecimento de "pedaços" e "retalhos". Ações como a Lei 10.639/2003, que preconiza o ensino das relações étnico-raciais nas salas de aulas brasileiras, diminuíram esse abismo histórico. Mas a presença do hiato, continuava: não tínhamos conhecimento dessa história e, tampouco os livros permitiam que essa história eclodisse, com todas as suas formas e cores.
 
Pois é, não tínhamos! Em uma parceria, a UNESCO e a SECAD publicaram e disponibilizaram para download a coleção História Geral da África. Essa é composta de oito livros e está disponível em português. A edição completa da coleção já foi publicada em árabe, inglês e francês; e sua versão condensada está editada em inglês, francês e em várias outras línguas, incluindo hausa, peul e swahili.
 
Essa coleção permitirá que compreendamos o desenvolvimento histórico dos povos africanos e sua relação com outras civilizações. Segundo a UNESCO, "a coleção foi produzida por mais de 350 especialistas das mais variadas áreas do conhecimento, sob a direção de um Comitê Científico Internacional formado por 39 intelectuais, dos quais dois terços eram africanos".
 
Aproveite e faça o download de cada um dos oito volumes, bem como do guia de utilização da coleção para sala de aula.

Volume I: Metodologia e Pré-História da África (PDF, 8.8 Mb) •Volume II: África Antiga (PDF, 11.5 Mb) •Volume III: África do século VII ao XI (PDF, 9.6 Mb) •Volume IV: África do século XII ao XVI (PDF, 9.3 Mb) •Volume V: África do século XVI ao XVIII (PDF, 18.2 Mb) •Volume VI: África do século XIX à década de 1880 (PDF, 10.3 Mb) •Volume VII: África sob dominação colonial, 1880-1935 (9.6 Mb) •Volume VIII: África desde 1935 (9.9 Mb) Guia da Coleção Histórica Geral da África: edição em português Fonte: Publicada no Blog do Gipo (http://blogdogipo.blogspot.com/2010/12/historia-da-africa-multiplos-olhares.html)