Skip to Content

XI ENEJA: Primeiras Informações

Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos do Pará


Prezados companheiros,


A cidade de Belém por meio do Fórum Estadual de EJA do Pará irá sediar o XI Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos. As deliberações deste Encontro indicará demandas significativas para o planejamento de políticas públicas que atendam e fortaleçam a Educação de Jovens e Adultos no país, minimizando as consequências geradas pelas desigualdades sociais através da escolarização de sujeitos que ficaram a margem de um processo verdadeiramente democrático no campo educacional ao longo da vida.

Para a realização de um evento de tamanha importância social, é imprenscindível o apoio e articulação de todos os fóruns estaduais constituídos em território nacional, pois esta participação contribuirá notadamente para o sucesso do XI ENEJA. Em vista disto, a coordenação do Fórum Estadual de EJA do Pará agradece em nome de todos os seus membros o apoio recebido dos Fóruns Estaduais, e em especial o empenho do Fórum de EJA do Distrito Federal por toda logística prestada para a realização da entrega do projeto do XI ENEJA em Brasília .

Desde já agradecemos a compreensão, e colocamos a disposição os informes sobre o andamento das atividades em preparação ao Encontro.

 

  • O Projeto do XI ENEJA foi entregue ao Ministério da Educação – MEC no dia 31 de março de 2009, e encontra-se na Secretaria de Educação, Alfabetização e Diversidade – SECAD como processo.

    A título de esclarecimento, informamos que desde o dia 20 de dezembro de 2008, o projeto XI ENEJA encontra-se concluído, entretanto as instituições federais (UFPA – Universidade Federal do Pará e IF-Pa – Instituto Federal do Pará) não podiam consolidar formalmente parceria com o Fórum de EJA do Pará por estarem inseridas num processo eleitoral para escolha de seu Reitor e Diretor, respectivamente. Só após a nomeação do Diretor do IF-Pa é que foi estabelecida oficialmente parceria com esta instituição de ensino, o que nos possibilitou iniciar as tramitações do projeto para a solicitação de recursos financeiros junto ao Ministério da Educação.

  • O SESC – Serviço Social do Comércio (Nacional) – firmou parceria com o ENEJA e sinalizou a possibilidade de doação de blocos de anotações, canetas e pastas e o SESC (Belém) demonstrou a intenção de doar copos sanfonados (permanentes) e espaço cultural.

  • A UFPA – Universidade Federal do Pará, em parceria firmou o compromisso de doar as camisas do evento.

  • O Fórum de EJA do Pará está aguardando a reunião, que acontecerá em Brasília, nos dias 15 e 16 de abril, que definirá a Temática, que norteará o evento.

  •  A SEDUC - Secretaria de Estado de Educação afirmou contribuir  com o  evento e sua contra partida será informada  nos dias 22 de Abril do corrente ano. 
  
osAtenAtenciosamente,

Fórum Paraense de Educação de Jovens e Adultos
 
Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos do Pará