Skip to Content

Começa a seleção de livros para alfabetização de jovens e adultos

Editoras têm até 22 de maio para inscrever-se

O processo de inscrição para avaliação e seleção de livros didáticos que serão usados na alfabetização de jovens e adultos em 2010 começou nesta terça-feira, dia 7. As editoras interessadas em participar devem fazer a pré-inscrição on-line de suas obras junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) até 22 de maio.

O edital com as normas para a edição 2010 do Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos (PNLA) já está disponível na página eletrônica do fundo (site http://www.fnde.gov.br/home/index.jsp)

O prazo para a entrega dos exemplares para avaliação vai de 8 a 10 de junho. Após a avaliação, feita pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação, será disponibilizado um resumo dos livros selecionados às entidades parceiras do programa Brasil Alfabetizado e às redes públicas que atendam turmas de alfabetização de jovens e adultos, as quais escolherão os livros mais adequados aos seus processos pedagógicos.

As obras precisam estar adaptadas às novas normas ortográficas e devem contemplar, em um único volume, as disciplinas português e matemática.

“A aquisição centralizada de material didático pelo governo federal gerou um ganho de qualidade aos alunos do programa Brasil Alfabetizado”, afirma Rafael Torino, diretor de ações educacionais do FNDE, responsável pelos programas do livro. “Cada edição do Programa Nacional do Livro Didático para a Alfabetização de Jovens e Adultos tem vigência bienal. Assim, os títulos aprovados para 2010 serão novamente adquiridos para o ano letivo de 2011”, completa.

Em 2008, o FNDE comprou, pela primeira vez, títulos voltados exclusivamente à alfabetização de jovens e adultos, segmento que carecia de livros didáticos específicos. Na época, foi adquirido 1,7 milhão de exemplares, ao preço médio de R$ 6,88 cada um. Para 2009, o FNDE está adquirindo uma nova impressão dos títulos escolhidos em 2008.
(Com informações da Assessoria de Comunicação Social do FNDE)