Skip to Content

Se você tem dúvidas ou quer saber mais sobre assuntos relacionados a educação de jovens e adultos no Acre, não fique parado, envie sua pergunta ou sugestão para o email: portal.ejaac@ufac.br ou clique aqui e deixe sua mensagem, pois estamos a sua disposição.

PEEM Poronga forma mais de oito mil alunos em seis municípios acreanos

Escrito por Concita Cardoso
Qua, 19 de Outubro de 2011 11:21

O Peem Poronga oferece aos alunos a oportunidade de concluir o Ensino Médio em 18 meses

Com uma proposta pedagógica pensada para alunos do Ensino Médio da Rede Estadual que se encontram em distorção idade série, voltada para o mundo do trabalho, para o desenvolvimento de competências e para a formação de cidadania, a Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) iniciou nesta segunda-feira, 17, em Sena Madureira, as formaturas do Programa Especial do Ensino Médio (Peem Poronga). Desde que foi criado, o programa beneficiou cerca de 8,1 mil jovens e adultos nos seis municípios onde está presente.

Nesta terça e quarta-feira, as formaturas acontecem respectivamente nos municípios de Brasiléia e Epitaciolândia. Desenvolvido em parceria com a Fundação Roberto Marinho, o Peem Poronga oferece aos alunos a oportunidade de concluir o Ensino Médio em 18 meses, com um aprendizado de qualidade por meio do Novo Telecurso. Implantado em 2005, o programa conseguiu diminuir em mais de 50% a distorção idade/série do ensino médio.

A alegria estava estampada no rosto dos 77 formandos de Sena Madureira. Em seu discurso, a formanda Érica Oliveira destacou a importância da conclusão do Ensino Médio. "Agora vou poder olhar para trás e dizer: eu venci. Aprendi que nunca é tarde para concluir os estudos. Meu próximo passo é entrar na universidade".

A vida escolar de muitos estudantes muitas vezes é interrompida por fatores como trabalho e problemas familiares. Falta de estímulo e idade avançada são alguns dos motivos que levam esses jovens a não voltarem à sala de aula. Para o Diretor de Ensino da SEE, Josenir Calixto, "a formatura é um momento de celebração de vitórias". Para ele, o programa não seria realizado sem a dedicação, amor e respeito pelo trabalho bem feito que vem sendo realizado em todos os municípios onde a ação acontece.

"Esta é uma oportunidade única na vida de muitas pessoas de nosso Estado. O Peem Poronga é vitorioso. Momentos dessa natureza não são fruto do acaso e sim de ações de governo em prol do povo acreano. Este é um trabalho para muitos. Iniciativas como essas engrandecem as escolas e muda a vida de muitas famílias”, destaca Josenir.

Entre os vários motivos que fazem do programa Peem Poronga um sucesso de aprovação - em média 98% - está a maneira como o professor trabalha em sala de aula as disciplinas ministradas. O uso das novas tecnologias e a constante interação aluno/professor proporcionam um ambiente diferenciado e estimulante. Nas aulas, o conhecimento prévio do aluno é tão importante quanto os assuntos obrigatórios.

Para o prefeito em exercício de Sena Madureira, Jairo Cassiano, o trabalho realizado pelo Peem Poronga "foi fruto de um trabalho realizado por muitas mãos. Os gestores da educação do Acre estão fazendo sua parte. Recentemente, mais de 400 professores da zona rural de todo o estado receberam formação superior, o que mostra o comprometimento das autoridades com a população, oferecendo educação com qualidade", ressalta.

Para a coordenadora geral do Peem Poronga no Acre, Francisca Reis, o programa é um dos melhores já implantados pelo governo. "O desafio agora é gerar oportunidade de emprego e renda para estes jovens que estão concluindo o Ensino Médio", afirma.

Calendário das próximas formaturas:

- Rio Branco - 27 de outubro

- Feijó - 31 de outubro

- Tarauacá - 01 de novembro

- Cruzeiro do Sul - 03 de novembro

Fonte: SEE