Skip to Content

Se você tem dúvidas ou quer saber mais sobre assuntos relacionados a educação de jovens e adultos no Acre, não fique parado, envie sua pergunta ou sugestão para o email: portal.ejaac@ufac.br ou clique aqui e deixe sua mensagem, pois estamos a sua disposição.

Professora inova em aulas mais dinâmicas

Alunos aprendem através de charges publicadas no JM(Jornal da Manhã) e criam as suas baseadas em fatos do cotidiano escolar, ao mesmo tempo em que refletem sobre suas ações

Na turma do 5º Ano A / Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Plácido Cardon, em Ponta Grossa, as charges publicadas no Jornal da Manhã estão sendo o motivo para a realização de atividades que envolvem leitura, interpretação e muita criatividade. A professora Idalina Freitas Neles aproveitou esse entusiasmo e desenvolveu um trabalho crítico com os alunos, explorando a capacidade de interpretação e criação. “Consideramos a charge uma forma de expressão muito rica pelas suas próprias características, humor e desenho junto com textos curtos”, esclarece a educadora.

O trabalho com charges é antigo na turma. Desde o início das aulas com o jornal a professora pesquisa e guarda as charges do JM. Ela levou esse arquivo para a turma, e pediu que os jovens interpretassem o que entendiam. Depois, foi a vez dos jovens criarem as suas charges baseados em fatos do cotidiano escolar, como: avaliações, rabiscos nas carteiras escolares, desentendimento entre colegas, entre outras situações.

A prática fez os alunos perceberem que embora a charge expresse humor e pareça ser algo fácil de ser elaborado, na verdade é preciso conhecer o assunto, transmitir a ideia em um texto curto, bem humorado e fazer um bom desenho, e que todo esse processo é trabalhoso. “É difícil criar porque na hora surge um monte de ideias”, confessa a aluna Tatiane Mattos. Mas mesmo considerando trabalhosa, Idalina alcançou bons resultados com a atividade: “Todas as crianças participaram com entusiasmo, acharam bastante engraçadas e criativas as charges de por J. Robson [chargista do JM]. Depois, quando eles foram criadores de charge por um dia, procuraram fazer da melhor forma. Muitos rabiscaram, pediram opinião, apagaram, amassaram, refizeram até conseguir o resultado que eles esperavam e riram bastante com a prática”, diz com entusiasmo.

O aluno Paulo de Almeida aprovou a atividade: “Achei muito legal, porque é um jeito diferente de escrever, e às vezes na primeira leitura você não entende, por isso precisa prestar atenção”, confessa. O seu colega Robert Araújo também gostou muito de desenhar charges, e conta que fez a sua baseada em brigas na escola. “Quero que não briguem mais”, esclarece. No final, todos se divertiram e aprenderam muito com o trabalho.

Autor: Jornal da Manhã