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Escola premiada com a Medalha Paulo Freire recebe visita da Secretaria de Educação

Prêmio é o terceiro destaque concedido à medida alfabetizadora da escola

Na última sexta-feira, 18, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Georgete Eluan Kalume, uma das cinco escolas premiadas em 2011 com a Medalha Paulo Freire, honraria do Ministério da Educação (MEC), recebeu nas suas dependências a visita de representantes da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE).

Entre os visitantes, estava o Secretário Estadual de Educação e Esporte, Daniel Zen, a Diretora de Gestão, Rita Paro, e Josenir Calixto, Diretor de Ensino. Daniel Zen enfatizou o desempenho de toda a equipe escolar e parabenizou o bom trabalho da instituição com os alunos e com a comunidade. “Este projeto é um trabalho primoroso da instituição, cujas oficinas do Mais Educação têm funcionado também como estratégia de educação de tempo integral para boa parte dos alunos, com projetos complementares no contra-turno de leitura, música, reforço escolar e outros”, destacou o secretário.

O projeto vencedor, "Pais e Filhos Alfabetizados", começou a ser elaborado em 2008, quando a equipe da escola observou que, dentre os seus alunos, existiam casos de pais analfabetos e semi-analfabetos, além da constante preocupação com a evasão escolar e com a distorção idade-série. Sendo assim, a elaboração do projeto visou, a partir do desenvolvimento do hábito da leitura nos pais, incentivar nas próprias crianças o interesse não só pelas letras, mas por toda forma de aprendizado.

Para a diretora da instituição, Nilva Souza de Lima, a escola sempre buscou uma ligação com a comunidade, sempre possibilitando um ensino de qualidade e projetos voltados para a valorização do conhecimento, da educação e da cidadania. "Agora, temos pais que podem ter o orgulho de ajudar os filhos a continuar adquirindo cada vez mais conhecimento. A satisfação em ajudar nossa comunidade não tem preço”, declarou Nilva.

Desde o seu início, a melhora da escola nos indicadores educacionais foi grande: a nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que em 2007 era 4,1, subiu para 5,4 em 2009 – maior do que a média da cidade, que é de 4,9. A melhora vem do contato dos educadores com os alunos e com os pais dos alunos, que ajuda tanto no avanço acadêmico como no fortalecimento da ligação com a família, contando com o apoio do Movimento de Alfabetização do Acre (Mova/AC).

Quatro anos após o início do projeto, a Medalha Paulo Freire é o terceiro destaque concedido à medida alfabetizadora. Em 2009, a escola conseguiu o terceiro lugar no Prêmio Gestão Escolar, para, no ano seguinte, subir uma posição e receber o prêmio de segunda

Sobre a Medalha Paulo Freire

A Medalha Paulo Freire, concedida anualmente, tem caráter exclusivamente cultural e educacional, sem nenhuma modalidade de sorteio ou pagamento aos concorrentes, tampouco é vinculado à aquisição ou ao uso de qualquer bem, direito ou serviço. Foi criada com o objetivo de: identificar, reconhecer e estimular experiências educacionais que promovam políticas, programas, projetos cujas contribuições sejam relevantes para a educação de jovens e adultos no Brasil.

Fonte: SEE