Skip to Content

Se você tem dúvidas ou quer saber mais sobre assuntos relacionados a educação de jovens e adultos no Acre, não fique parado, envie sua pergunta ou sugestão para o email: portal.ejaac@ufac.br ou clique aqui e deixe sua mensagem, pois estamos a sua disposição.

OFERTA DA EJA - REDE ESTADUAL

A Educação de Jovens e Adultos possui grande contribuição do pensamento pedagógico de Paulo Freire, sendo entendida como conscientização, isto é, como desenvolvimento da capacidade crítica sobre a realidade e a elaboração de uma identidade própria e aquisição de conhecimentos necessários a uma intervenção transformadora.
Os cursos da EJA são ofertados em escolas da rede estadual de ensino, escolas municipais, espaços alternativos cedidos pela comunidade, empresas, instituições governamentais e não-governamentais, sindicatos, associações, casas de medidas sócio-educativas e sistema prisional, mediante autorização da Secretaria de Estado de Educação e em conformidade ao que estabelece a Resolução Nº 26/07 do Conselho Estadual de Educação.
A carga horária semanal mínima dos cursos é de 15 (quinze) horas aulas, ficando a critério da escola e da comunidade, estabelecer o horário de funcionamento, garantindo o tempo mínimo diário de 3 (três) horas de atividades.
São considerados aptos a ingressar nos cursos presenciais da EJA alunos que, no ato da matrícula, estejam com idade mínima de 15 (quinze) anos completos para o Ensino Fundamental e de 18 (dezoito) anos completos para o Ensino Médio.
Em Rio Branco, na área urbana, os cursos da EJA são ofertados nas seguintes escolas:
ZONEAMENTO ESCOLAS

I - CENTRO E ESTAÇÃO
1. Luiza Batista de Souza
2. Pe. Diogo Feijó – MUNICIPAL
3. Lourival Sombra – MUNICIPAL
4. CEJA
5. José Rodrigues Leite
6. Dr. Mário de Oliveira
7. Humberto Soares
8. CSE I
9. Anice Adib Jatene – MUNICIPAL

II - DISTRITO INDUSTRIAL
1. Darcy Vargas
2. Maria Chalub Leite
3. Raimundo G. de Oliveira
4. Alcimar Nunes Leitão
5. Unidade de Internação Provisória - UIP
6. Fábrica de Asas - Penitenciária

III AEROPORTO VELHO
1. Tancredo de A. Neves
2. Ayrton Senna da Silva
3. CEES
4. João Paulo II
5. Marilda Gouveia Viana
6. Serafim da Silva Salgado
7. Henrique Lima
8. José Potyguara
9. Francisco de Paula Oiticica – MUNICIPAL
10. Francisco Augusto Bacurau
11. EJORB
12. Casa Mocinha Magalhães
13. Juvenal Antunes – MUNICIPAL

IV - SÃO FRANCISCO
1. Berta Vieira de Andrade
2. Elozira dos S. Thomé
3. Joelma Oliveira de Lima
4. IELF
5. Pe. Carlos Casavechia
6. Lindaura M. Leitão
7. CSE Acre
8. Djalma Teles Galdino
9. Theodolina F. Macedo

V - II DISTRITO
1. Antonia F. de Freitas
2. Dr. Carlos Vasconcelos
3. João Mariano da Silva
4. Paulo Freire
5. Roberto Sanches
6. Prof. Reinaldo P. da Silva
7. Jornalista José Chalub
8. Luiza Carneiro Dantas – MUNICIPAL
9. Zuleide Pereira de Souza *
ESPAÇOS ALTERNATIVOS
1. SEATER
2. REAL NORTE
3. EMBRAPA
4. CENTRO DIA
5. GARIBALDI/ESPAÇO SEMSUR
Para viabilizar a abertura de turmas da EJA, em áreas urbanas, será observada a matrícula inicial de, no mínimo, 25 (vinte e cinco) alunos e, no máximo, 40 (quarenta) alunos. Para garantir o funcionamento dessas turmas será exigida uma freqüência mínima regular de 15 (quinze) alunos. Nas escolas da rede pública estadual de ensino, o agrupamento das turmas ocorrerá, preferencialmente, em escolas pólos cujo mobiliário esteja adequado a jovens e adultos.
Em se tratando de turmas localizadas em áreas rurais será observada a matrícula inicial de, no mínimo, 15 (quinze) alunos e freqüência mínima regular de 10 (dez) alunos, respeitando-se as especificidades de comunidades isoladas e de difícil acesso. Para tanto, as solicitações de abertura de turmas deverão ser encaminhadas pelo coordenador responsável à Gerência da EJA na SEE e/ou ao Núcleo da SEE nos Municípios que, mediante realização de visita, reunião com a comunidade e confirmação da demanda, autorizará seu funcionamento, em conformidade com os critérios estabelecidos na proposta pedagógica da SEE, até o final do mês de maio/08.