Skip to Content

Se você tem dúvidas ou quer saber mais sobre assuntos relacionados a educação de jovens e adultos no Acre, não fique parado, envie sua pergunta ou sugestão para o email: portal.ejaac@ufac.br ou clique aqui e deixe sua mensagem, pois estamos a sua disposição.

Marcio Batista participa do Seminário Mais Educação

Coordenado pelo secretário Daniel Zen, evento avaliou avanços e desafios do programa Mais Educação

Edmilson Ferreira
Foto: Adonay Melo

O secretário de Educação de Rio Branco e presidente do núcleo acreano da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Marcio Batista, participou nesta quinta-feira, 29, do Seminário Mais Educação, no auditório da Secretaria de  Educação e Esporte. O evento foi coordenado pelo secretário estadual de Educação, Daniel Zen.

Em Rio Branco, sete escolas adotaram o Mais Educação. No Estado, são 55 estabelecimentos de ensino com esse programa, número que, de acordo com Daniel Zen, é muito bom uma vez que menos de dez escolas aderiram ao programa em seu início.

O Programa Mais Educação aumenta a oferta educativa nas escolas públicas por meio de atividades optativas que foram agrupadas em temas como acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica.  O programa visa fomentar atividades para melhorar o ambiente escolar, tendo como base estudos desenvolvidos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), utilizando os resultados da Prova Brasil de 2005.

Nesses estudos destacou-se o uso do “Índice de Efeito Escola – IEE”, indicador do impacto que a escola pode ter na vida e no aprendizado do estudante, cruzando-se informações socioeconômicas do município no qual a escola está localizada. “O comportamento dos alunos mudou porque os alunos passaram a compreender que é possível sonhar além daquela realidade em que vivem”, disse o secretário a uma platéia composta por educadores e gestores do programa.

Para o desenvolvimento de cada atividade, o governo federal repassa recursos para ressarcimento de monitores, materiais de consumo e de apoio segundo as atividades. As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.

Um caso de sucesso do Mais Educação pode ser visto na Escola Irmã Maria Gabriela, mantida pela Prefeitura de Rio Branco no bairro do Preventório, uma das regiões mais carentes da capital. A professora Francisca Veras, coordenadora do programa, avalia que houve grande aceitação da comunidade e que as crianças “se pudessem, passavam o dia todo no Mais Educação”. “Ao invés de ficarem na rua, estão na escola com atividades de informática, leitura, matemática, cultivo de horta e dança”, disse Francisca Veras.

 
Fonte: Prefeitura Municipal de Rio Branco.