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Produções Alagoanas - Dissertações de Mestrado Defendidas em 2005

Levantamento realizado por Elisângela Silva de Jesus
Edição: Hamilton Gláucio de Oliveira Júnior

Título: Práticas e Eventos de Letramento de Jovens e Adultos: Um Estudo com Porteiros em Maceió

Autor(a): ANA CAROLINA FARIA COUTINHO

Orientador(a): Tania Maria de Melo Moura

Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da UFAL

Data de Defesa: 01/02/2005

Email do autor: carolfariacoutinho@hotmail.com

Palavras-chave: Educação de jovens e adultos, alfabetização, letramento

Banca-examinadora: Leôncio José Gomes Soares; Maria Inez Matoso Silveira; Tânia Maria de Melo Moura.

Linhas de Pesquisa: MAGISTÉRIO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Resumo: Estuda o letramento de sujeitos que estão ou não fora da sala de aula, e que utilizam a leitura e a escrita em seu ambiente de trabalho, envolvendo trabalhadores de portarias de prédios residenciais de um bairro específico de Maceió, foi-se configurando como objeto da investigação a análise do perfil desses trabalhadores, bem como o nível de letramento que possuem inseridos nos eventos e nas práticas de letramento do ambiente de trabalho. A natureza da pesquisa configurou-se como exploratória, contando com o auxílio de um survey por estarmos trabalhando quantiqualitativamente, com aplicação de questionários/entrevista, e teste de leitura e escrita, cujos instrumentos foram baseados nos utilizados pelo INAF- Indicador Nacional de Alfabetismo Funcional. O perfil dos porteiros entrevistados caracterizou-se como pessoas de camada popular, moradores de periferia e com baixo nível de escolarização, mas suficiente para manterem no trabalho em questão. Os resultados apontam que a natureza da ocupação exercida por esses sujeitos não possibilita uma volta à escola pela incompatibilidade do horário de trabalho e o da escola. Demonstra também que os sujeitos investigados estão inseridos no nível 2 de letramento, ou seja, suas habilidades não são suficientes para ler e escrever com domínio, mas conseguem adaptar e desenvolver normalmente seu trabalho, criando estratégias de interação com a maioria das atividades discursivas escritas. Dessa forma, a pesquisa evidenciou que não podemos afirmar que a conclusão de determinada séria escolar corresponde a um determinado nível de letramento. Os dados apontam que a situação atual da educação é agravada pelo fato de encontrarmos pessoas alfabetizadas, mas com baixo nível de letramento, e que adiante desse fato, o analfabetismo pode ter uma dimensão maior do que os números sugerem.

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Título: A Afetividade como Mediação no Processo de Constituição dos Alfabetizadores de Jovens e Adultos

Autor(a): LUCAS PEREIRA DA SILVA

Orientador(a): Tânia Maria de Melo Moura

Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da UFAL

Data de Defesa: 01/02/2005

Email do autor:

Palavras-chave: Mediação afetiva-alfabetização de jovens e adultos-formação

Banca-examinadora: Leôncio José Gomes Soares; Maria Edna de Lima Bertoldo; Tânia Maria de Melo Moura; Vilma Maria de Lima Bezerra

Linhas de Pesquisa: MAGISTÉRIO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Análise da formação do professor no mundo moderno. Resgate da construção histórica de diferentes paradigmas que se apresentam no cotidiano escolar.

Resumo: Representa uma síntese da investigação realizada no mestrado em Educação Brasileira iniciada em 2001, objetivando reunir explicações para a expressão dos componentes afetivos (sentimentos e emoções) em relatos autobiográficos desenvolvidos por alfabetizadores em três momentos distintos. Utilizando a análise de conteúdo, constatou-se no processo estudado durante três anos que os sujeitos utilizaram tais componentes: no primeiro momento, como apelo para serem selecionados para um programa de alfabetização de jovens e adultos, no segundo momento, na “capacitação” inicial, como afirmação profissional e como expectativa frente à atividade que desenvolveriam com os alfabetizandos; No terceiro momento estudado identifica que tais aspectos denunciam a realidade de exclusão e opressão vivida na comunidade, que, engendrada sociohistoricamente, cria limites e reduz as possibilidades de “ser mais” dos sujeitos enquanto seres sociais, afetando sua formação humana. A utilização dos aspectos afetivos de forma intencional demonstra que a afetividade está na base dos motivos do indivíduo, relacionada às necessidades e às exigências externas. Essa mesma ação clareia por outro lado, a importância da vida afetiva na constituição da subjetividade, desde a formação da identidade organizada principalmente na família, até o desenvolvimento mais complexo incluindo-se as relações com a comunidade, o trabalho, a religião e a atividade formativa escolar. Esses resultados alcançados abrem agora novos questionamentos a respeito de como tais componentes afetivos constituintes do complexo da afetividade podem mediar o processo de formação acadêmica dos alfabetizadores da EJA, cobrando assim, maiores aprofundamentos para a problemática em estudos futuros.

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Título: A especificidade do trabalho do professor de educação de jovens e adultos

Autor(a): MARIA GORETE RODRIGUES DE AMORIM LOPES

Orientador(a): Tânia Maria de Melo Moura

Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da UFAL

Data de Defesa: 01/01/2005

Email do autor:

Palavras-chave: professor, trabalho, educação, jovens, adultos

Banca-examinadora: Laura Cristina Vieira Pizzi; Maria Edna de Lima Bertoldo; Maria Susana Vasconcelos Jimenez; Tânia Maria de Melo Moura

Linhas de Pesquisa:

Resumo: Resumo tese/dissertação:

Esta pesquisa teve por objetivo caracterizar a especificidade da atividade do professor que atua na Educação de Jovens e Adultos, apartir de estudo das categorias trabalho e educação na sua dimensão ontológica. A experiência nessa modalidade de ensino, desde 1993, e a observação da prática docente por meio da função de coordenação pedagógica, nos fizeram supor que: na EJA tanto professor quanto aluno são trabalhadores, mas o professor não reconhece no aluno um trabalhador, e, também, não tem clareza quanto a especificidade do trabalho que desenvolve e daí nasce o problema: Qual então a especificidade do trabalho do professor da EJA? Para análise desta problemática, lançamos mão da pesquisa qualitativa, e utilizamos além do estudo bibliográfico a pesquisa de campo com estudo exploratório, aplicando-se as técnicas da entrevista semi-estruturada e análise de conteúdo. O estudo dos escritos de Luckács (1978) e Bertoldo (2002,2003 e 2004), no âmbito das categorias trabalho e educação, e das contribuições de Freire (1987, 1992 e 1996), Moura (1999), Pinto (2005) e outros pesquisadores da área da EJA, contribuiu para melhor caracterizar a especificidade do trabalho do professor, enquanto sujeito trabalhador que desenvolve atividades de posições teleológicas secundárias, ou seja, atua no campo da subjetividade do aluno que também é um trabalhador. Nesse sentido, compreende-se que, considerar o conhecimento existente no aluno, construindo na experiência de trabalho e por ela, transformando-o no ponto de partida do planejamento da prática pedagógica, com consciência do objeto a ser alcançado, torna-se indispensável ao professor de jovens e adultos. Realizado na expectativa de contribuir para o estudo e reflexão de professores e profissionais atuantes na área, motivados pela curiosidade epistemológica, para o entendimento da especificidade da atividade que desenvolvem, este trabalho permite ter consciências da complexidade dessa questão na perspectiva da ontologia marxiana, o que revela a necessidade de aprofundamentos em estudos futuros

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Título: A formação das professoras que alfabetizam jovens e adultos: uma demanda (re)velada.

Autor(a): REJANE DE OLIVEIRA MELO

Orientador(a): Ângela Maria dos Santos Maia

Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da UFAL

Data de Defesa: 01/11/2005

Email do autor:

Palavras-chave: Literatura, diversidade cultural, inter/multiculturalidade

Banca-examinadora: João Francisco de Souza; Tânia Maria de Melo Moura; Ângela Maria dos Santos Maia.

Linhas de Pesquisa: MAGISTÉRIO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES Análise da formação do professor no mundo moderno. Resgate da construção histórica de diferentes paradigmas que se apresentam no cotidiano escolar.

Resumo: Consiste em um estudo sobre a contribuição da literatura infantil em processos educativos interculturais. Este estudo propõe uma prática educativa com a literatura infantil, cujas estratégias operacionais levem em consideração a questão da identidade e diferença cultural como fatores de problematização da convivência humana, a partir de situações-problema suscitadas pelos testos literários. Compreendemos que os sujeitos envolvidos nos processos educativos vivenciam processos de identificação com suas reais condições de existência, conseqüentemente, esses sujeitos ampliam, assim, suas experiências culturais, possibilitando, a construção da inter/multiculturalidade crítica. Este trabalho está fundamentado numa concepção dialética que entende a literatura como um fazer artístico vinculado a elementos da realidade natural e social, expressos numa linguagem simbólica, defendendo uma perspectiva de educação voltada para a inter/multiculturalidade. A pesquisa de campo seguiu uma metodologia qualitativa de pesquisa-ação e teve como cenário uma turma de progressão caracterizada por alunos com defasagem em relação à idade escolaridade, pertencentes a uma Escola pública Estadual de ensino fundamental. Os processos educativos construídos e vivenciados a partir da literatura infantil resultaram na diminuição da tensão negativa dos alunos na convivência com os diferentes, visto que foi possível questionar os estereótipos predominantes da relação intragrupal dos alunos, valorizando as diferenças em prol da construção de formas mais humanas de convivência entre eles. Isso demonstra as possibilidades que os textos literários, considerados, aqui, gêneros significativos na aprendizagem positiva de interação cultural, oferecem ao educador. Acreditamos que esta pesquisa poderá contribuir com uma compreensão do papel da literatura na criação de processos educativos que visem á construção de formas mais humanas da existência.