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Produções Alagoanas - Dissertações de Mestrado Defendidas em 2007

Levantamento realizado por Elizângela Silva de Jesus
Edição: Hamilton Gláucio de Oliveira Júnior

Título: Programa de Formação de Professores Alfabetizadores - (PROFA) e a Formação do Professor Alfabetizador de Jovens e Adultos.

Autor(a): KÁTIA MARIA DA SILVA

Orientador(a): Tânia Maria de Melo Moura

Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da UFAL

Data de Defesa: 01/12/2007

Email do autor:

Palavras-chave: formação, professor jovens e adultos

Banca-examinadora: Adriana Almeida Sales de Melo; Luiz Gonzaga Gonçalves; Marinaide Lima de Queiroz Freitas; Tânia Maria de Melo Moura

Linhas de Pesquisa: HISTÓRIA E POLÍTICA DA EDUCAÇÃO Estudo das teorias sobre a História da Educação e o Estado moderno e suas repercussões no campo das políticas educacionais do cenário brasileiro e alagoano, bem suas implicações para a prática e a formação docente.

Resumo: O estudo avalia a influência do Programa de Formação de Professores Alfabetizadores - PROFA - na formação de professoras alfabetizadoras de jovens e adultos que atendeu aos professores da rede municipal especificamente em União dos Palmares no período de X a Y. A investigação utilizou a pesquisa qualitativa de natureza exploratória envolvendo estudo teórico, as técnicas de analise documental e entrevistas. Esta ultima foi realizada com suas alfabetizadoras, que participaram integralmente do PROFA e permanecem lecionando nas salas de aulas jovens e adultos. Através das entrevistas foi possível captar as concepções das alfabetizadoras em torno da categoria competências – base teórica do PROFA – e analisar o papel do referido programa na aquisição das sub-competências pelas alfabetizadoras. P percurso metodológico vivenciado nos garantiu atingir o papel geral da pesquisa: Analisar a influencia do PROFA - na formação dos professores/ alfabetizadores de jovens e adultos e o conseqüente reflexo na administração de sua própria formação continuada e os objetivos específicos; Analisar as políticas governamentais que anunciam oportunizar as professores acompanhamento técnico e materiais, possibilitando as mesmas condições reais de administrarem sua própria formação; Identificar a dimensão das políticas publicas educacionais brasileiras em consonância com a política econômica e social do modelo de política neoliberal na formação dos professores; analisar a relação existente entre Plano Nacional de Educação os Programas de Formação PCN e PROFA; Avaliar a “competência de administrar sua própria formação continuada”a partir das falas das professoras/alfabetizadoras de jovens e adultos na rede de União dos Palmares. O resultado da investigação, ao tempo que nos mostra a falta de acompanhamento pedagógico nas formações continuadas em serviço na rede municipal de educação deve oportunizar políticas publicas que favorecem aos professores/alfabetizadores na sua conquista de condições materiais e profissionais para poder administrar sua própria formação continuada”

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Título: O Livro Didático na Educação de Jovens e Adultos.

Autor(a): ELISABETE DUARTE DE OLIVEIRA.

Orientador(a): Tânia Maria de Melo Moura

Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da UFAL

Data de Defesa: 01/12/2007

Email do autor:

Palavras-chave: livro didático jovens e adultos

Banca-examinadora: Jane Paiva; Maria Inez Matoso Silveira; Marinaide Lima de Queiroz Freitas; Tânia Maria de Melo Moura.

Linhas de Pesquisa: HISTÓRIA E POLÍTICA DA EDUCAÇÃO Estudo das teorias sobre a História da Educação e o Estado moderno e suas repercussões no campo das políticas educacionais do cenário brasileiro e alagoano, bem suas implicações para a prática e a formação docente.

Resumo:
Este trabalho consiste em resgatar a história do Livro Didático - LD na Educação de Jovens e Adultos no estado de Alagoas. Nesse sentido, partimos das seguintes questões norteadoras: como podemos caracterizar o LD? Quais iniciativas no âmbito do poder público, para EJA, contribuíram para produção e circulação de LDs na área? Qual a abordagem sobre a adoção de LD perpassa às coordenações de EJA nas Redes de Educação do Município de Maceió e do Estado de Alagoas? Qual a influencia/participação dos professores da EJA, nesse processo de adoção? Para tanto, a investigação delineada foi desenvolvida com base na pesquisa qualitativa e usamos com procedimento de coleta de dados: a pesquisa bibliográfica, no sentido de buscar as ações e iniciativas no âmbito do poder público para EJA que contribuíram para publicação e circulação de LD para área; a pesquisa de campo, utilizando como instrumentos: questionários, entrevistas e grupos focais, que nos possibilitou constatar o olhar de professores, coordenadores e técnicos que compõe o quadro da Secretaria Municipal da Educação de Maceió – SEMED, através do Departamento de Educação e Jovens e Adultos – DEJA; e da Secretaria Executiva da Educação do Estado de Alagoas, através do Programa de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA sobre o processo de seleção, aquisição e adoção de LDs para EJA. A investigação nos revelou a ausência de uma política de financiamento e diretrizes nacionais que definem critérios para uma política local para o LD de EJA.

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Título: A Regressão ao Analfabetismo na Educação de Jovens e Adultos: Uma Experiência de Ensino de Alfabetização e Letramento com Jornais Visando a Remediação do Problema.

Autor(a): MARIA DO SOCORRO CORDEIRO FEITOSA.

Orientador(a): Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante

Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da UFAL

Data de Defesa: 01/07/2007

Email do autor:

Palavras-chave: alfabetização de jovens e adultos, uso de jornais em sala

Banca-examinadora: Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante; Maria Francisca de Oliveira Santos; Maria Inez Matoso Silveira.

Linhas de Pesquisa: HISTÓRIA E POLÍTICA DA EDUCAÇÃO Estudo das teorias sobre a História da Educação e o Estado moderno e suas repercussões no campo das políticas educacionais do cenário brasileiro e alagoano, bem suas implicações para a prática e a formação docente.

Resumo:

O foco deste estudo se situa no fenômeno da regressão ao analfabetismo na Educação de Jovens e Adultos e na possibilidade de remedição desses grave problema. Inúmeros trabalhos tem sido publicados na área de jovens e adultos; entretanto, a questão da regressão ao analfabetismo tem sido praticamente ausente nesses estudos. O objetivo da pesquisa que compõe este trabalho foi avaliar os níveis de alfabetização e letramento de 7 sujeitos que já haviam passado por programa e campanhas de alfabetização de jovens e adultos e que se submeteram a mais uma experiência de ensino-aprendizagem em duas turmas de alfabetização de jovens e adultos no SESC-Garanhuns, Pernambuco, durante o ano de 2001. os sujeitos em tela participaram das turmas regidas pela autora deste trabalho, a qual utilizou como recurso didático o jornal impresso. Este material foi escolhido por ser um portador de gêneros textuais de circulação muito corrente na sociedade moderna. Para a obtenção de dados foram utilizados questionários, teses de escuta, de leitura e escrita, tomando como base as matrizes do INAF (Indicador Nacional de Analfabetismo Funcional). A fundamentação teórica relaciona-se às questões da alfabetização e letramento, à noção de gêneros textuais, e tem como principais referencias obras de Freire (1983, 1985, 1996, 2000, 2002); Soares,M, (1998, 2002, 2003, 2004, 2005); Ribeiro, V. (1997, 2000, 2003); Kleiman (1995) e Marcuschi (2001, 2002, 2003). Os resultados evidenciaram que dos 7 (sete) sujeitos investigados 6 (seis) se inserem no nível 3 de letramento, demonstrando habilidades de inferência e síntese em textos longos; apenas 1 dos sujeitos investigados se insere no nível 2, demonstrando habilidade de localizar informações factuais explicitas em textos curtos e de média extensão. Os sujeitos investigados confirmam exercer práticas sociais em que se verificam os usos sociais de leitura e escrita através de vários gêneros textuais. Assim sendo, essas pessoas demonstram ser capazes de reconhecer uma variedade significativa de gêneros textuais e seus propósitos comunicativos. Um dos resultados mais significativos da pesquisa foi o fato de os sujeitos investigados atribuírem a elevação do nível de alfabetização e letramento à metodologia de ensino e ao material didático – o jornal impresso. Isso foi evidenciado através das falas dos sujeitos investigados.