Skip to Content

Produções Alagoanas - Dissertações de Mestrado defendidas em 2009

Levantamento realizado por: Elisângela Silva de Jesus
Edição: Hamilton Gláucio de Oliveira Júnior

Título: Variação Linguística em Sala de Aula da Educação de Jovens e Adultos.

Autor(a): Simone da Silva

Orientador(a): Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante

Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da UFAL

Data de Defesa: 01/05/2009

Email do autor:

Palavras-chave: Sociolinguística, Variação Linguística, EJA

Banca-examinadora: Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante; Maria Denilda Moura; Marinaide Lima de Queiroz Freitas.

Linhas de Pesquisa: EDUCAÇÃO E LINGUAGEM Estudo da linguagem em suas múltiplas dimensões,em contextos educativos diversos e em diferentes níveis de escolarização,visando à compreensão dos processos de ensino e aprendizagem fundados em quatro pontos essenciais.

Resumo:
Este trabalho investiga questões da variação linguística, no que se refere a abordagem feita em sala de aula quando se realiza o trabalho com a linguagem nas escolas municipais da cidade Pilar, onde buscamos conhecer a metodologia dos professores da Educação de Jovens e Adultos ao trabalhar as variedades lingüísticas, tanto as variedades de prestígios como as populares dos alunos no contexto da sala de aula, e os procedimentos pedagógicos utilizados para trabalhar tais questões. Vimos a necessidade de realizar este estudo, uma vez que conhecer o trabalho que está sendo desenvolvido em sala de aula, em relação à variação linguística, e saber que conhecimentos subsidiam a prática pedagógica, para realizar a abordagem desse tema, é uma contribuição ao ensino, visto que a variação linguística é bastante complexa, pois envolve questões de identidade, estigma, discriminação, preconceito, norma, prestígio social entre outros. Temas como esses, quando não são abordados de uma forma adequada, em vez promover a conscientização e o avanço da cidadania do sujeito (sendo esse um dos principais papéis da escola), podem gerar preconceitos e constrangimentos e a conseqüente evasão dos alunos jovens e adultos. Para desenvolver essa investigação, optamos pela abordagem metodológica da pesquisa qualitativa, na qual demos prioridade à pesquisa etnográfica, lançando mão também das orientações oriundas da sociolinguística variacionista. Esta pesquisa nos revelou que há muita dificuldade na abordagem do tema da variação em sala de aula, dificuldade esta que resulta da inexistência de formação inicial e continuada voltada para esse tema, o que limita as professoras trabalharem de forma superficial e algumas vezes até reforçar o preconceito lingüístico em sala de aula. O resultado deste estudo nos levou ao entendimento de que a variação linguística no contexto escolar precisa ser reconhecida com uma grande relevância para a educação, e, portanto deve está presente nos planejamentos de todos os professores, principalmente de língua materna, independente da fase ou segmento, e deixar com isso de ser negligenciada, quer na elaboração de programas de alfabetização, nas ementas das disciplinas, quer na formação de professores.

-------------------------------------------------------------------

Título: Leitura na Educação de Jovens e Adultos: um estudo de eventos e práticas de letramento em salas de aula do 1º segmento.

Autor(a): Valéria Campos Cavalcante

Orientador(a): Marinaide Lima de Queiroz Freitas

Biblioteca Depositária: Biblioteca Central da UFAL

Data de Defesa: 01/09/2009

Email do autor:

Palavras-chave: Leitura, letramento,Educação de Jovens e Adultos

Banca-examinadora: Maria Francisca Oliveira Santos; Maria Inez Matoso Silveira; Marinaide Lima de Queiroz Freitas

Linhas de Pesquisa: Educação e linguagem; Estudo da linguagem em suas múltiplas dimensões,em contextos educativos diversos e em diferentes níveis de escolarização,visando à compreensão dos processos de ensino e aprendizagem fundados em quatro pontos essenciais

Resumo:
Este trabalho analisa os eventos e as práticas de leitura em salas de aula de pós-alfabetização da Educação de Jovens e Adultos - EJA, em uma escola do município de Maceió. Tendo como eixo norteador a seguinte problematização: até que ponto os eventos e práticas de leitura, ocorridos nas aulas das turmas de pós-alfabetização e EJA, permite os (as) alunos (as) tornarem-se leitores(as) proficientes?.A opção metodológica centra-se na pesquisa qualitativa, especialmente no estudo de caso. Para o levantamento dos dados e posteriormente análise, recorremos as seguintes técnicas: grupo focal com os alunos das turmas observadas; entrevistas semi-estruturadas, questionários aplicados às professoras pesquisadoras com foco na formação inicial, concepção de leitura e nos fundamentos lingüísticos necessários as atividade finalmente observamos as aulas de leitura o que nos permitiram reunir um corpus de eventos de letramento utilizados nas aulas de leitura da modalidade, considerando se os gêneros textuais trabalhados despertavam o interesse dos estudantes jovens e adultos. Observamos também os aspectos referentes às posturas das professoras no ensino da leitura; Utilizamos como fundamentação teórica os seguintes autores: Soares (2001), Freire (2005, 2003, 2001) Tfouni (1995), Silva (1999) entre outros. Os resultados da pesquisa (ainda que parciais), apontam que: as professoras não têm formação especifica para atuarem na área de EJA, sendo assim, agem na maioria das vezes baseadas na intuição, ou transplantam para a modalidade praticas pedagógicas utilizadas com o público infantil. Toda essa dificuldade no trato com a leitura faz com que os educandos sintam-se desmotivados para interagirem, nos eventos e práticas de letramento.