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18º EPENN: INOVAÇÕES, DESAFIOS E RESULTADOS

 

O 18º Encontro de Pesquisa Educacional do Norte e Nordeste (EPENN) tem como tema central a Política de Ciência e Tecnologia e Formação do Pesquisador em Educação. A escolha desse tema foi motivada pela necessidade de discutirmos questões relacionadas à formação do pesquisador em Educação, levando em conta o contexto atual, bem como a busca da melhoria na qualidade da Educação no País, e em particular das Regiões Norte e Nordeste. O EPENN é um dos encontros de pesquisa em Educação mais antigos do Brasil e o mais importante das regiões Norte e Nordeste na área. É qualificado no Qualis Eventos da CAPES como Nacional. Realiza-se desde os anos 70, congregando pesquisadores da área educacional e afins. É um encontro bianual, vinculado à Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPED) e ao Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação em Educação do Norte e Nordeste (FORPRED-N/NE). O 18º EPENN foi organizado pelo Fórum de Programas de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação do Norte e Nordeste, através do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em parceria com todos os Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu das Regiões Norte e Nordeste UFAL, UFAM, UFBA, UFC, UFMA, UFPA, UFPB, UFPE, UFPI, UFRN, UFS, UEPA, UECE, UNEB. Para a sua realização contou o apoio de diversas instituições, dentre as quais CNPq, FAPEAL, CAPES, CEFET-AL, UNEAL, Colégio Marista de Maceió, Secretaria Municipal de Turismo de Maceió, Secretaria Municipal de Ação Cultural de Maceió e do Centro de Educação da UFAL. Além dessas instituições, contamos também com o apoio da Reitora Ana Dayse Resende Dórea e do Vice-Reitor Eurico Lobo, bem como das Pró-Reitorias. A realização desse evento se justifica pela necessidade de consolidação dos Programas de Pós-Graduação em Educação das citadas regiões, tendo em vista também a busca pela redução das desigualdades regionais, que se verificam, inclusive, no quadro quantitativo desfavorável da pesquisa e da pós-graduação em Educação no país. O objetivo principal desse encontro de pesquisadores é o fortalecimento dos programas de pós-graduação em Educação, da pesquisa e da produção intelectual voltada para a área educacional. Sua realização reflete o compromisso dos profissionais da área em aprofundar seu conhecimento sobre a Educação que se realiza nas regiões Norte e Nordeste e por conseguinte do País, promovendo espaços de comunicação, socialização e intercâmbio das pesquisas científicas e experiências acadêmicas vinculadas aos Programas de Pós-Graduação em Educação. No geral, os resultados das pesquisas desenvolvidas nas Regiões Norte e Nordeste, que serão apresentados durante o evento em Maceió, mostram uma preocupação com a qualidade da formação de professores e pesquisadores que irão atuar nos cursos de pós-graduação, graduação e educação básica. Constata-se também um grande número de pesquisas focalizando as questões relativas às temáticas educacionais nacionais, regionais e locais, contribuindo dessa forma, para a desnaturalização das questões educacionais, e como consequência, para a melhoria da qualidade da Educação no País. COMUNICAÇÕES ORAIS GT -2 HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MEMÓRIAS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR: PROFESSORAS DE ANGICOS/RN Maria da Conceição Silva - UERN Silvia Helena de Sá Leitão - UERN Antonia Milene da Silva - UERN Resumo: Este trabalho é parte de uma pesquisa que investiga histórias de vida, formação pessoal e profissional de professoras de EJA, da cidade de Angicos/RN, com intento de contribuir para a reconstituição da história da formação de professoras, no Rio Grande do Norte. O enfoque em docentes dessa modalidade de ensino, justifica-se pela nossa participação no Projeto de Extensão Formação continuada para professores de Educação de Jovens e Adultos do município de Angicos, realizado no de 2006. Neste momento, analisamos memórias da formação escolar primária de duas professoras, nascidas na década de 1960. Utilizamos como fontes, escritos autobiográficos das mestras e dados de arquivos públicos e privados. Respaldamos-nos em conceitos, de Nóvoa (2000); Chartier (1990); Perrot (2005), por permitirem trazer para o cenário da pesquisa educativa, as professoras como sujeitos históricos. A análise aponta aspectos da cultura escolar da época, a exemplo de saberes, métodos e práticas disciplinares e formas de ser e de agir apreendidas na escola pelas mestras angicanas. ___________________________________ EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: HISTÓRIA E MEMÓRIAS DAS 40 HORAS DE ANGICOS (1963) MARIA ELIZETE GUIMARÃES CARVALHO - UFPB Resumo: Reconstitui a história e as memórias da experiência educacional com jovens e adultos, vivenciada em Angicos, Estado do Rio Grande do Norte, no início dos anos 60, do século XX, em que foram alfabetizados cerca de 300 adultos em 40 horas, com fundamento em fontes escritas e nas lembranças dos participantes, operando um intercâmbio entre História e Memória. Investiga as práticas educativas desenvolvidas nesse projeto e as possíveis contribuições para o trabalho com a modalidade jovens e adultos atualmente. Experiências passadas e presentes são colocadas lado a lado, em diálogo, possibilitado pela reconstrução da memória coletiva. O testemunho dos participantes é marcado pela reflexão, pela (re)significação da experiência e pela tentativa de articular presente e passado, o que traz para o momento da entrevista o debates com seus contextos e subjetividades. Tais testemunhos revelam práticas sociais e educacionais que podem ser atualizadas e reconstruídas, como também apontam um processo de escolhas ou decisões, que orienta a trajetória de vida dos participantes. ___________________________________________ GT – 03 MOVIMENTOS SOCIAIS E EDUCAÇÃO A EDUCAÇÃO DO CAMPO NAS ÁREAS DE REFORMA AGRÁRIA E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA A DEFINIÇÃO DE BASES PARA UMA POLÍTICA PÚBLICA NO ESTADO DE SERGIPE Sonia Meire Santos Azevedo de Jesus - UFS Resumo: Esta pesquisa trata de uma análise sobre as questões pertinentes à construção de uma política pública de educação do campo no estado de Sergipe, tomando como referência uma experiência concreta de Educação de Jovens e Adultos desenvolvida entre a universidade e os movimentos sociais do campo entre os anos de 1998 a 2002. A relevância deste trabalho está em ampliar as discussões sobre a necessidade de estabelecimento de um novo pacto entre estado e sociedade. Para discutir essa política, necessitamos remeter os dados pesquisados a um estudo analítico que questiona o significado de uma política pública do campo para todos e todas que foram excluídos de um direito público universal. Esse estudo analítico tomou como referências a pesquisa em fontes documentais e orais, os estudos de teóricos de Boaventura Santos (1998, 2000, 2001); Veiga (2003); Corragio (2000); Arroyo (2004). Suas conclusões apontam para a necessidade de se continuar estabelecendo novos pactos entre Estado e Sociedade na implementação de políticas que tomem como referência as diferentes matrizes culturais dos povos do campo. _________________________________________ GT -05 ESTADO E POLÍTICA EDUCACIONAL JUVENTUDE, EDUCAÇÃO E POLÍTICAS PÚBLICAS: O CASO DO PROJOVEM EM JOÃO PESSOA Swamy de Paula Lima Soares - UFPB Jean Carlo de Carvalho Costa - UFPB Resumo: Este trabalho tem por objetivo apresentar e discutir alguns elementos de uma política pública direcionada para Juventude com ênfase na Educação, o Projovem – Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária. Nosso campo investigativo é o município de João Pessoa onde o programa tem se desenvolvido desde janeiro de 2006. O artigo, em um primeiro momento, procura analisar a resposta do Estado brasileiro às questões sociais oriundas da Juventude. Posteriormente, procuramos problematizar as relações federativas estabelecidas no âmbito da política, ou seja, o papel dos municípios na interação da gestão do programa. ________________________________________ GT – 06 EDUCAÇÃO POPULAR A PRATICA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDA NOS PROJETOS DE EDUCACAO DO CAMPO EM SERGIPE (1995-2000) Monica Machado Mota - UFS Resumo: Em 1995, o Departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe através do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização (NEPA/DED/UFS) iniciou um processo de implementação de projetos de Educação de Jovens e Adultos em áreas de Reforma Agrária em parceria com os movimentos sociais do campo. O objetivo desses projetos era desenvolver estratégias em que os trabalhadores (as) tivessem acesso à escola e ao conhecimento construído socialmente. Desse modo, esta pesquisa pretende analisar as praticas pedagógicas desenvolvidas nos projetos de EJA de 1995-2000. Como resultado do trabalho, Identificou-se nos projetos que a proposta pedagógica priorizou trabalhar com a problematização da realidade e com temas geradores e principalmente envolvendo os sujeitos do processo na construção do currículo da educação do campo. Neste sentido, conclui-se que a experiência em educação no campo desenvolvida pelo NEPA/DED/UFS contribuiu para a construção do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA). ____________________________________ A EDUCAÇÃO NO ESPAÇO RURAL AMAZÔNICO: O CONTEXTO DO ASSENTAMENTO TARUMÃ MIRIM/AM. Maria Eunice Sá Pitanga - UFAM ROUSEANE DA SILVA PAULA - UFT Resumo: O presente artigo trata do processo formativo no contexto do Projeto Educação de Jovens e Adultos e diversidade cultural em área de assentamento no Estado do Amazonas que a UFAM, (Universidade Federal do Amazonas) enquanto agência formadora em parceria com o PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária), desenvolve atuando em quatro municípios do Amazonas. Deste universo destacamos, neste trabalho, a assessoria pedagógica desenvolvida na grande Manaus, no Projeto de Assentamento Tarumã Mirim, com a realização do projeto isolado “Mito, auto-estima e valorização cultural do sujeito. Uma ação de incentivo a tradição à cultura de tradição oral, assumimos essa prática também como ponto de partida para um trabalho interdisciplinar, foram realizadas oficinas pedagógicas com os professores como forma de resgatar as lendas, promover o reconhecimento do grupo sobre si, seus valores, seus hábitos e práticas.Á guisa de conclusão podemos afirmar os professores que participaram da formação afirmam que é mais prazeroso aprender quando atribuem significados aos conhecimentos sistematizados e reconstroem seus esquemas cognitivos através de uma aprendizagem lúdica, criativa e cultural. _____________________________ GT – 08 FORMAÇÃO DE PROFESSORES A EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA NA FORMAÇÃO DO DOCENTE DE EDUCAÇÃO PARA JOVENS E ADULTOS Cacilda Soares de Andrade - UFPE Luiz Gustavo Cordeiro da Silva - UFPE Resumo: O objetivo desta pesquisa é o de identificar as concepções atuais na literatura sobre as tecnologias de informação e comunicação na Educação de Jovens e Adultos, concernentes a formação docente, bem como as organizações da escola, visando o êxito educacional, propósito final, acadêmico ressaltando a importância da inclusão de conhecimentos acerca de tais tecnologias tanto para os professores quanto para os alunos. Procurou-se evidenciar por meio de entrevista estruturada com a Coordenadora do Programa de Educação para Jovens e Adultos, a atual situação da formação inicial e da formação continuada dos docentes que atuam no município de Jaboatão dos Guararapes. Os resultados obtidos indicam que muitas ações são pensadas, mas poucas são efetivadas devido à interferência da política nas decisões educacionais. _________________________________ A Política de Formação de Professores no PROEJA KARLA REIS GOUVEIA - UFPE Resumo: O presente artigo vem levantar questões sobre a política de formação de professores para o Programa de Integração da Educação Profissional ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos - PROEJA, mais especificamente, dos docentes das Instituições Federais de Educação Tecnológica que a partir do Decreto Nº 5.840/06 estão obrigadas a ministrar até 2007 o ensino integrado – educação profissional e educação de jovens e adultos. Para tanto, traz alguns elementos para análise da complexidade do Programa à luz das semelhantes histórias de discriminação da educação profissional e da educação de jovens e adultos, como sendo ensinos de segunda categoria e que por assim serem, estiveram subjulgados a políticas educacionais assistencialistas e compensatórias. ________________________________ GT – 09 TRABALHO E EDUCAÇÃO A EDUCAÇÃO DESTINADA A JOVENS TRABALHADORES Marcia Gardênia Lustosa Pires - UFC Resumo: O objetivo deste ensaio consiste em apresentar uma análise parcial da pesquisa de mestrado intitulada “A educação dos trabalhadores no quadro das transformações do mundo do trabalho: uma análise do ProJovem”. Trata-se de um programa destinado à educação de jovens trabalhadores que se insere no âmbito das políticas públicas de juventude implementadas pelo Governo federal. O programa baseia-se em três pilastras - escolarização, qualificação profissional e ação comunitária - e expressa, cristalinamente, o ideário de formação cidadã restrita à escolarização básica, à formação para o trabalho e para a intervenção dos sujeitos na vida da comunidade. Os dados aqui tratados foram colhidos diretamente nos documentos do Programa e nas visitas e observações realizadas nos primórdios da pesquisa. Constitui objetivo central deste estudo analisar estes dados à luz da rica discussão sobre as políticas neoliberais, fazendo uma ponte com aquilo que se convencionou chamar de novas exigências do mercado de trabalho e suas implicações para a educação dos trabalhadores. ______________________________________________ GT – 15 EDUCAÇÃO ESPECIAL A PERMANÊNCIA DE JOVENS E ADULTOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL NA ESCOLA REGULAR: ENTRE LIMITES E POSSIBILIDADES DE UMA AÇÃO INSTITUCIONAL SIGNIFICATIVA DULCIANA DE CARVALHO LOPES DANTAS - UFRN Lúcia de Araújo Ramos Martins - UFRN Resumo: Investigar aspectos relacionados a limites e possibilidades de permanência de jovens e adultos com deficiência mental, nas escolas regulares, foi o objetivo de estudo de caso realizado com quatro usuários de associação em Natal (RN). Utilizamos a pesquisa qualitativa exploratória e análise qualitativa das entrevistas. Foram também sujeitos da pesquisa, as mães e professoras com quem os mesmos conviveram na escola. O estudo fundamentou-se na perspectiva sócio-histórica cultural e nas concepções da educação inclusiva. Entre os tópicos analisados, apresentamos alguns recortes referentes às condições e ações efetivadas pelas escolas, proporcionando, ou não, a permanência dos sujeitos naqueles espaços institucionais. Como resultado, destacamos dois modelos de práticas vivenciadas nas instituições: no primeiro, os relatos mostram um modelo que representa uma verdadeira negação ou limitação à lógica de inclusão vigente nas políticas educacionais e sociais. No segundo modelo, as ações viabilizam acesso ao conhecimento e à participação significativa dos alunos nas práticas experienciadas, constituindo-se em possibilidades de sua permanência na escola regular. __________________________________ GT - 16 EDUCAÇÃO E COMUNICAÇÃO CINEMA NA ESCOLA: POSSIBILIDADES E CAMINHOS PARA A LEITURA DO TEXTO FÍLMICO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Rafael Batista de Medeiros - UFRN Resumo: Este trabalho investiga a utilização do texto fílmico na sala de aula de Educação de Jovens e Adultos. Procuramos observar de que forma os educadores utilizam o cinema na sala de aula, analisando os diversos caminhos de utilização do filme nas aulas da EJA. Para a investigação utilizamos o questionário que foram entregues a educadores de diferentes níveis e área de atuação da EJA. Percebemos que a utilização do filme se fazia presente nas escolas do sistema público do município de Natal, RN. Paradoxalmente, essas ações utilizam o uso do cinema/vídeo de forma tímida sem explorar o potencial imagético, crítico e criativo que essa linguagem pode trazer para o contexto escolar. A pesquisa demonstrou a necessidade de apontarmos caminhos metodológicos para o trabalho com o filme na sala de aula. Propomos uma ação educativa que contemple o potencial epistemológico do filme numa perspectiva da educação do olhar e da leitura do texto fílmico. Nos apoiamos na metodologia scaffolding (GRAVES e GRAVES, 1995) para explorar a potencialidade desta narrativa imagética destacando sua relevância numa perspectiva do fazer crítico-criativo na construção do conhecimento na sala de aula da EJA. _______________________________ O APRENDIZADO DA ORTOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E A INTERFERÊNCIA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NESSE PROCESSO. NAILA LINS DA SILVA - UFAL Resumo: Esta pesquisa investigou a influência de fenômenos de variação lingüística sobre o processo de letramento e alfabetização de jovens e adultos do Programa Alfabetização Solidária (PAS) em um estado da região nordeste. Para tanto, utilizou-se de textos escritos produzidos por 20 ex-alfabetizandos, de ambos os sexos, maiores de 15 anos, trabalhadores de diversas profissões, residentes nas zonas rural e urbana. Como fundamentação teórica foram utilizadas duas abordagens: uma oriunda da sociolingüística variacionista; e outra advinda dos conhecimentos produzidos por pesquisadores sobre o processo de aprendizagem da língua materna. Os resultados demonstram que a variação lingüística interfere no processo de alfabetização e letramento, como também em relação à escrita de palavras. Os casos mais freqüentes de variação referem-se à supressão do /R/ medial e final, bem como o alteamento da vogal /E/ para /I/. Porém os casos de variação encontrados não podem ser considerados como específicos dos textos produzidos por aprendizes jovens e adultos em fase inicial, já que podem ser encontrados em textos de alunos em fases mais adiantadas da aquisição da linguagem. ________________________________ GT – 18 EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS A mobilização do Brasil para a V Conferência Internacional de Educação de Jovens e Adultos Eduardo Jorge Lopes da Silva - UEPB Resumo: O presente estudo é o resultado de uma pesquisa recente e teve como objetivo resgatar a história de mobilização do Brasil para participar da V Conferência Internacional de Educação de Adultos (V CONFINTEA), ocorrida em Hamburgo, na Alemanha, em julho de 1997. As informações foram obtidas em consulta a relatórios e através de entrevistas. Toda essa mobilização preparatória e a participação do país na V Conferência, através dos representantes oficiais e não-oficiais, possibilitou a criação de fóruns de discussão em todo o território nacional acerca do tema educação de jovens e adultos, com o surgimento dos fóruns estaduais e regionais por todo o país. _______________________________________ VINCULANDO COMPETÊNCIAS E REFLEXÃO CRÍTICA A PRÁTICA EDUCATIVA DO EDUCADOR DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS: CAMINHOS PARA A CONSTRUÇÃO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE Maria da Glória Carvalho Moura - UFPI Resumo: O presente artigo aborda a formação e a prática educativa do professor da Educação de Jovens e Adultos - EJA, na tentativa de manter vivo o diálogo permanente com a incerteza, tendo como característica marcante à colaboração. Trata-se de uma investigação qualitativa, ancorada nos princípios da pesquisa colaborativa. O objetivo foi investigar em que medida a formação com foco na análise reflexiva da prática contribui para a transformação da ação docente, implementando um processo de formação contínua, como estratégia de intervenção. Nesse estudo, a formação é concebida como fator provocativo de contatos experienciais com teorias educacionais, permitindo o entendimento das relações interativas vivenciadas no contexto educativo, fazendo com que as intervenções no processo de ensino e aprendizagem sejam respaldadas pelo repensar e o recriar da ação docente. Os resultados apontam para novas formas de entendimento do contexto escolar, o que é fundamental para a construção identitária da EJA, indicando a necessidade de se rever à proposta de currículo, incluindo a formação do educador, como parte das responsabilidades de enfrentamento dos desafios históricos dessa modalidade de ensino. _______________________________________ Eventos e práticas de letramento(s) escolares de professores formadores de professores Marinaide Lima de Queiroz Freitas - UFAL Resumo: Este trabalho teve como um dos principais objetivos analisar a relação existente entre os eventos e práticas de leituras escolares trabalhados pelos professores formadores de professores e os eventos de letramento desenvolvidos pelos alunos-professores em suas práticas pedagógicas. Tem um caráter de Pesquisa Qualitativa Explicativa, desenvolvida através da abordagem metodológica do Estudo de Caso. O corpus é formado de eventos e práticas escolares realizados pelos professores que estão formando novos profissionais do magistério e a interferência desses eventos/práticas na prática pedagógica dos alunos-professores. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos – Eventos de Letramento – Professores Formadores ___________________________________________ INTERVENÇÕES NAS PRODUÇÕES ESCRITAS DE ALUNOS JOVENS E ADULTOS Maria Francisca Oliveira Santos - UFAL Resumo: Este trabalho centra-se principalmente em evidenciar como foram feitas as intervenções nas produções escritas da Educação de Jovens e Adultos, por ocasião do curso de Formação Continuada, na disciplina de Língua Portuguesa, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED), no segundo semestre de 2006. Para a sua execução, os fundamentos teóricos foram baseados em Marcuschi (2001 e 2002), Geraldi (2003), Koch (2002 e 2004), Santos (1999 e 2004 ), dentre outros, que seguem uma perspectiva sócio-interacionista dos estudos da linguagem. Os resultados apontaram para a indicação de haver uma prática interativa entre alunos e professores, em sala de aula, pelo fato de estes participarem dos cursos de formação continuada e, estarem, muitas vezes, nos cursos de pós-graduação. O que mais ratifica essa prática está na realização de trabalhos em grupo, ficando assegurado a cada um dos participantes o direito de se pronunciar, caso queira, emitindo seus comentários acerca dos procedimentos tomados por ocasião de cada momento interativo, o que faz com que professor e alunos sejam partícipes do fazer pedagógico. _________________________________________ JOVENS E ADULTOS RESOLVENDO PROBLEMAS DE DIVISÃO EXPLORANDO AS CONTRIBUIÇÕES DA CALCULADORA Fabiola Santos Martins de Araújo - UFPE Ana Coelho Vieira Selva - UFPE Resumo: Este estudo analisou a contribuição do uso da calculadora relacionado ao uso da representação escrita na resolução de problemas de divisão inexata numa turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA) correspondente ao módulo II (3ª e 4ª série). O estudo se deu em três etapas: pré-teste, intervenção e pós-teste e participaram do mesmo 16 sujeitos de uma escola pública do município de Camaragibe. Onde foram distribuídos em dois grupos representados pelas representações simbólicas que seguem: G1-papel e lápis/ calculadora e G2 - calculadora/papel e lápis para resolverem problemas de divisão inexata tipo partição envolvendo dois contextos distintos, dinheiro e comida. Os resultados obtidos mostram que houve avanços no tratamento dado ao resto no pós-teste em ambos os grupos, mas principalmente no grupo que trabalhou com a calculadora primeiro. Ambos os grupos apresentaram melhores desempenhos no contexto dinheiro do que no contexto comida. Os dados enfatizam a importância do uso de diferentes representações na resolução de problemas e sugerem que o uso da calculadora pode propiciar maior reflexão dos adultos sobre a divisão inexata. ________________________________________ O Planejamento como elemento constitutivo da prática docente da EJA na prisão Maria da Conceição Valença da Silva - FAFICA - ASCES Resumo: Este trabalho é oriundo da pesquisa acerca da prática docente da Educação de Jovens e Adultos na Penitenciária Juiz Plácido de Souza em Caruaru, numa perspectiva dialética da educação. Como procedimentos metodológicos utilizamos: observação, questionário, entrevista semi-estruturada, análise documental e seminário. Na análise do objeto de estudo, evidenciamos o planejamento como elemento constitutivo da organização do ensino. Percebemos que o planejamento é entendido basicamente como momento para a escolha de conteúdos e maneiras para trabalhá-los com os alunos. O livro didático assume o papel de “guia”, de “porto seguro” da prática docente. As proposições anunciadas nos Planos caracterizam-se pela transposição das prescrições de livros didáticos, independente da composição do grupo de estudantes. Essa situação revela o reducionismo do conceito de conteúdo e de procedimento. Ressaltamos, entretanto, que as professoras, nos depoimentos, demonstraram preocupação e compromisso com o processo educativo junto aos presos/alunos evidenciando a intenção de contribuir com a sua reinserção na sociedade. ______________________________________________ CAMPANHA DE EDUCAÇÃO DE ADOLESCENTES E ADULTOS (CEAA- 1947) E PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA (PAS – 1996): APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS Simone da Silva - UFAL Resumo: O presente artigo discute o tema analfabetismo no Brasil como um problema que foi e continua sendo de grandes proporções, sobretudo no que se refere ao público jovem e adulto, formado por pessoas com 15 anos ou mais de idade. Para tanto foi realizada uma pesquisa bibliográfica na qual foram consultados pesquisadores como: PAIVA, 2003; SOARESa, 2004; SOARESb, 2000; MOURA (2002, 2005); RIBEIRO, 2001; ALBUQUERQUE, 2004 entre outros e alguns endereços eletrônicos. Nesse sentido foi feita uma análise das campanhas de alfabetização, enfocando a primeira campanha de educação de adolescente e adulto – CEAA em 1947 e o Programa Alfabetização solidária – PAS em 1996, para conhecer suas semelhanças e diferenças nas ações voltadas para EJA na década de 1940 e 1990, no que se refere à concepção de alfabetização e a formação do professor. Logo, esse trabalho expõe as aproximações e distanciamento dessas duas campanhas, mostrando que são reflexos da inexistências de políticas públicas voltadas para Educação de Jovens e adultos. _______________________________________________ Trajetórias e leituras da educação escolar entre assentados da reforma agrária Alessandro Augusto de Azevêdo - UFRN Resumo: Resultado de uma pesquisa sobre as representações sociais acerca da educação escolar, entre trabalhadores rurais de um assentamento de reforma agrária do município de João Câmara-RN. A maior ou menor presença da educação escolar nas vidas desses trabalhadores compõem os seus respectivos campos representacionais, definindo suas perspectivas e escala de valores.que atribuem à educação em geral e à educação escolar em específico, seja como projeto individual, seja como projeto de mobilidade social de membros da família e de territorialização do assentamento. _________________________________________ ENSINO MÉDIO INTEGRADO NA MODALIDADE EJA: FINANCIAMENTO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES DANTE HENRIQUE MOURA - CEFET-RN Resumo: O trabalho analisa aspectos relacionados ao financiamento e à formação dos profissionais dos sistemas educacionais públicos visando à atuação no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, assim como em ações estruturantes necessárias à transformação desse Programa em política educacional pública. Para alcançar esse fim, realizou-se uma revisão bibliográfica da produção acadêmica e a análise das políticas públicas nessa esfera. O estudo permitiu concluir que para o PROEJA sair do plano das idéias para o material, é necessário construir uma política educacional para mais além da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Conclui-se ainda ser urgente investigar e definir fontes de financiamento perenes para o Programa, pois mesmo que se construam bases teóricas de forma democrática e coletiva e que se consolide uma concepção de formação de professores para atuar nessa esfera, se não houver o financiamento perene para dar continuidade às ações se estará, mais uma vez, desenvolvendo uma “grande experiência” sem resultados significativos para os que demandam por essa formação. ______________________________________ O ETHOS HUMANO COMO UM A-SE-PENSAR NA ELABORAÇÃO DO PROJETO POLÍTICO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Walter Pinheiro Barbosa Junior - UFRN Resumo: Este artigo apresenta um estudo sobre o ethos humano como um a-se-pensar na elaboração do Projeto Político de Educação de Jovens e Adultos (PPEJA). Objetiva-se com esse estudo, compreender em que medida o ethos humano se constitui em uma das bases de formulação de um PPEJA, a partir das reflexões como coordenador em um Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos (EJA) da UFRN. Compreende-se ethos, enquanto o modo de ser e de viver do Ser-aí em seu sendo. Busquei dialogar com os saberes da educação, antropologia, filosofia e história, mas procuramos identificar e compreender a relação existente entre a cultura escolar e o modo de ser e de viver das pessoas a quem os Projetos de Educação se destinavam. Esse processo de busca me permitiu compreender, que existe uma lógica que torna as escolas iguais, mesmo que as culturas das pessoas e dos lugares onde as escolas se localizam sejam diferentes. Compreender a cultura escolar como uma invenção histórica e elaborar o Projeto Político de Educação da EJA, assumindo o ethos do conjunto de educandos e educadores como um dos fundamentos, colabora para que as pessoas possam se aproximar de sua vocação ontológica de ser mais humana. ______________________________________ ENSINO DO PORTUGUÊS LÍNGUA MATERNA NA ESCOLA X VARIANTES LINGÜÍSTICAS: (DES)CONSIDERAÇÃO DO ALUNO COMO SUJEITO FALANTE? Márcia Maria Avelino Dantas - UFRN Resumo: O trabalho apresenta um estudo bibliográfico e empírico feito para identificar e analisar como o ensino do Português Língua Materna vem sendo sistematizado numa escola pública do RN, que trabalha com a modalidade da Educação de Jovens e Adultos. Discutindo se existe consonância com as concepções de linguagem sinalizadas nos PCN e sintonia com as variantes lingüísticas circulantes no contexto escolar. Recorreu-se, para tanto, a construtos teóricos de Boudieu, Freire, Vigotsk, entre outros. Como resultado percebeu-se um descompasso no fazer docente e as concepções defendidas nos PCN e pelos teóricos. O estudo revelou que os professores encontram obstáculos de natureza organizacional, metodológica e teórica. Trazendo a tona pistas para refletir como trabalhar e valorizar a língua materna veículo de comunicação e expressão sem perder a sua dimensão social. _____________________________________ ALUNOS SURDOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: INCLUSÃO POSSÍVEL NO SISTEMA EDUCACIONAL PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE MANAUS JOCILENE MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA - ADCAM Resumo: Este artigo aborda alguns aspectos da globalização e ideologia neoliberal, explicitando suas influências nas políticas educacionais efetivadas nos países em desenvolvimento como o Brasil. Dentre essas políticas destaca aquelas desenvolvidas no sentido de incluir a todos no sistema educacional público, demonstrando os principais encontros e conferências organizadas por organismos internacionais como Banco Mundial e Organizações Não Governamentais. Comenta alguns artigos dos documentos oficiais elaborados para efetivar o que ficou definido nesses encontros. Aborda também alguns aspectos da inclusão no Município de Manaus, principalmente de jovens e adultos sem escolarização e pessoas com necessidades educacionais especiais (surdos ou pessoas com deficiências auditivas). ____________________________________ CONCEPÇÕES DE ARTE: A VISÃO DE JOVENS DA EJA Samira Fernandes Delgado - UFRN Tereza Daniela Cunha Gomes - UFRN Resumo: O presente ensaio tem como objetivo discutir as concepções de Arte na visão de jovens que freqüentam a Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Municipal Maria Alexandrina Sampaio, situada na cidade de Natal/RN. Trata-se de um estudo de caráter exploratório e os dados foram obtidos através de entrevistas semi-estruturadas realizadas de forma coletiva, com 30 alunos regularmente matriculados, todos com faixa etária compreendida entre 14 e 19 anos. Quanto ao tratamento dos dados, analisamos os posicionamentos retirados das falas dos alunos à luz de leituras e reflexões críticas, e assim chegamos às categorias de análise: arte como apreciação, arte como cultura e arte e cotidiano. O trabalho está dividido em três partes. Na primeira parte é feita uma breve introdução sobre a arte e o jovem da EJA; na segunda discute-se a arte na educação de jovens e adultos, bem como a necessidade de se construir propostas pedagógicas que atendam as reais necessidades dos mesmos; na terceira parte apresentam-se as concepções e visões desses jovens em relação à Arte, assim como algumas reflexões e proposições a respeito da temática abordada. _______________________________________ MOVIMENTOS DE EDUCAÇÃO DE PESSOAS JOVENS E ADULTAS Ronney da Silva Feitoza - UFAM Resumo: A pesquisa se circunscreve na perspectiva de aprofundar os estudos e experiências desenvolvidas no Amazonas, por entidades, instituições, pessoas e grupos diretamente envolvidos com atividades de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O debate a ser enfrentado, se traduz em identificar as intensidades emancipatórias nas iniciativas em EJA no Amazonas – considerando a matrizes histórico-sociais e os desdobramentos do projeto econômico brasileiro, a partir de 1930, até o contexto atual. O percurso empírico busca comprovar que há trajetórias e concepções diversas das “diretrizes emancipatórias”, nos projetos desenvolvidos nos âmbitos institucional e dos movimentos sociais populares. Busca afirmar, em primeiro lugar, o direito de todos á educação plena, como inserção no mundo da cultura, sendo as questões da EP e da EJA, percebidas de modos diversos, demonstrando as inúmeras concepções que circundam tais práticas. Pretende nos auxiliar a identificar os elementos que podemos intitular de “constitutivos” da EP e que orientam nossas intervenções, projetos e utopias cotidianas, na dimensão da construção de uma educação de jovens e adultos trabalhadores crítica e emancipatória. _______________________________________ DISCUTINDO A CIDADANIA NUMA ESCOLA DE EUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS EM JOÃO PESSOA-PB Joelma Remígio de Araújo - UFPB MARIA DA CONCEIÇÃO MIRANDA CAMPÊLO - UFPB Helen Halinne Rodrigues de Lucena - UFPB Resumo: Este artigo apresenta um recorte de um trabalho de conclusão do curso de pedagogia – TCC. Foi nosso objetivo verificar as concepções de cidadania de alunos e professoras, na modalidade de ensino de Educação de Jovens e Adultos do primeiro segmento, e ainda, através das práticas educativas verificar a existência (ou não) de subsídios pedagógicos propiciadores de uma educação para cidadania. No intuito de conhecer as propostas pedagógicas, concepções educativas e informações sobre cidadania, utilizamos observações em sala de aula, entrevistas com alunos e questionário com as professoras. Concluiu-se, portanto, não existir nas práticas educativas da escola selecionada indícios de uma educação para a cidadania - como previsto no documento da V CONFINTEA – no âmbito da Educação de Jovens e Adultos apesar de existirem expectativas e desafios quanto à sua adoção. Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos - Educação para a Cidadania – Prática Pedagógica. ______________________________________________ Formação e autoformação do professor de EJA: a construção de um movimento autopoiético. Maria das Neves de Medeiros - UFPB Resumo: Este trabalho descreve parte de uma pesquisa, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Popular, da Universidade Federal da Paraíba. Investigamos como o professor de EJA constrói seu percurso formativo/autoformativo, visando desenvolver uma prática pedagógica de alguma forma coerente com o domínio dos processos vitais. Escolhemos como fonte de dados a entrevista e os relatos dos percursos formativos, de 12 professores que lecionam na EJA, nos níveis III e IV, pertencentes a Rede Municipal de Ensino de Natal/RN. Tomamos como referencial teórico a literatura sobre formação de professores e sobre a Biologia do Conhecimento. Abordamos o pensamento de Nóvoa, Freire, Arroyo, Maturana, Varela, entre outros. A análise do material coletado aponta que os professores constroem seus processos formativos/autoformativos através da prática e das diversas instâncias com as quais interagem. Percebemos, assim, que, o processo formativo/autoformativo do professor de EJA revela possibilidades de construir um saber pedagógico mais coerente com os processos vitais. Palavras-chave: Formação. Autoformação. Autopoiese. ____________________________________________ Concepções de Competência e suas Implicações na Educação de Jovens e Adultos no Curso de Pedagogia Alexsandra Carvalho de Sousa - UFPB Kelly Ionara Andrade Santana - UFPB Resumo: Este trabalho, produto de uma pesquisa ainda em desenvolvimento, tem como enfoque a discussão sobre as concepções de competência e a Educação de Jovens e Adultos. A partir de diferentes concepções de competência procuramos estabelecer uma relação com aquelas que são difundidas pela literatura como necessárias para atuar na modalidade de Educação de Jovens e Adultos e, paralelamente, procuramos saber como o Curso de Pedagogia/UFPb vem preparando seu alunado para atuar nessa modalidade de ensino. Este estudo iniciou em 2005/2006 e como objeto empírico, selecionamos o Curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba (UFPb) e ainda 10 alunas e 7 professores desse curso que atuam na área de aprofundamento de Educação de Jovens e de Adultos. ____________________________ Educação de Jovens e Adultos: relato de uma experiência cearense Elça Maria Sá Bandeira - UECE Resumo: O artigo traz respostas fundamentais sobre a relação entre a formação continuada e a prática pedagógica dos docentes no Programa de Formação e Escolarização do Servidor Público Cearense. O estudo de caso, utilizado como método contou com o aporte da pesquisa qualitativa. A análise da literatura evidenciou o crescente reconhecimento nacional da educação de jovens e adultos como direito social fundamental, promotora de cidadania e imprescindível como estratégia de elevação cultural do povo brasileiro. Constatou-se a insuficiência e, por vezes, a inadequação da formação inicial direcionada para esta modalidade educativa, assim como a dissociação entre as ações de formação continuada e as necessidades da prática polivalente no Programa. A investigação evidenciou inúmeras contradições às quais permeiam os limites e as possibilidades do espaço sócio-educativo da iniciativa, colocando-nos em constante estado de alerta frente ao imenso abismo que separa: de um lado, o discurso e as políticas oficiais que, reproduzem a opressão de uma sociedade capitalista-burguesa-desigual, do outro, a realidade social das históricas lutas dos trabalhadores por democracia e por educação como um direito. ___________________________________ FORMAÇÃO CONTINUADA E ENSINO DE LÍNGUA MATERNA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E EDULTOS: MÚLTIPLOS OLHARES Adriana Cavalcanti dos Santos - UFAL Resumo: A pesquisa apresenta o resultado do estudo sobre o processo de formação continuada de professoras da EJA, implementado pelo DEJA/SEMED em Maceió. Tendo por objetivo avaliar as influências do processo de formação continuada, especificamente dos cursos de LM, a partir da visão de todos os sujeitos envolvidos e na prática pedagógica do professor da EJA. Optamos pelos pressupostos da abordagem qualitativa, utilizamos instrumentos e procedimentos de coletas de dados: entrevistas, análise documental e observação em sala de aula. Apoiando-nos Nóvoa(1995); Pérez Gómez (2001); Bakhtin(2003); Geraldi (2003); Traváglia (1997), evidenciamos que não são exatamente as discussões em locus de formação continuada sobre a concepção de ensino de LM, que garantem mudanças na prática pedagógica de ensino de língua materna. Mas, a partir de um processo de experimentação e reflexão, na prática e sobre a prática e aprofundamento dos pressupostos que fundamentam as teorias lingüísticas. ________________________________________ Escolarização e Emancipação Maria José Barbosa - UFC Resumo: Retomar os estudos, retornar a uma sala de aula nem sempre é uma decisão fácil para o adulto, e na escola nem sempre ele encontra aquilo que imagina. A escolarização pintada por muitos como trampolim para melhores empregos, status, poder, muitas vezes frustra o adulto que a procura. Nosso objetivo com esse artigo é o de refletir um pouco sobre a “emancipação” através da educação a partir do referencial a Teoria Crítica, para tanto apresentamos alguns trechos de dados coletados entre alunos de um curso de supletivo pelo telensino desenvolvido no Ceará no período de 2000 a 2003. Nossa intenção é despertar para a reflexão das possibilidades da educação de jovens e adultos e das visões dos alunos sobre a formação. Tivemos como referencial Girrox, Pucci, Torres e Prestes. O tema representa uma preocupação dos educadores de EJA que desejam o desenvolvimento do aluno a partir de sua prática, sendo desta forma uma discussão que pretendemos levantar ao discutir as repercursões de um curso destinado a jovens e adultos. _________________________________________ OS PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO CAMPO: LETRAMENTO E CONSTRUÇÃO DO DIREITO A EDUCAÇÃO? SONIA PEREIRA BARRETO - UFC RONALDO DE SOUSA ALMEIDA - ÚFC GRASIELE BELEM ALMEIDA - UFC Resumo: Este trabalho examina em que medida programas governamentais e experiências originadas na sociedade civil propiciam efetivo letramento, concretizando o direito à educação de jovens e adultos no campo. O trabalho de campo foi realizado em dois municípios cearenses, Baturité e Caucaia, em 2005 e 2006 e contou com sistemática observação de salas de aula e turmas de programas de EJA – Alfabetização, Ensino Fundamental e Médio, entrevistas individuais e coletivas. Os programas educacionais ali se revelaram ineficientes, tanto no aspecto pedagógico, quanto na estruturação da educação como um todo.Verifica-se que o Estado ainda não conseguiu superar a visão de cumprimento de suas obrigações constitucionais senão com políticas de caráter compensatório ou “campanhista”. O quadro educacional se configura em negativo e o letramento como apropriação da escrita e de suas práticas não se processa. A busca e a efetivação do direito à educação estão a exigir da sociedade brasileira e dos trabalhadores rurais, em particular, um processo organizativo que tanto fortaleça politicamente essa população, quanto eduque e direcione o Estado para instituir tal direito. ___________________________________ FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DO CAMPO: O QUE É PROPOSTO E O QUE VEM SENDO COLOCADO EM PRÁTICA NÁGELA SILVA RODRIGUES - UFC RAQUEL CARINE DE MORAES MARTINS - UFC ELIANE DAYSE PONTES FURTADO - UFC Resumo: Este estudo traz uma análise da EJA do campo em dois municípios: Caucaia e Baturité, no Estado do Ceará e, mais especificamente, o que vem sendo proposto e a concretização da política de formação de educadores e educadoras para o meio rural. A metodologia baseou-se em estudos teóricos, observações sistemáticas em sala de aula, dinâmicas de grupo, entrevistas individuais e coletivas. Os dados revelaram que a formação dos professores vem sendo feita de forma aligeirada e fragmentada; os conteúdos são descontextualizados, sem proposta curricular específica e fundamentação teórica consistente. Tais problemas dificultam o alcance EJA com qualidade e resulta que a escolarização não contempla a realidade dos educandos, o que torna o processo educacional esvaziado de sentido. Conclui-se que a formação dos professores está sendo feita com precariedade, desarticulada das demandas dos movimentos sociais e das garantias constitucionais asseguradas. Assim, as políticas de EJA existentes não contribuem para uma educação de qualidade, não visam a formação humana, a criticidade dos sujeitos, o desenvolvimento e a transformação da realidade rural _____________________________________________ A ESCOLA UNITÁRIA COMO UMA PROPOSTA EDUCATIVA PARA EJA: UMA CONTRIBUIÇÃO DE ANTÔNIO GRAMSCI Naiara Gomes de Santana - UFPB Fabricia Sousa Montenegro - UFPB Édina de Brito Alves - UFPB Resumo: O texto discute a proposta de educação de Antônio Gramsci, analisando suas idéias a partir da escola unitária. Iniciamos o texto apresentado de maneira objetiva à trajetória de vida de Gramsci, extraindo os elementos que consideramos mais essenciais de sua biografia intelectual e política. No segundo momento, fazemos um passeio pelas principais categorias elaboradas por ele, para melhor compreendermos suas idéias com relação à educação e ao trabalho. Finalizando o artigo, defendemos que o projeto político de Gramsci era abrangente estendendo-se muito além da análise e da discussão de questões educacionais. Entretanto, argumentamos que a educação no seu contexto e concepção mais amplos, desempenhou papel importante em sua estratégia geral para a construção de uma sociedade mais justa e democrática. ____________________________________________________ Motivações, necessidades e aprendizagens na educação de jovens e adultos. Emília Maria da Trindade Prestes - UFPB Resumo: O que motiva pessoas jovens e adultas a estudar? As exigências da modernidade? As transformações do mundo do trabalho? Consciência de direitos? Ofertas de escolaridade? Facilidade para ingressar na escola ou em cursos de alfabetização? Incentivo familiar ou de amigos? Pesquisas realizadas sobre esta temática creditavam o regresso do jovem e do adulto à escola às exigências do trabalho, às causas religiosas, familiares ou à necessidade de locomoção. (UNESCO/MEC/SECAD, 2005). Mas, qual a relação entre motivação e aprendizagem? É a motivação condição suficiente para facilitar a aprendizagem? Estas são questões condutoras do desenvolvimento desse texto e que possui três objetivos inter-relacionados: verificar o que motiva pessoas jovens e adultas de baixa ou nenhuma escolaridade a buscarem aprendizagem escolar; se elas estão conseguindo aprender e se essa aprendizagem escolar está sendo empregada para atender às suas necessidades cotidianas. ________________________________________________ O Teatro e suas Múltiplas Abordagens na Educação de jovens e Adultos: Releituras Cênicas e Leitura de vida Carla Meira Pires Batista - UNEB Resumo: A escola constitui-se como um dos principais espaços de socialização na vida do sujeito, por conta da diversidade expressa por diferentes sujeitos e a sistematização dos conhecimentos construídos histórica e culturalmente pela humanidade. Neste contexto formativo, situa-se o letramento como um dos maiores desafios educacionais, tornando-se ainda mais complexo e acentuado quando se trata da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O presente artigo propõe-se em refletir e investigar em que medida o fazer teatral contribui para a afirmação da identidade de sujeitos jovens e adultos compreendendo a EJA enquanto espaço de convivência artística e coletiva, investigando as estratégias de reconstrução de histórias de vida, das perspectivas sociais e das leituras de mundo produzidas pelos sujeitos na cultura construída permanentemente. ______________________________________________________ EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CAMPO POLÍTICO DE FORMAÇÃO E INVESTIGAÇÃO EDITE MARIA DA SILVA - UNEB Resumo: Este artigo analisa a formação de professores(as)/pesquisadores(as) na Educação de Jovens e Adultos inseridos na sociedade contemporânea da informação, do conhecimento e da tecnologia. Ressalta a necessidade de formar professores(as)/pesquisadores(as) tomando como perspectivas de investigação e compreensão os contextos históricos, sociais, culturais, organizacionais nos quais se dá sua atividade profissional, como condição para nela intervirem. Aqueles(as)que dedicam-se ao campo da Educação de Jovens e Adultos carregam em si mesmos e nas investigações que realizam uma maior comprometimento e responsabilidade social, política e acadêmica de analisar as trajetórias de vida, saberes, fazeres e conhecimentos produzidos pelas pessoas jovens e adultas, tanto do campo quanto da cidade. Neste contexto aponta o papel que a Universidade deve desempenhar dentro da sociedade através da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Este pilares são importantíssimos para: a permanente produção científica, estabelecimento de elos e intensificação de diálogo entre o contexto acadêmico e os diversos segmentos que constituem a Sociedade. ______________________________________ Desafios dos Tempos e a necessidade de pensar novas perspectivas de ensino em Educação de Jovens e Adultos Edileide Rodrigues da Silva - UNIPÊ Giuliana Cavalcanti Vasconcelos - UFPB Resumo: Computadores, chips, redes de informação, televisão digital e notebooks, com tantas tecnologias, é preciso repensar se o modo como a EJA continua apresentando-se corresponde às expectativas de inclusão social dos novos tempos. Com esse panorama, descrevem-se nuances no quadro da EJA que merecem ser pensadas. Este trabalho tem a intenção de sugerir tal discussão. O estudo pairou nas contribuições de Edgar Morin e Paulo Freire, encontrando relação entre os dois no que se refere à necessidade de promover a apreensão de problemas globais e fundamentais como propulsão à compreensão de problemas parciais e locais. Os docentes de EJA devem estar preparados para lidar com esses avanços tecnológicos. O desafio reforça a necessidade de que os professores sejam mediadores dos novos conhecimentos, de modo que contribuam para que o alunado seja capaz de acompanhar as facilidades que a evolução tecnológica possibilita, superando a exclusão digital, e que esta seja instrumento a favor da inclusão social. Concluiu-se que a educação possibilita ao sujeito dar-se conta de seu potencial, desenvolver habilidades e afirmar competências adquiridas no desenvolvimento da própria vida. ___________________________________________ REMEMORANDO HISTÓRIAS A PARTIR DE ESPAÇOS ALTERNATIVOS DE LEITURA COM ESTUDANTES DA EJA Leidinalva Amorim Santana das Mercês - UNEB Resumo: O artigo procura fazer considerações a respeito do uso da abordagem (auto) biográfica em pesquisas educacionais, tendo como foco o entrelaçamento memória-leitura. A construção das idéias aqui discutidas tomará como ponto de partida a minha própria história de vida, destacando algumas lembranças remotas, além de informações sobre as pesquisas que tenho desenvolvido. Especificamente, apresento reflexões sobre a minha experiência enquanto professora pesquisadora, destacando como a leitura de textos teóricos, mas também a leitura de textos ficcionais tem influenciado à minha formação. Para tanto, apresento exemplos do livro Lendo Lolita em Teerã: uma memória nos livros, de Azar Nafisi, comparando-os com alguns aspectos da minha investigação atual, que focaliza um estudo sobre as práticas de leitura de alunas afro-descendentes da Educação de Jovens e Adultos – EJA, de uma escola pública na cidade de Salvador, levando em conta as condições sócio-econômicas adversas em que estas mulheres têm estado inseridas. ____________________________________________ A EDUCAÇÃO DO CAMPO: A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS E AS POLÍTICAS COMPENSATÓRIAS SONIA PEREIRA BARRETO - UFC JOSÉ RIBAMAR FURTADO - UFC ELIANE DAYSE PONTES FURTADO - UFC Resumo: Este trabalho analisa as políticas de educação de jovens e adultos no campo, examinando o funcionamento de programas, projetos e experiências educacionais que envolvam essa modalidade de ensino, seja na alfabetização, seja no ensino fundamental regular. Busca ver de perto como são trabalhados os conteúdos, metodologia, formação de professores, material didático, dentre outros aspectos do processo educativo. O trabalho de campo foi realizado em 2005 e 2006, nos municípios de Baturité e Caucaia, no Ceará e contou com sistemática observação de salas de aula e turmas de programas de EJA, entrevistas individuais e coletivas, dinâmicas com técnicos, educandos, educadores e sindicalistas do campo. Os programas educacionais ali se revelaram ineficientes, tanto no aspecto pedagógico, quanto na estruturação da educação como um todo.Conclui-se que o Estado ainda não conseguiu superar a visão de cumprimento de suas obrigações constitucionais senão com políticas de caráter compensatório, deixando de tratar a educação como um direito que, para ser efetivado, necessita de um processo organizativo que tanto fortaleça politicamente a sociedade, quanto eduque e direcione o Estado para instituí-lo. __________________________________ EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PERFIL DOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO DA GRADUAÇÃO DE PEDAGOGIA NA UFPB Maria Lúcia Gomes da Silva - UFPB Erenildo João Carlos - UFPB Resumo: Este trabalho é o produto de atividades de iniciação à docência no curso de Pedagogia da U.F.P.B. Ele tem o objetivo de mostrar o perfil dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos do Curso de Pedagogia, na área da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Sabemos que com a LDB 9394/96 a EJA tornou-se uma modalidade ensino, que visa atender uma clientela heterogênea e complexa. O que exige um profissional com uma formação específica. Considerando a necessidade desse tipo de educador, o Curso de Pedagogia da UFPB oferece a disciplina Fundamentos da EJA e uma área de aprofundamento em EJA. O TCC é um documento que nos permite verificar os temas, os problemas e referências que têm contribuído na formação do educador da EJA. A fim de conhecer esse processo, analisamos 66 (sessenta e seis) TCCs, escritos no período de 1995 a 2005. Mapeamos e organizamos os temas em categorias para melhor compreensão. O estudo revelou várias facetas da EJA que foram consideradas relevantes, pelos estudantes do Curso de Pedagogia, advindas do contato com a EJA ofertada pelas escolas de João Pessoa e outros municípios da Paraíba. _____________________________ O PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO SOLIDÁRIA NO CONTEXTO DA DESCENTRALIZAÇÃO DAS RESPONSABILIDADES EDUCACIONAIS DO ESTADO NO PERÍODO 1997 A 2003 ROSÂNGELA MARIA DE OLIVEIRA SILVA - UFRN Resumo: A reforma educacional dos anos de 1990 foi condicionada pelas metas do ajuste fiscal, levando a um deslocamento da fronteira entre as responsabilidades públicas e privadas na promoção da educação de pessoas jovens e adultas. Este artigo tem por objetivo perceber no contexto da descentralização, a gestão do Programa Alfabetização Solidária - PAS no período (1997-2003), frente ao combate sobre o analfabetismo na década de 1990. Trata-se de uma análise qualitativa através de pesquisa bibliográfica - documentos oficiais, relatórios, autores relacionados à conjuntura nacional. A multiplicação de provedores e o estabelecimento de parcerias em promoção da Educação de Jovens e Adultos tornaram-se fenômenos extensos e difusos, fazendo com que por vezes sejam percebidos como processos \"naturais\". Resulta da redefinição do papel do Estado no financiamento e provisão de serviços sociais básicos, que deixou abertas lacunas, progressivamente ocupadas com agentes sociais diversos. _____________________________________ VIVENCIANDO A TEORIA E A PRÁTICA DA PEDAGOGIA FREINET NA EJA DEYSE KARLA DE OLIVEIRA MARTINS - UFRN Resumo: Este estudo foi desenvolvido a partir de uma experiência de alfabetização em duas turmas de alfabetização de jovens e adultos. Para o alcance dos objetivos propostos, optamos pelo método qualitativo de pesquisa, através da observação do cotidiano escolar, considerando os atores sociais como sujeitos ativos dos processos histórico, cultural e político. No sentido de colaborar nesse campo de estudo propusemos um referencial teórico-prático que objetiva a dinamização da sala de aula por meio da visão de alfabetização voltada para os usos sociais da leitura e da escrita; da concepção dialógica de Paulo Freire, baseada na própria cultura do aluno e na valorização deste como sujeito ativo da aprendizagem; da proposta pedagógica de Célestin Freinet, da dinamização da sala de aula (princípios da livre expressão), da colaboração, da atividade e do respeito ao ritmo individual, em função do sucesso escolar. Lembramos que Freinet e Freire contribuíram para a conscientização individual, social, cultural e política do educando, mediada pelo processo escolar. ___________________________________ A REFORMA DO ESTADO, O FORTALECIMENTO DA SOCIEDADE CIVIL E A CONSTRUÇÃO DE PARCERIAS: REFLEXÕES A PARTIR DO PRONERA/UFC (1998-2002) Sandra Maria Gadelha de Carvalho - UECE Resumo: Este trabalho reflete sobre a construção de parcerias entre os movimentos sociais, instituições governamentais e universidades públicas no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera, a partir da experiência desenvolvida na Universidade Federal do Ceará – UFC, de 1998 a 2001. Através de pesquisa bibliográfica, documental e entrevistas aos envolvidos na experiência aborda-se a reforma do Estado brasileiro dos anos 90, o fortalecimento da sociedade civil e as repercussões da conjuntura econômica e política na constituição de parcerias. Conclui-se que, entre as noções de parceria esta experiência pode inserir-se numa perspectiva de fortalecimento da cidadania pela luta ao direito à educação. Todavia, ainda são muitos os desafios que se apresentam na construção de uma relação democrática do aparato estatal e movimentos sociais. ________________________________________ GT – 19 EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PROFISSIONAIS FAZENDO MATEMÁTICA: O CONHECIMENTO DE NÚMEROS DECIMAIS DE ALUNOS PEDREIROS E MARCENEIROS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Maria José Gomes - UFPE Rute Elizabete de Souza Rosa Borba - UFPE Resumo: Este estudo versa sobre o conhecimento matemático que é construído por alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em seus contextos de trabalho e teve como objetivo investigar os conhecimentos sobre números decimais de alunos da EJA que exercem diferentes profissões. Participaram da pesquisa oito alunos (quatro pedreiros e quatro marceneiros) que apresentaram soluções para 12 questões, envolvendo os conceitos de área e de perímetro inseridos em diferentes contextos (de construção civil, de marcenaria e de agricultura). Os dados foram coletados por meio de entrevistas clínicas piagetianas. Verificamos que a experiência dos pedreiros e marceneiros mostrou-se significativa para a resolução dos problemas e que ocorreu a transferência de conhecimentos de números decimais de contextos familiares para não familiares. Observamos que, ao tentar resolver as situações propostas, alunos buscaram referências na sua experiência profissional e que conseguiram transferir suas estratégias para outras situações diferentes das de seu cotidiano. Evidencia-se, assim, a necessidade de aproveitamento no ensino na EJA de estratégias utilizadas pelos alunos nas suas práticas profissionais. _______________________________________ GT – 21 GRUPO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS E EDUCAÇÃO O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA: REFLEXÕES ACERCA DA CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADES SOCIAIS DOS ALUNOS AFRODESCENDENTES NA EJA Dayse Cabral de Moura - UFPE Resumo: O presente trabalho propõe uma reflexão sobre as relações existentes entre o ensino da língua portuguesa e a construção das identidades sociais dos alunos, enfocando a construção identitária dos(as) alunos(as) afrodescendentes, da Educação de Jovens e Adultos. Identificamos a necessidade de ampliação do universo de pesquisa sobre tal temática, pela grande relevância que possuem no contexto dos estudos afro-brasileiros e no ensino da língua portuguesa, compreendendo esta como uma prática social capaz de promover implicações nos processos identitários dos alunos, bem como, desenvolver novas relações sociais e organizacionais de valores e sistemas de conhecimento. Buscamos, dessa forma, contribuir com o desenvolvimento de investigações sobre os processos de ensino-aprendizagem da língua portuguesa dos alunos da EJA, articulando as práticas educativas à diversidade étnico-racial, à história e à identidade dos(as) afrodescendentes, à realidade socioeconômica e cultural. ___________________________________ GT – 23 GRUPOS DE ESTUDO GÊNERO, SEXUALIDADE E EDUCAÇÃO; EDUCAÇÃO RURAL E EDUCAÇÃO INDÍGENA AINDA A RAINHA DO LAR? IMPLICAÇÕES DO CASAMENTO E DA MATERNIDADE NA TRAJETÓRIA ESCOLAR DE ALUNAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Cristiane Souza de Menezes - UFPB Resumo: O trabalho tem por objetivo analisar as implicações do casamento e da maternidade na trajetória escolar de alunas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de uma escola estadual pernambucana. É um recorte de uma pesquisa sobre o processo de escolarização de alunas da EJA. Os instrumentos metodológicos utilizados foram a entrevista biográfica semi-estruturada e a análise documental, complementadas pelo questionário e a observação. Os resultados apontam que fatores ligados ao gênero interferiram na escolarização das alunas. Tendo o casamento como “projeto de vida” elas abandonam a escola na adolescência. Posteriormente, ao retomar os estudos, são frustradas pela oposição do marido/companheiro e pelas atribuições da maternidade. Contudo, como o gênero é uma construção sócio-histórico-cultural, mudanças no interior das famílias constituídas pelas alunas, como a redefinição dos papéis de gênero e da imagem que essas mulheres têm de si, têm contribuído para a sua permanência na escola. ___________________________________ Juventude rural e projetos de vida: o que a educação tem a dizer sobre isso? Ivan Faria - UEFS Resumo: O presente trabalho se propõe a discutir a participação da escola na construção de projetos de vida entre jovens do meio rural. Para isso, debate a reconfiguração das fronteiras entre o urbano e o rural, na atualidade, com destaque para as tensões presentes na relação educação-trabalho. A opção metodológica é por uma pesquisa qualitativa de inspiração etnográfica. O locus de estudo escolhido foram as comunidades de Santiago do Iguape, Bahia. A região e, sobretudo, seus habitantes mais jovens vivenciam o desafio de conviver com as precariedades do sistema educacional público, ao lado da ausência de políticas que assegurem condições tecnológicas e sociais para o enfretamento da acentuado processo de decadência econômica em curso. Ao final, conclui-se que a educação local ainda não consegue dar respostas aos anseios da juventude, que vivencia de forma acentuada o dilema entre migrar ou permanecer em sua comunidade de origem.