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TRABALHOS APRESENTADOS NO V ENCONTRO EM PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM AL – V EPEAL

TRABALHOS APRESENTADOS NO V ENCONTRO EM PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM ALAGOAS – V EPEAL EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: DISCURSOS (RE)VELADORES. Autor: Suele Regina Silva Pinheiro Co- autor: Ana Paula Araújo da Silva _______________________________ O PAPEL DO COORDENADOR PEDAGÓGICO JUNTO AO CORPO DOCENTE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA REDE MUNICIPAL Josivania Alencar Santos Fontes (UNEAL) Profa. Divanir Maria de Lima (UNEAL) Resumo O presente trabalho consiste em um projeto de pesquisa que aborta a atuação do coordenador pedagógico (CP). Constitui-se no resultado de reflexões do curso de Pedagogia da UNEAL, aporta-se nas ideias de (Almeida, 2001), (Paro, 2006), (Nóvoa, 2006), (Vasconcellos, 2004), (Freire, 1996), (Placco, 2007), (Gadotti e Romão, 2007) e nas diretrizes legais que sustentam o referido curso. Objetiva analisar o papel do CP frente às funções de agente formador em serviço, articulador dos processos de ensino-aprendizagem, diante do trabalho pedagógico desempenhado pelos docentes. Caracteriza-se como um estudo de caso por prover uma análise em lócus do contexto e dos processos envolvidos na atuação dos CP de duas redes municipais do semi-árido alagoano. Os sujeitos envolvidos serão dois coordenadores pedagógicos da EJA. A coleta de dados se fará por meio de entrevista semi-estruturada e questionário semi-aberto, que serão analisados dialogando com a teoria recorrente. Pretendemos contribuir com esse estudo, para a reflexão acerca de práticas pedagógicas que atendam as especificidades dos sujeitos da EJA. Palavras-chave: Pedagogia – Coordenador Pedagógico – Educação de Jovens e Adultos _______________________________________ OS SABERES DOCENTES DO EDUCADOR DO 2º SEGMENTO DA EJA (NÃO DISPÕE DE DADOS NO SITE) ______________________________________ A (IN) VISIBILIDADE DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NO LIVRO DIDÁTICO DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Karla de Oliveira Santos - (CEDU/PPGE/UFAL) Resumo Este artigo é um recorte da pesquisa em andamento, A Educação de Jovens e Adultos: desafios e possibilidades curriculares para uma sociedade multicultural. A pesquisa partiu da problemática de compreender a EJA como possuidora de um caráter inter/multicultural, com seus sujeitos marcados de uma diversificada configuração identitária. Nosso objetivo é analisar como as relações étnico-raciais são abordadas, discutidas e problematizadas na EJA, a partir do marco temporal da promulgação da Lei Nº 10.639/2003, do Parecer CNE/CP 03/2004 e da Lei Estadual Nº 6.814/2007 e suas implicações para o currículo oficial, tendo como objeto de análise a coleção de livros didáticos adotada para o segundo segmento dessa modalidade de ensino no município de São Miguel dos Campos, estado de Alagoas. É uma pesquisa de natureza qualitativa, partindo do estudo bibliográfico, da análise documental e de conteúdo como abordagens metodológicas. E da observação, entrevistas semi estruturadas e questionários direcionados para os Técnicos da Secretaria Municipal de Educação, responsáveis pelo departamento da EJA e Professores da referida modalidade, como técnicas instrumentais de coleta de dados. Palavras – chave: Educação de Jovens e Adultos, Relações Étnico-raciais e Livro Didático. ____________________________________________ OBJETOS DIGITAIS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: USOS E POSSIBILIDADES Rosana Sarita de Araujo (PPG-UFAL) RESUMO: Este artigo objetiva identificar a incidência de objetos digitais de aprendizagem destinados à Educação de Jovens e Adultos (EJA) alocados no repositório da Rede Interativa Virtual de Educação (RIVED). Assim sendo, discute a importância do desenvolvimento de objetos virtuais de aprendizagem destinados ao primeiro segmento de EJA, posto esta ser uma modalidade da educação com especificidades diferentes da Educação Básica Regular, pontua alguns critérios a serem contemplados na produção de objetos virtuais de aprendizagem destinados ao primeiro segmento EJA, bem como analisa os pressupostos pedagógicos que embasaram a produção do(s) objeto(s) virtual(ais) de aprendizagens identificados no repositório. Sua base de investigação é alicerçada nos princípios da abordagem quantiqualitativa com a finalidade de fazer um levantamento dos Objetos Digitais de Aprendizagem (ODA) destinados ao primeiro segmento de EJA. PALAVRAS-CHAVE: Mídias na educação; Objetos digitais de aprendizagem; Educação de Jovens e Adultos. _______________________________________ A COR DA LIBERDADE ASSISTIDA – (L.A.) UM OLHAR PARA A ABORDAGEM DA EDUCACAO ETNICORRACIAL DE JOVE (NÃO DISPONIVEL) ________________________________________ IMPOSSIBILIDADES E LIMITES DA FORMAÇÃO DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DO PROGRAMA BRASIL ALFABETIZADO: O CASO DO PÓLO DE SANTANA DO IPANEMA Jailson Costa da Silva (UNEAL) Co-autor (a): Divanir Maria de Lima (UNEAL) RESUMO: Este trabalho consiste numa reflexão acerca do significado das práticas de ensino na Alfabetização de Jovens e Adultos, através da análise da formação dos professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado – PBA. A pesquisa, ainda em fase embrionária, parte de uma inquietação enquanto acadêmico e integrante de um grupo de Coordenadores em um Programa de Extensão Universitária no PBA, no Pólo VI – Santana do Ipanema – semi-árido alagoano. Busca uma compreensão acerca das implicações da formação dos professores sobre suas práticas. Aporta-se nas idéias de Albuquerque (2004), Freire (1996), Gadotti (2001), Haddad; Di Pierro (1994), Oliveira (1999), Prada (1995) e Soares (2008), que contribuem para a reflexão sobre a necessidade de uma atuação transformadora da realidade, numa perspectiva de superação da distorção entre as propostas pedagógicas e a formulação de objetivos condizentes com a alfabetização de jovens e adultos. A análise dos dados revela a pouca familiaridade dos alfabetizadores com a elaboração e operacionalização de instrumentos relevantes para alfabetizar satisfatoriamente, demonstrando a ausência de um modelo de formação específico para estes professores. PALAVRAS-CHAVE: Programa Brasil Alfabetizado – Formação de Professores – Práticas Educativas. ___________________________________ EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E SUA INTERFACE COM A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Manoel Santos da Silva (IFAL) RESUMO Este trabalho percorre por alguns questionamentos sobre a escola como espaço democrático e de confronto de ideias, assim, é a escola um espaço onde precisa manter as relações humanas em processo de discussão. Para isso no desenvolvimento de sua função social de formação do cidadão, deve favorecer o clima de diálogo entre todos que fazem parte da comunidade escolar. A democratização defendida por GADOTTI (2000) por meio de uma educação popular perpassa pela idéia da solidariedade humana, na qual um indivíduo contribui com a educação do outro, havendo reciprocidade em suas práticas. ARANHA (1989), comenta sobre a separação dos alunos por idade. Para LIBÂNEO (1985), a escola funciona como modeladora do comportamento humano. Já para FREITAZ (1980), a escola contribui, pois, de duas formas, para o processo de reprodução da formação social do capitalismo: por um lado reproduzindo as forças produtivas, por outro, as relações de produção existentes. Já a escola autônoma é representada como aquela em que há a participação da comunidade escolar em sua gestão e na construção de sua identidade, sempre direcionando os trabalhos para um eixo central que conduzirá o fazer pedagógico na escola. PALAVRAS-CHAVE: EDUCAÇÃO PROFISSIONAL. ESCOLA. EJA. _______________________________________ CONTRIBUIÇÕES DA MÍDIA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - EJA1. Geane Magalhães Monte Salustiano Sandra Regina Paz da Silva RESUMO Este artigo surgiu a partir do interesse e da curiosidade em investigar o uso das mídias nas práticas pedagógicas em aulas de Biologia, e como as mesmas podem ser empregadas de forma a contribuir para aprendizagem de jovens e adultos. O estudo teve como sujeito 50 estudantes da EJA, do ensino médio noturno de uma escola pública no município de Rio Largo/AL. A abordagem metodológica utilizada foi de cunho qualitativo e se deu em três etapas: a primeira consistiu em uma caracterização através de um levantamento feito a partir de um questionário. Este questionário teve como objetivo identificar as mídias que os alunos tinham acesso no seu dia a dia, assim como as que mais gostariam de utilizar em sala de aula. Outra finalidade foi a de contribuir com o processo de assimilação e apropriação do conhecimento. Na segunda etapa foi selecionado pelos estudantes o computador como a mídia a ser utilizada como recurso pedagógico no processo de ensino e aprendizagem em aulas de genética e evolução da vida. A terceira e última etapa se caracterizou pela realização de um questionário sobre as contribuições da mídia para o ensino de Biologia na percepção dos educandos. As análises do estudo levaram a compreender que o uso da mídia, se constitui como mediadora entre o sujeito e o objeto do conhecimento, tornando-se uma ferramenta indispensável no processo de ensino e aprendizagem, contribuindo, significativamente, na melhoria da compreensão dos conceitos em relação aos conteúdos trabalhados em sala de aula. Palavras-chave: Ensino e aprendizagem de biologia, mídias, educação de jovens e adultos. __________________________________________________ RESSIGNIFICANDO A PRODUÇÃO TEXTUAL EM/NA SALA DE EJA Maria Juliana da Silva Universidade Federal de Alagoas - UFAL RESUMO: Este artigo apresenta resultados parciais de experiências empíricas baseadas em análises abordadas por FREITAS, MOURA e KOCH, I. V, em seus estudos sobre: O Livro Didático na sala de aula de educação de jovens e adultos e o texto e a construção de sentidos. Tais práticas foram analisadas a partir de observações e interferências numa sala de EJA de 1º segmento, 3º etapa de uma escola da rede Estadual de ensino, que buscou analisar a inter-relação do sujeito trabalhador e estudante da EJA com os múltiplos sentidos, significados e ressignificados dados ao texto e a produção textual utilizadas em sala, se contrapondo a uma mera decodificação textual. Levando em consideração como o professor/mediador utiliza os gêneros textuais a fim de proporcionar uma total produção de sentido ao que o aluno produz, valorizando assim o contexto no qual esse sujeito está inserido, e não usar o texto tão somente como pretexto para fazer uso da gramática pela gramática. Palavras-chave: Produção textual; Ressignificados; Produção de sentido. _______________________________________ GESTÃO ESCOLAR E EJA: UM OLHAR NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE MACEIÓ/AL Javan Sami Araújo dos Santos (CEDU-UFAL) Elicláudia Nunes de Lima (CEDU-UFAL) Edna Cristina do Prado (CEDU-UFAL) RESUMO O presente trabalho é parte de estudos bibliográficos e documentais, visitas, observações e entrevista com os seguintes segmentos escolares: Equipe gestora, professores e alunos, tendo como objetivo relatar as análises da pesquisa na iniciação científica, concernente à gestão democrática relacionada à Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola da Rede Pública Municipal de Maceió-AL. Partindo desta temática: Gestão e EJA, o desenvolvimento da pesquisa visou esclarecer como a EJA vem sendo tratada pela equipe gestora da referida instituição de ensino. Esta por sua vez, desdobrou-se em especificidades como: a análise documental do Projeto Político Pedagógico (PPP) e a participação dos Jovens e Adultos nas Instâncias Colegiadas (Conselho Escolar e Grêmio). Os estudos de Paro, 1996; Lück, 2002; Cury, 2000; Pazetto; Whittman, 1999, entre outros foram consultados como referencial teórico para subsidiar a análise, uma vez que, ao contrário da visão restrita e burocratizada de administração escolar, afirmam que a gestão escolar deve passar a ser compreendida como mecanismo coletivo de tomada de decisões pelos diversos atores sociais que compõem o cenário escolar. Palavras-chave: Gestão Escolar - Educação de Jovens e Adultos - Projeto Político Pedagógico. ____________________________________________ ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES PARA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Jane Marinho da Silva (PPGE/UFAL) Resumo O presente artigo é fruto de um estudo inicial sobre a formação de professores para Educação de Jovens e Adultos. O interesse pelo tema partiu de experiências adquiridas no Mestrado em Educação Brasileira, na disciplina Educação Brasileira. Nessa disciplina foi apresentado um seminário intitulado: “Educação de Jovens e Adultos: contexto histórico, políticas educacionais e as perspectivas atuais desta modalidade de ensino”. A partir das discussões apresentadas no seminário nasceu a vontade de estudar a formação docente para EJA. Foram realizadas algumas pesquisas em fontes literárias: Arroyo (2006), Candau (1998), Freire (1996), Libâneo (1998), etc. Como também em fontes documentais como: Constituição Brasileira de 1988, LDB 9394/96, Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos, e nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso em Pedagogia. O estudo visou apreender como deve ser tratada a formação do profissional da EJA. Neste sentido, o objetivo desse texto é apresentar algumas ponderações inicias sobre a questão da formação deste profissional. Assim, será exibido como essa preparação vem sendo realizada e a concepção de formação defendida nesse artigo. Palavras-chave: Educação. EJA. Formação de professor para EJA. _____________________________________ A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DO PROEJA: IMPLICAÇÕES NA PRÁTICA PEDAGÓGICA Ruth Malafaia Pereira (IFPE – PPGE/MINTER/UFAl) RESUMO Este artigo pretende traçar, brevemente, as mudanças ocorridas no perfil docente e para isso faremos uma reflexão da formação deste profissional observando a trajetória histórica e a questão legal. Utilizaremos como referencial teórico, BRASIL, (2006), BRASIL, (2007), MACHADO, (2010), SAVIANI, (2005), entre outros. O enfoque desta investigação será o docente atuante no PROEJA. O PROEJA é um Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Jovens e Adultos que apresenta um campo de conhecimento com peculiaridades e lógicas de aprendizagem, por tanto requer uma formação específica de seus docentes. Neste contexto uma análise reflexiva da formação docente e as implicações na prática pedagógica se faz necessária e nos remete a uma indagação significativa: Que contribuição a formação docente específica traz para o desenvolvimento das práticas pedagógicas do professor do PROEJA? A partir de conversas informais durante reuniões pedagógicas é apresentado que a formação de professores do PROEJA ainda é uma área que necessita de um maior investimento do poder público e das instituições de ensino. Palavra–chave: Proeja; Prática Pedagógica - Formação do Professor. _______________________________________ DESCOBRINDO A CIDADANIA ATRAVÊS DAS MÍDIAS EDUCATIVAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Jaqueline Leite Vaz de Barros – UFAL Maria Auxiliadora da Silva Cavalcante – UFAL RESUMO: O artigo descreve um relato da execução prática do projeto de integração de mídias na escola, com uma reflexão teórica da experiência realizada. O projeto didático foi executado numa Escola da Rede Pública Municipal de Maceió, nas turmas de EJA com alunos(as) na faixa etária entre 22 à 58 anos. O objetivo geral foi: Ampliar com os recursos midiáticos o conhecimento dos alunos sobre os direitos que eles possuem como cidadãos. A experiência foi realizada em um semestre, em 2 aulas por semana onde as observações eram registradas no diário de campo. Adotamos os pensamentos de Freire (1997) para dar sustentação epistemológica à proposta da EJA e abordamos as mídias como ferramentas necessárias para mediar à aprendizagem. Os resultados demonstram que os recursos midiáticos favoreceram a compreensão dos conhecimentos relativos à cidadania e direitos humanos. PALAVRAS-CHAVES: Mídias na Educação; Educação de Jovens e Adultos; Cidadania; Direitos Humanos. ______________________________________ A MORALIDADE SERTANEJA NA ESCOLARIZAÇÃO DE IDOSOS (1920-1930) Larissa dos Santos Estevão (UFAL) Aline Neyde de Lima Paz (UFAL) Resumo Na intenção de aprofundar a história da educação rural do Estado de Alagoas, com base em relatos de idosos alagoanos nascidos entre as décadas de 1920 e 1930, este texto apresenta traços da educação rural e sua moralidade no depoimento de idosos para compreender mais especificamente como se associavam a educação moral sertaneja na escolarização a ela destinada. Do ponto de vista metodológico foi utilizada a História Oral com base nos estudos de Thompson (1992), Bosi (1994) e Jucá (2003). A opção por esta forma de pesquisa se deu por tratar-se de um grupo social de idosos acima de 80 anos pertencente à zona rural, de pouca visibilidade social, em geral, esquecidos pela história escrita. Este estudo revela que as noções de escola vão sendo alteradas na medida em que esta se encontra próxima ou distante de casa, com as relações familiares mais rígidas ou mais frouxas, com as condições financeiras mais favoráveis ou não. Ora a escola se apresenta como lugar de fuga do trabalho da roça, ora como lugar de redenção ou mesmo como um espaço estranho onde apenas era frequentada por obrigação, o que reforça uma das passagens da obra a Infância (1998) do romancista alagoano Graciliano Ramos. Palavras – chave: Moralidade - Escola rural - Memória ________________________________________ O QUE PENSAM OS PROFESSORES QUE ATUAM EM CURSOS DO PROEJA: ALGUMAS REFLEXÕES Rosely Maria Conrado (IFPE – PPGE/MINTER/UFAL) Georgia Sobreira dos Santos Cêa (PPGE/UFAL) Resumo: O artigo aborda o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), destacando a compreensão que professores vêm construindo sobre ele. Busca-se, numa perspectiva dialética, identificar contradições e antagonismos entre a proposição oficial do Programa e a forma como os professores o compreendem. Inicialmente, são apresentados momentos históricos da formação profissional e da educação de jovens e adultos (EJA) no Brasil, até a criação do PROEJA, que teve as escolas da rede federal de educação tecnológica como primeiro espaço do programa. Após, a partir da realidade de um instituto federal vinculado a esta rede, são apresentados dados sobre a compreensão de professores que atuam em cursos do PROEJA, com base em questionários semiestruturados. A análise dos dados demonstra que existem dificuldades na implementação do PROEJA e que há uma distância entre a fundamentação expressa nos documentos oficiais e a compreensão que os professores têm sobre o mesmo. O artigo pretende mostrar que o respeito às impressões dos professores pode ajudar as equipes de governo e os profissionais que atuam em escolas que oferecem cursos do PROEJA a seguirem adiante com a proposta, atuando sobre determinados aspectos que merecem um tratamento político e pedagógico mais incisivo. Palavras-chave: PROEJA; instituto federal de educação; professores do PROEJA. ____________________________________________ AS RELAÇÕES DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Deiseane Louise Santos Oliveira – (PPGE/UFAL) Resumo A preocupação com a temática surgiu a partir de uma prática interventiva em que atuei como bolsista de iniciação científica durante uma pesquisa1 em uma escola da rede pública municipal de Maceió, com uma turma de pós-alfabetização, da 3ª fase do 1° Segmento do Ensino Fundamental de EJA. Após essa pesquisa, onde trabalhamos sobre o papel da mulher no mercado de trabalho e o posicionamento desses sujeitos em relação à temática surgiu uma inquietação em analisar as relações de gêneros nas práticas pedagógicas do 1º segmento da EJA À luz da Pedagogia do Oprimido de Freire, partindo do problema central se as relações de gênero entre esses educandos podem ser explicadas através das relações opressor-oprimido explicitadas por Freire (2007) ao analisar a sociedade brasileira. Palavras - chave: Educação de Jovens e adultos; Relações de Gênero, Opressor- Oprimido. __________________________________________ O PERFIL DOS SUJEITOS ALUNOS DA 1ª TURMA DO PROEJA ARTESANATO IF AL, CAMPUS – MACEIO ( não consta mais dados no site) _______________________________________________ A IMPOSSIBILIDADE DE SER JOVEM NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: O OLHAR DO LIVRO DIDÁTICO (LD) DE CIÊNCIAS SOCIAIS Divanir Maria de Lima (UNEAL-UFAL) Marinaide Lima de Queiroz Freitas (UFAL) RESUMO O texto enfoca a construção das juventudes buscando as representações do ser jovem nos diversos momentos históricos e analisa a representação dessas juventudes a partir do olhar do LD da EJA. Constitui-se um recorte da pesquisa de Mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas. O processo metodológico é de natureza qualitativa e utiliza a Análise de Conteúdo de uma das unidades do LD de Ciências Sociais buscando perceber qual o tratamento dado as juventudes na EJA. Aporta-se nos estudos de Spósito (1992, 2003), Carrano(2003),Dayrell(2007),Bardin(2009),entre outros. As evidências iniciais demonstram que o LD, tratando das juventudes, as concebe etariamente, aportando-se no paradigma da cronologização das idades. Considera os jovens como sujeitos que vivem um processo de transição entre o mundo da infância e o mundo adulto, o que impossibilita a existência das juventudes reais na EJA, validando que, na escola, o jovem é tão somente aluno/estudante, negando sua condição de jovem, sua identidade juvenil, suas formas de se constituir jovem na Educação de Jovens e Adultos. Palavras-Chave: Juventudes - Educação de Jovens e Adultos - Livro Didático _______________________________________________ DIFICULDADES NA APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL DE JOVENS E ADULTOS Ginaldi Ferro da Silva - UNIT Joel Stphan Rocha de Aquino – UNIT Fernando Silvio C. Pimentel – UFAL/UNIT RESUMO: Tendo em vista o controle exercido pelo livro didático e devido à carência de material apropriado para a Educação de Jovens e Adultos, os alunos são duplamente prejudicados, uma vez que, as atividades desenvolvidas não têm significado para eles, sendo tratados como crianças. No ensino da matemática deste seguimento, apresenta-se também a questão do “medo” da disciplina e da metodologia utilizada pelo professor. A pesquisa originou-se a partir de estudos realizados na disciplina Estágio I e II, como parte do Curso de Matemática ofertado pela Universidade Tiradentes/EAD e buscou analisar os diferentes métodos utilizados entre os professores de EJA no ensino da matemática que facilitam a aprendizagem, bem como compreender as dificuldades destes alunos na aprendizagem. A coleta de dados realizou-se em uma escola da rede publica estadual. Foi realizado levantamento das dificuldades dos alunos de EJA com a matemática. Se escolheu o estudo de caso como procedimento, buscando compreender o fenômeno e encontrar as principais contradições do processo de ensino da matemática a partir de um método dialético. A pesquisa qualitativo, que deu origem a este artigo seguiu um encadeamento metodológico de levantamento e análise bibliográfica, coleta de dados, tabulação e análise dos dados obtidos. Concluiu-se que as dificuldades na aprendizagem são muito profundas e envolvem desde a chegada do aluno na escola, passando pelo medo da disciplina matemática e a metodologia das aulas. PALAVRAS-CHAVE: Matemática, Dificuldades na aprendizagem, Educação de jovens e adultos ___________________________________________ ANALFABETISMO FEMINININO EM ALAGOAS: O PODER DO DESEJO Roberta Cassiano Peixoto (UFAL) Elione Maria Nogueira Diógenes (UFAL) RESUMO Neste artigo trazemos uma discussão sobre o lugar social da mulher alagoana no início do século XX. O cenário da economia alagoana não destoava muito do que acontecia na maior parte do território brasileiro, ou seja, a economia era agro-exportadora. Numa tal condição econômica, a mulher se limitava ao mundo do patriarcalismo, tendo o acesso à educação amputado. Segundo Nunes (2010), “A educação estaria voltada para a formação de líderes e cidadãos educados, ou seja, para o serviço à sociedade”. É sobre esta situação da mulher no cenário alagoano que discutimos aqui. Em outras palavras, através da memória de senhoras idosas trazemos de permeio a vida e o desejo de viver dessas mulheres. Numa sociedade, onde, determinados padrões de comportamento são estipulados diferencialmente, os valores da mulher são resumidos em submissão e aceitação. com o referido trabalho, chegamos a seguinte conclusão: ser analfabeta nas primeiras décadas do século XX em Alagoas não era uma situação de sorte ou fado e sim de determinação social e histórica. Palavras-chave: Educação Feminina, Sociedade, Analfabetismo. _________________________________________ ENSINAR E APRENDER GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS Edna Telma Fonseca e Silva Vilar (UFAL) RESUMO Por que ensinar e aprender Geografia na Educação de Jovens e Adultos? Qual/is o/os sentido/os da educação geográfica para alunos/as trabalhadores? Quais temáticas socioespaciais são mais significativas para os educandos/as da EJA? Com quais materiais didáticos podem ser abordadas? Estas questões são discutidas neste artigo, dialogando-se com professoras que atuam em uma escola pública municipal em Maceió/AL e com pesquisas que discutem o ensino de Geografia na EJA focalizando práticas (MARTINS, 2006); análise de propostas curriculares e materiais didáticos (SANTOS, 2008), a „função alfabetizadora da Geografia‟ (PEREZ, 2005); as contribuições dos conceitos geográficos para a leitura e compreensão do mundo (BOGO & STEIN, 2008). Referencia-se em (FREIRE, 2005) e SANTOS (2004) para discutir os sentidos do ensinar e aprender conhecimentos geográficos com os jovens e adultos, sugerindo-se que tais conhecimentos podem contribuir para a construção de uma nova cidadania a ser vivida no âmbito da escola, da cidade e em outras escalas geográficas, em que os diversos modos de habitar dos sujeitos possam ser conhecidos e discutidos, desencadeando modos de atuar no espaço geográfico. PALAVRAS-CHAVE: Educação geográfica – Educação de Jovens e Adultos – Materiais didáticos _______________________________________ GESTÃO DEMOCRÁTICA NA EJA: INDÍCIOS DE SUA POSSIBILIDADE NA OBRA PEDAGOGIA DA AUTONOMIA E NOS DOCUMENTOS RESULTANTES DA V E VI CONFINTEA s. Márcia Suely de Oliveira Araújo (UFAL) RESUMO O presente artigo apresenta indícios da possibilidade de uma Gestão Democrática na Educação de Jovens e Adultos presentes na obra Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, bem como nos documentos resultantes da V CONFINTEA intitulado “Declaração de Hamburgo - Agenda para o futuro” e da VI CONFINTEA denominado como “Marco de Belém”. Este estudo faz parte de uma pesquisa de mestrado em fase inicial cujos dados são bibliográficos. O encontro com os indícios da Gestão Democrática como possibilidade para a EJA presentes nesta obra e nestes documentos parte de um olhar sensível instigado pelas discussões efetuadas na Disciplina Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos do Mestrado em Educação Brasileira da Universidade Federal de Alagoas realizada no primeiro semestre do ano de 2010. Faz-se importante ressaltar que a EJA aqui é observada dentro da realidade alagoana com suas peculiaridades e já é pensada para além de uma modalidade específica de ensino, pois consideramos, como prevê a VI CONFINTEA, que a educação se dá ao longo da vida. PALAVRAS-CHAVE: Gestão Democrática; EJA; Pedagogia da Autonomia; CONFINTEA V e VI. _____________________________________________ O PLANEJAMENTO ESCOLAR NO COMBATE À EVASÃO NO ENSINO NOTURNO: UM ESTUDO A PARTIR DA REALIDADE DO MUNICÍPIO DE TEOTÔNIO VILELA- AL Alda Maria da Silva – UFAL Fernando Silvio Cavalcante Pimentel – UFAL Resumo: Ao longo da história, uma modalidade de ensino seria esquecida pelos órgãos governamentais e assim sendo, seria posta à margem da sociedade. Este artigo destaca os motivos pelos quais ocorre, a cada ano, um alto índice de evasão no ensino noturno da Educação de Jovens e Adultos que dificulta a permanecia do aluno na escola. Para alguns estudiosos o índice de evasão escolar é explicado como uma falta de capacidade da escola de constituir um universo escolar socializado, participativo e interativo, pelo contrário, o modelo educativo escolar é seletivo e fragmentário nas atividades educativas. Sendo um estudo de caso realizado no Município de Teotônio Vilela, Alagoas, a pesquisa parte dessas idéias, questionando a relevância do planejamento como item que pode contribuir para redução da evasão escolar, procurando através de um estudo especifico solucionar esse problema tão presente e que nos aflige a cada ano letivo. Palavras-chave: evasão, planejamento, EJA ______________________________________ LEITURA NA EJA: ENFOQUE NOS GÊNEROS TEXTUAIS Tatiana Karla Dionísio Menezes (UFAL) Valdilene Cardoso de Barros (UFAL) Marinaide Lima de Queiroz Freitas (UFAL) RESUMO Neste artigo apresentamos os resultados parciais de análises das observações de aulas de leitura realizadas em uma turma de pós-alfabetização de jovens e adultos, em uma escola pública estadual. O foco de investigação centrou-se na formação de leitores a partir da utilização dos gêneros textuais. Este estudo faz parte da pesquisa PIBIC-UFAL-CNPq A leitura na educação de jovens e adultos e a formação de leitores. Parte das seguintes indagações: Qual o lugar dos gêneros textuais nas aulas de leitura? Como o(a) professor(a) da EJA trabalha esses gêneros em sala de aula, considerando suas funções e os aspectos comunicativos e interacionais? Utilizamos o método de pesquisa qualitativo-interpretativo, baseado em estudo de caso. Na fundamentação teórica utilizamos: Bajar (1994), Koch (2007), Koch e Elias (2006), Marcuschi (2008), Soares (2003) e Silva (1999). O resultado desta investigação nos apontou que a professora observada, ainda possui uma visão limitada sobre a prática de leitura, uma vez que prioriza a leitura em voz alta, bem como, apresenta dificuldade em trabalhar aspectos linguísticos e estruturais que os gêneros textuais trazem, utiliza-os basicamente, como pretexto para realização de atividades gramaticais. Palavras-chave: Leitura – Gêneros textuais – Educação de Jovens e Adultos. _____________________________________ O PERFIL DO ALUNO PROJOVEM URBANO NÚCLEO 20 DA CIDADE DE PALMEIRA DOS ÍNDIOS - AL E SUA RELAÇÃO COM A MATEMÁTICA Jucinete Pereira dos Santos (UNEAL) Lauro Lopes Pereira Neto (UNEAL) RESUMO Este trabalho tem como objetivo apresentar o perfil dos jovens que estudam no Projovem Urbano, núcleo 20, da cidade de Palmeira dos Índios - AL visando entender os problemas vivenciados por eles para continuarem os estudos e entender qual a relação destes com a matemática, uma vez que muitos a utilizam constantemente nas ações diárias e de trabalho. Foram aplicados questionários contendo perguntas de razão sócio – econômicas, culturais e questionamentos sobre a importância e utilidade da matemática na vida deles. Palavras-chaves: Aprendizagem, Jovens, Transposição Didática, Matemática.