Skip to Content

Centro de Referência em Educação de Jovens e Adultos

Diretoria de Política da Educação de Jovens e Adultos em conjunto com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade do Ministério da Educação (DPEJA/SECAD/MEC), vem desde 2009, estabelecendo contatos para a constituição de uma rede de articulação de ações com os núcleos e grupos de estudos de Educação de Jovens e Adultos existentes nas IES, a fim de promover a criação de Centros de Referência de Educação de Jovens e Adultos – que se constitua como espaço de organização de documentação e memória histórica e recente sobre EJA que abrigue acervos de documentos e memórias, através de catálogos e sistemas de consulta, e disponibilização em meios digitais ou virtuais, que estimule a produção de conhecimento sobre a História da EJA no Brasil e atue na formação de docentes.

V Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste - SEREX

ser.jpg

Aconteceu entre os dias 04 e 06 de junho, na Universidade Federal de Góiás (UFG), Goiânia/GO, o V Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste - SEREX. No dia 05/06 a Professora Maria Clarisse Vieira (UnB), vice-coordenadora do Centro de Memória Viva Documentação e Referência em Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais do Distrito Federal - CMVEJA/DF, apresentou o trabalho "A experiência do Centro de Memória Viva Documentação e Referência em Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos e Movimentos Sociais do DF". Confira aqui os trabalhos aprovados para apresentação.

Seminário Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores da Educação Básica na América Latina

cartaz_finalizado_0.jpg

Aconteceu na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília (FE/UnB), Sala dos Papirus, dias  24 e 25 de novembro, das 09h às 18h, o Seminário "Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores da Educação Básica na América Latina". Em breve os frutos do seminário.

I Seminário de Centros de Referência de EJA - 12 e 13 ago/2010

O I Seminário de Centros de Referência de EJA, realizado 12 e 13 de agosto no Espaço Eliseu Visconti (Fundação Biblioteca Nacional), no Rio de Janeiro, teve o objetivo de reconhecer experiências em curso de resgate e registro de memórias, tanto de acervos públicos quanto pessoais, aproximando as equipes envolvidas com centros de referência de EJA a questões que envolvem: guarda e preservação de acervos; gravação e registro de acervos digitais; disponibilização pública; acesso; mapeamento físico em suporte digital e impresso, assim como o uso de ferramentas e softwares desenvolvidos para banco de dados.

Reunião Nacional em Porto Alegre (25.05.2010)

A reunião nacional realizada em Porto Alegre, é importante para demarcar as primeiras ações nacionais de criação dos Centros de Referência no país. Nesta reunião a Secad/MEC expôs a concepção sobre a importância da história e memória para a identidade de um povo e o compomisso que os Centros de Referência ganham enquanto espaço público de constituição da nacionalidade brasileira.

 

Construção Nacional dos Centros de Referência

Confira aqui os registros dos Centro de Referência, realizados durante as reuniões nacionais.

Divulgar conteúdo