Documentos

O Fórum Mineiro de EJA promove a garantia do direito à educação e para isso disponibiliza alguns documentos importantes para a a apropriação do conhecimento sobre a EJA.

Os Cadernos de EJA de Contagem  são materiais ricos para entender história, contexto e desafio da EJA nas últimas décadas.

Alguns marcos regulatórios que influenciam diretamente o espaço da EJA, como o Parecer do Conselho Municipal de Educação de BH e a Resolução n. 441 do Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais são importantes pontos de partida no estudo da legislação embasadora e regulatória da EJA no estado. Outro documento que merece destaque é o que orienta as ações do ProJovem Campo - Saberes da Terra - Saberes de Minas que objetiva valorizar as especificades do jovem e do adulto do campo.

Durante a 99ª Plenária do Fórum Mineiro de EJA, foram feitas três apresentações: a primeira abordou o histórico das Conferências Internacionais de Educação de Adultos (Confintea) e foi conduzida por Luiz Olavo Ferreira. Já a segunda, ministrada pela professora Áurea Damasceno, analisou as perspectivas sobre o Plano Estadual de Educação . Por fim, a professora Analise da Silva expôs algumas metas de políticas públicas que tangem as temáticas de gênero e raça na EJA.

No campo científico, são diversas as produções que focalizam a EJA e suas características como estudo. Selecionamos algumas que estudaram a EJA em Minas Gerais ou que inseriram o recorte geográfico no estudo. Veja quais são.

AnexoTamanho
orientacao-conjunta-sb-sg-n.01-projovem-campo.doc331 KB
resolucao 444.pdf53.28 KB
Parecer de EJA do CME BH(1).doc287.5 KB
EJA Contagem.pdf753.22 KB
Apresentação Forum Mineiro Confintea.pdf134.64 KB
GÊNERO E RAÇA NA EJA.pdf227.95 KB
PEE Fomeja.pdf240.61 KB