Skip to Content

NOTA DE REPÚDIO À MILITARIZAÇÃO DAS ESCOLAS E FECHAMENTO DAS QUE OFERTAM EJA

O Fórum Paranaense de Educação de Jovens e Adultos vem lutando intensamente em defesa da educação pública e de qualidade para todas as pessoas jovens, adultas e idosas trabalhadoras para que tenham o seu direito à Educação assegurado. Neste momento, as ações políticas do atual governo do estado do Paraná não estão fazendo valer o direito de Educação à classe trabalhadora com vistas a dar continuidade aos seus estudos.

Neste contexto de pandemia, causado pelo novo Coronavírus, o Fórum tem acompanhado as mudanças que vem ocorrendo, com o fechamento de inúmeras escolas que ofertam Educação Básica na modalidade EJA e a implantação acelerada da escola cívico-militar na educação pública. Nossa luta é por uma educação pública, laica, de qualidade para todos e todas sem qualquer forma ou tipo de exclusão ou segmentação. Concebemos a formação crítica e emancipatória como fins educacionais e a gestão democrática participativa de toda comunidade escolar como meio para construir a função social da escola pública.

No atual contexto de negação dos direitos dos educandos e das educandas da EJA, conscientizar a todos que a educação é uma condição de vital importância no revelar das desigualdades históricas e de que é necessário mais vozes nesta luta, torna-se a tarefa primordial do Fórum, bem como das instituições a ele vinculadas. Neste sentido, é relevante reivindicar junto aos diferentes segmentos que compõem o coletivo escolar que ampliem o debate e reflitam juntos, pois a importância capital na formação de um povo é saber pensar, é a garantia do direito ao debate público, do acesso às informações e as consequências do projeto pretendido, para poder conduzir com autonomia os rumos da educação pública no seu território.

O Fórum repudia a militarização de todas as escolas e o fechamento daquelas que ofertam a EJA de qualquer período, pois os jovens, adultos e idosos devem ter assegurado o seu tempo de permanência e o atendimento no espaço escolar mais próximo do local de sua residência.