Skip to Content

JURA PARANÁ 2021

Acompanhe a JORNADA UNIVERSITÁRIA EM DEFESA DA REFORMA AGRÁRIA: LUTAS E RESISTÊNCIAS NO CAMPO E NA CIDADE CENTENÁRIO PAULO FREIRE

 

As transmissões acontecem nas redes do MST:

MST PR no Youtube e Mídia sem Terra no Facebook

 

 

LANÇAMENTO DA CONEPE

 

 

CARTA CONVITE

Convidamos toda a Sociedade para participarem do Lançamento da Conferência Estadual Popular de Educação – discutir a Educação Brasileira, Paranaense e Municipal é necessário. Estamos num período de muitos ataques aos recursos da educação pública, também do que se ensina, da democracia e dos direitos.

TODOS E TODAS estão convidados(as): gestores(as), profissionais da educação, estudantes, mães/pais e responsáveis, movimentos sociais, parlamentares, prefeitos(as), sindicatos, organizações. Todos e todas que defendem a educação pública, GRATUITA, LAICA, DEMOCRÁTICA, CIDADÃ, DESMILITARIZADA, EMANCIPADORA E COM QUALIDADE SOCIAL.

Data: 20/05/2021
Horário: 18h (sala do zoom aberta)
18:30h: início
 

 

Portal da  https://www.youtube.com/user/TVSinalAssembleiaPR

Também pela Página do FEPE FACEBOOK/fepepr

 

 

 

 

LANÇAMENTO DA CONAPE 2022

No dia 09/04/2021 foi feito o lançamento da Conferência Nacional Popular de Educação (CONAPE) 2022, conduzida pelo  Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE).

O FNPE  é uma articulação de entidades nacionais do campo educacional e dos movimentos sociais em defesa da educação, constituído em diálogo permanente com fóruns pelos estados, em decorrência da Portaria nº 577/17 e o Decreto de 27 de abril de 2017, impostos pelo Governo Michel Temer de forma unilateral, restritiva, e antidemocrática, e que desestruturaram o Fórum Nacional de Educação (FNE ) e a Conferência Nacional de Educação (Conae), tornando-os ilegítimos.

Entre as atribuições do FNPE estão:
• Articular e coordenar a Conferência Nacional Popular de Educação (Conape) e suas etapas antecedentes.
• Acompanhar e avaliar o processo de implementação das deliberações das conferências nacionais de educação.
• Apoiar a organização dos fóruns populares e das conferências populares de educação, por meio de representações estaduais de entidades e movimentos sociais, articulando-os ao FNPE e à Conape.

Para acompanhar o lançamento da CONAPE 2022, clique no link a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=J4gJi8dHF9E

 

 

 

COLÓQUIO PAULO FREIRE: Leituras Freireanas e sua Atualidade (2021)

 

O COLÓQUIO PAULO FREIRE: leituras Freireanas e sua atualidade (2021) é um evento organizado pelos Fóruns de EJA da região Sul que pretende o estudo de obras de Paulo Freire, buscando apreender seus fundamentos e princípios político-pedagógicos, bem como refletir sobre sua atualidade no contexto atual.

A abertura do evento será no dia 30 de março, das 19:00 às 21:00, com transmissão pelo seguinte endereço no Youtube: 

https://youtu.be/6js2Di_SU6o

 

O Colóquio tem como Objetivos:

- Ler, estudar e debater algumas das principais obras de Paulo Freire;

- Potencializar a ação política-pedagógica, tendo como base os fundamentos Freireanos;

- Evidenciar a importância da concepção Freireana da Educação no contexto atual, analisando aspectos políticos, econômicos e sociais frente às desigualdades históricas.     

 

Carga Horária total: 24 horas/ 6 encontros

Carga horária dos encontros (2 a 3 horas mensais)

Organização: Fóruns de EJA da Região Sul (Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin (SC), Sonia Maria Chaves Haracemiv (PR), Kyamani Moreno de Sousa (PR), Fernanda dos Santos Paulo (RS) e Maria Aparecida Zanetti (PR)

 

O evento será realizado a partir de uma plataforma virtual, a qual será informada via e-mail e os encontros serão socializados via Youtube dos Fóruns de EJA do Sul.

 

Metodologia do colóquio:

Leitura do livro selecionado para o encontro e debate em roda de conversa.

 

Cronograma:

30 de março -    ENCONTRO DE ABERTURA: O legado de Paulo Freire e a sua contribuição para a Educação de Jovens e Adultos, com a professora Ivanilde Apoluceno de Oliveira, pós doutora em educação pela PUC/RJ, docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e professora titular da Universidade do Estado do Pará.

15 de abril - Livro para estudo: FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação; uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 102 p. 1980.

19 de maio: Livro para estudo:   FREIRE, Paulo. Educação e Mudança. 12ª ed., Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

8 de junho - Livro para estudo:  FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

2 de julho - Livro para estudo:  FREIRE,  Paulo. Pedagogia da Esperança. Um Reencontro com a pedagogia do oprimido. Notas: Ana Maria Araújo Freire Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

12 de agosto - Livro para estudo:  FREIRE, Paulo. Política e Educação. São Paulo: Cortez Editora, 1993.

 

INSCRIÇÕES:
https://www.even3.com.br/leituraspaulofreire/

 

Conteúdo sindicalizado