Skip to Content

Fórum Paranaense realiza plenária no dia 03/Março/2017 em Curitiba

Fórum Paranaense de realiza plenária no dia 03/Março/2017 em Curitiba

Aconteceu no dia 03 de março de 2017, no Setor de Educação da UFPR (Universidade Federal do Paraná) mais uma plenária do Fórum Paranaense de EJA com a presença de pessoas vindas dos municípios de Francisco Beltrão, São José dos Pinhais, Curitiba, Campo Largo e Paranaguá. Segmentos presentes: professores das redes municipais e estadual, instituições de ensino superior, movimento sindical, gestores municipais, conselho municipal e estadual de educação, estudante universitário.

CLIQUE AQUI e veja algumas imagens da reunião.

No período da manhã realizou-se uma mesa de exposição e debate com Andréa Barbosa Gouveia (professora da UFPR e presidente da ANPEd) e Tais Mendes (professora da rede pública estadual de educação e conselheira do CEE-PR) sobre a conjuntura nacional e estadual em relação à educação e as suas consequências para a EJA.

A partir das exposições e debates, a plenária dialogou e construiu um conjunto de ações do Fórum:

Londrina-PR realiza III Encontro de Educadores de EJA

Encontro_20170305.jpeg

O Fórum Paranaense de EJA Região de Londrina-PR realizaou no dia 03 de março, no Anfiteatro Cyro Grossi (Pinicão) da UEL (Universidade Estadual de Londrina), o III Encontro de Educadores de EJA que reuniu cerca de 300 professores e funcionários de escolas municipais e estaduais que ofertam a Educação de Jovens e Adultos em Londrina e região. Além de promover a integração entre os profissionais da educação que atuam nesta modalidade da educação básica, o evento teve como objetivo debater a necessidade da valorização da EJA 100% presencial, na medida em que cresce a oferta de cursinhos particulares que oferecem certificação aligeirada, muitas de procedência duvidosa, por meio de cursos de educação à distância.

A temática foi tratada inicialmente pelo educador da rede municipal, Carlos Roberto de Oliveira, que destacou o fato de que a educação 100% presencial com qualidade social é direito público subjetivo dos educandos, o qual deve ser amplamente garantido pelos poderes públicos municipais, estaduais e federal. Destacou também a importância do trabalho do educador neste processo de garantia de direitos e que ele precisa estar muito bem preparado para poder atuar em uma escola da EJA. Nesta mesma linha temática, a professora da UEL, Adriana Farias, fez um retrospecto de como este direito público foi se constituindo na legislação e a influência que os movimentos dos Fóruns de EJA exerceram nesta construção. Além disso, fez uma análise a respeito da oferta de EJA na modalidade EAD (Educação a Distância) e as bases legais para o seu funcionamento.

Fórum Paranaense participa do XI ENEJA em Goiânia

eneja_logo_0.png

O Paraná participa com sua delegação do IX ENEJA (Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos) que acontece em Goiânia de 18 a 21 de novembro e tem como tema "Concepções de Educação Popular e suas interlocuções com a EJA". Confira a programação.

Veja imagens - [1] [2]

Galeria de imagens

Plenária do Fórum Paranaense de EJA 10 anos - 20/09/2012

Cascavel - 20 de setembro de 2012 

Local: APP-SINDICATO (Núcleo Sindical Cascavel) Leia mais...

Conteúdo sindicalizado