Skip to Content

Manifesto

O Fórum Paranaense de Educação de Jovens e Adultos (EJA) vem a público denunciar mais uma vez os ataques da SEED/PR, comandada pelo empresário Renato Feder, à educação pública paranaense e, em particular, à modalidade da educação básica para jovens, adultos e idosos. Tais ataques fazem parte de um articulado processo de desmonte da EJA, iniciado no governo de Beto Richa e fortemente intensificado no governo de Ratinho Jr., com a conivência do Conselho Estadual da Educação do Paraná (CEE/PR).

Em todo o território paranaense vem ocorrendo sistemáticos fechamentos de turmas de EJA, cujo funcionamento ocorre no período noturno em escolas estaduais que atendem crianças e adolescentes nos demais períodos, incluindo algumas delas que tiveram suas atividades encerradas por conta da implementação de escolas Cívico Militares ou de escolas de Tempo Integral. Também APEDs (Ações Pedagógicas Descentralizadas) estão sendo impedidas de abrir, mesmo tendo demanda nas comunidades onde estavam inseridas. Até mesmo as escolas criadas exclusivamente para atender jovens, adultos e idosos, os Centros Estaduais de Educação Básica para Jovens e Adultos (CEEBJAs), vêm sofrendo ataques constantes dos mais variados.

O caso mais recente é o do CEEBJA Herbert de Souza (Betinho) de Londrina/PR, uma escola organizada de acordo com os princípios da educação pública de qualidade, que teve seu turno matutino fechado de forma abrupta no dia 13/07, véspera da data prevista em calendário escolar para a distribuição de aulas em toda a rede estadual de educação básica, quando os/as estudantes regularmente matriculados/as no referido período já estavam preparados para reiniciar seus estudos no segundo semestre letivo. Tal medida injustificada e comunicada de forma impositiva pela chefe de NRE/Londrina à direção da escola, também acarretou prejuízos aos/às agentes educacionais I e II que já atuavam no turno matutino desde 2019 e aos/às professores/as que se organizavam para assumir suas aulas no período da manhã.

Além do fechamento de turmas, turnos ou mesmo escolas de EJA, outras formas de ataques à esta modalidade da educação básica vêm ocorrendo por meio de indicações de equipes diretivas que não respeitam o desejo das comunidades escolares, como é o caso do CEEBJA São José dos Pinhais, onde ocorreu uma intervenção que desconsiderou todo o trabalho ali desenvolvido numa perspectiva humanizadora e de reconhecimento das necessidades e especificidades dos/as estudantes que frequentam aquele espaço escolar.

Outra ação que revela a intenção do governo Ratinho Jr. em desmontar a EJA é a de criar obstáculos burocráticos à abertura escolas e/ou turmas de EJA onde comprovadamente há demanda, como é o caso da escola do Assentamento Eli Vive, sediado em Londrina, cujas lideranças há tempos tentam atender as necessidades de escolarização dos jovens, adultos e idosos da comunidade.

Diante desse quadro, o Fórum Paranaense de EJA conclama a todos/as a se manifestarem contra o fechamento de turmas, turnos e escolas de educação de jovens, adultos e idosos e/ou de indicações de equipes diretivas à revelia dos desejos das comunidades escolares envolvidas.

Somente mobilizações envolvendo todos os segmentos que defendem a EJA podem barrar o completo desmonte desta fundamental modalidade da educação básica no Paraná.

Vamos à luta!

Denúncias podem ser feitas por meio do e-mail forumejaparanaense@gmail.com e ou na página do face https://www.facebook.com/groups/337771887408913/members