Skip to Content

Histórico do FREJA

Histórico do FREJA

FÓRUM RONDONIENSE DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Um pouco de História:

Na década de 90 houve uma desobrigação do Governo Federal em Educação de Jovens e Adultos, transferindo as responsabilidades aos municípios. Sem uma política para articular as ações, inúmeras iniciativas emergiram: da atuação dos municípios em parcerias com ONG’s e Universidades se destacam a criação dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos nos estados do Brasil, que têm sido um espaço de encontros permanentes, de troca de experiências entre as inúmeras iniciativas desenvolvidas pelas várias instituições que congregam o mesmo objetivo: colaborar com os órgãos governamentais na elaboração de Políticas Públicas para a EJA.
Em Rondônia, o SESC e a SEMED considerando a necessidade de inserir o estado no contexto nacional, iniciaram o processo de sensibilização entre os órgãos que atuam com essa modalidade de ensino, para instituir o Fórum de EJA em Rondônia – FREJA, fato que ocorreu em maio de 2003. A partir de contatos com segmentos do interior do estado que também atuam com EJA, recentemente foi instituído o Fórum Regional, com sede no município de Ji-Paraná/RO.
O grande desafio para continuidade das ações do Fórum, tem sido articular a participação de novas instituições para implantar o FREJA.

Objetivos do Fórum de EJA:

Articular as instituições envolvidas com EJA, socializar as iniciativas existentes e intervir na elaboração de políticas públicas e as ações voltadas para jovens e adultos.

Quem participa?

Todas as instituições, órgãos e pessoas que tenham envolvimento com a EJA, tais como: órgãos governamentais e não governamentais, universidades federais e particulares, Associações religiosas e de bairro, professores e alunos, etc.

Ações desenvolvidas:

• Elaboração do estatuto;
• Reuniões mensais;
• Seminário Políticas Públicas para a construção da identidade da EJA;
• Participação nos Encontros Nacionais da Educação de Jovens e Adultos - ENEJAS e reuniões de trabalho, promovidas
pelo MEC;
• Instituição do Fórum Regional.

Ações em desenvolvimento:

• Divulgação do Fórum;
• Articulação entre os órgãos;
• Reuniões Mensais para planejamento de atividades.
Instituições que constituem o FREJA:

Secretaria Municipal de Educação-SEMED
Secretaria Estadual de Educação - SEDUC
Serviço Social do Comércio - SESC
Serviço Social da Industria - SESI
Escola Sindical Chico Mendes
Conselho Estadual de Educação – C.E.E
Conselho Municipal de Educação - C.M.E
Universidade Federal de Rondônia - UNIR
Serviço Social do Transporte -SEST/SENAT
Centro de Pesquisas de Populações Tradicionais – CPPT/ Cuniã