Skip to Content

Saúde Mental de Estudantes e Professores em Tempos de Pandemia: Reflexões e Vivências

Nesta live, pretendemos promover um momento de Formação Continuada de Professores no contexto da Pandemia, objetivando refletir sobre a Saúde Mental de Estudantes e Professores, na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento da Educação de Jovens e Adultos e as demais modalidades da Educação Básica. Oferecendo subsídios para uma Educação de qualidade Social.

MOBILIZAÇÃO NACIONAL DOS FÓRUNS DE EJA JULHO 2020

Os Fóruns Estaduais e Distrital de Educação de Jovens e Adultos (EJA) elaboraram um Documento de Mobilização Nacional dos Fóruns de EJA em defesa do direito à Educação para jovens e adultos de todo pais. O documento além de apontar a existência das desigualdades socioeconômica brasileira, denuncia o agravamento da situação, causado pela pandemia da COVID19. Por meio do registro da pauta de luta comum à unidade nacional é legitimada a necessidade de inclusão digital das classes socioeconômicas excluídas do acesso á informática, suas tecnologias de acessibilidades e contra a realização de aulas remotas, como saída para a educação em tempos de pandemia.

Para acessar documento completo clique aqui

MANIFESTO dos educadores e educadoras, estudantes, brasileiros e brasileiras

Manifesto assinado pelos Fóruns de EJA do Brasil como membro do FNPE e lançado para adesões de outros coletivos individuais.

Para acessar o manifesto completo clique aqui

Para assinatura e divulgação do manifesto clique aqui

III Encontro virtual de Fóruns EJA 2020

No dia 22 de julho de 2020 das 17h ás 18h (horário de Brasília) aconteceu o III Encontro virtual de Fóruns EJA 2020. Esse encontro têm edições mensais, a pauta do mês de julho teve foco nos encaminhamentos das questões relacionadas ao portal Brasil, portais Estaduais e Distrital dos Fóruns de EJA. Nesse sentido foi abordado o encontro anterior  voltado para a formação do letramento digital dos representantes e administradores no uso das ferramentas disponíveis nos portais, além disso, foi pensada a abordagem para a próxima formação digital no que tange a prática concreta do uso das ferramentas disponíveis no site para as atualizações e postagens dos respectivos portais. Dessa forma ficaram agendados outros dois encontros, o próximo encontro de formação está marcado para o dia 05 de agosto de 2020 com início ás 17h e término previsto para ás 19h (horário de Brasília). Enquanto que o IV Encontro virtual de Fóruns EJA 2020 para monitoramento e encaminhamento das questões relacionadas ao portal Brasil, portais Estaduais e Distrital está agendado para o dia 19 de agosto de 2020 começará ás 17h com previsão de término para ás 18h (horário de Brasília).

Seminário Internacional Online - Educação em Ambiente Prisional: Políticas e Práticas no Brasil e em Portugal

O seminário internacional online tem por objetivo uma socialização expositiva das políticas e práticas educativas concretizadas em estabelecimentos prisionais, no Brasil e em Portugal. PÚBLICO ALVO: O seminário destina -se à comunidade acadêmica em geral (investigadores professores, alunos, gestores, etc.), aos profissionais da área de educação e aos profissionais envolvidos com atividades socioeducativa e de ressocialização.

 

Formação Virtual de Administradores dos Portais dos Fóruns EJA do Brasil

No dia 01 de julho de 2020, o Portal Fóruns EJA do Brasil iniciou a formação dos Administradores dos Portais dos Fóruns Estaduais de Educação de Jovens e Adultos. Este encontro de formação, mesmo que virtual, por conta de pandemia da COVID 19 que avança no Brasil deixando um rastro de mortes e de contaminados, foi bastante produtivo no que diz respeito as práticas de atualizações e proposições nos fóruns estaduais, o que é um passo importante para a EJA.

Entendemos que a tarefa histórica dos militantes da EJA espalhados pelo Brasil inteiro é manterem-se organizados, atuantes, se formando e contribuindo para fomentar e defender o direito à Educação para milhares de trabalhadores das cidades e do campo, para além de assegurar-lhes seus direitos sociais, também defender o direito de ir à escola e de ter uma escola.

Sabemos que em tempos de crise, a classe trabalhadora é sempre a mais penalizada, com medidas econômicas restritivas, diminuição de direitos, perda de emprego ou precarização ainda maior do trabalho. Nosso papel é garantir que a luta pela EJA não pare, nem mesmo em meio à pandemia, como querem muitos gestores. Queremos afirmar esse compromisso e continuar nossas lutas. Para isso, atuaremos nos espaços e processo de comunicação para divulgação, denúncia e proposição por uma luta coletiva, pelo direito a Educação de Jovens e Adultos para a classe trabalhadora.

 

 

Syndicate content