Skip to Content

FÓRUNS EJA BRASIL: EM DEFESA DO ESTADO DE DIREITO, DA DIVERSIDADE E DA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE SOCIAL PARA TRABALHADORES(AS)

Desde março deste ano, o Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE) desencadeou o processo de mobilização no sentido da realização da II Conferência Nacional Popular de Educação, em 2022. O FNPE é um espaço de resistência e defesa da participação popular na elaboração de políticas públicas, fruto de uma construção coletiva realizada por entidades – inclusive os Fóruns de EJA Brasil – mobilizadas em torno dos compromissos com a defesa da educação democrática, e para todas/es/os. Materializa a reação dessas entidades diante do processo de esvaziamento do caráter democrático e popular do Fórum Nacional de Educação (FNE), operado pelo bloco político que assumiu o governo federal após o golpe de Estado jurídico-parlamentar-empresarial-midiático impetrado em 2016.

Para acessar o documento na íntegra clique aqui ou acesse o documento anexo.

 

EJA, Educação Profissional e Educação Especial nas Novas Diretrizes Operacionais

NOTA PÚBLICA DO FÓRUM NACIONAL POPULAR DE EDUCAÇÃO E ENTIDADES DA EDUCAÇÃO SOBRE O PL 5.595/2020

A educação é um direito social fundamental para o desenvolvimento humano. Assim, retomar as aulas presenciais, em plena pandemia, é irresponsabilidade e atenta contra a vida e dignidade da pessoa humana!

CLIQUE AQUI

CARTA DAS ENTIDADES DA EDUCAÇÃO E DAS FRENTES PARLAMENTARES AOS(À) CANDIDATOS(A) À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Excelentíssimos Senhores(a) Deputados(a) Luiza Erundina, Arthur Lira, Baleia Rossi, Fábio Ramalho, Alexandre Frota, Capitão Augusto, Marcel van Hattem, André Janones

Defender a soberania nacional e rejeitar projetos que revogam direitos e garantias essenciais, entre eles o direito à educação com a sua mais ampla abrangência, é primordial e deve ser objeto de defesa da sociedade. Para tanto é fundamental resguardar nossas escolas públicas, nossas universidades públicas e nossos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Neste contexto, as Entidades do Fórum Nacional Popular de Educação, associações de reitores e diversas Frentes Parlamentares avaliam que a próxima Presidência da Câmara dos Deputados precisa se comprometer com esforços políticos e institucionais:

Manifestação contrária ao Parecer do Conselho Nacional de Educação

Assunto: Manifestação contrária ao Parecer do Conselho Nacional de Educação
(CNE), que estabelece o “Alinhamento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) às
diretrizes apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e outras
legislações relativas à modalidade.


Leia na íntegra no anexo abaixo.

Saúde Mental de Estudantes e Professores em Tempos de Pandemia: Reflexões e Vivências

Nesta live, pretendemos promover um momento de Formação Continuada de Professores no contexto da Pandemia, objetivando refletir sobre a Saúde Mental de Estudantes e Professores, na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento da Educação de Jovens e Adultos e as demais modalidades da Educação Básica. Oferecendo subsídios para uma Educação de qualidade Social.

Syndicate content