Skip to Content

CARTA DAS ENTIDADES DA EDUCAÇÃO E DAS FRENTES PARLAMENTARES AOS(À) CANDIDATOS(A) À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

Excelentíssimos Senhores(a) Deputados(a) Luiza Erundina, Arthur Lira, Baleia Rossi, Fábio Ramalho, Alexandre Frota, Capitão Augusto, Marcel van Hattem, André Janones

Defender a soberania nacional e rejeitar projetos que revogam direitos e garantias essenciais, entre eles o direito à educação com a sua mais ampla abrangência, é primordial e deve ser objeto de defesa da sociedade. Para tanto é fundamental resguardar nossas escolas públicas, nossas universidades públicas e nossos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.

Neste contexto, as Entidades do Fórum Nacional Popular de Educação, associações de reitores e diversas Frentes Parlamentares avaliam que a próxima Presidência da Câmara dos Deputados precisa se comprometer com esforços políticos e institucionais:

Manifestação contrária ao Parecer do Conselho Nacional de Educação

Assunto: Manifestação contrária ao Parecer do Conselho Nacional de Educação
(CNE), que estabelece o “Alinhamento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) às
diretrizes apresentadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e outras
legislações relativas à modalidade.


Leia na íntegra no anexo abaixo.

Saúde Mental de Estudantes e Professores em Tempos de Pandemia: Reflexões e Vivências

Nesta live, pretendemos promover um momento de Formação Continuada de Professores no contexto da Pandemia, objetivando refletir sobre a Saúde Mental de Estudantes e Professores, na perspectiva de contribuir para o desenvolvimento da Educação de Jovens e Adultos e as demais modalidades da Educação Básica. Oferecendo subsídios para uma Educação de qualidade Social.

MOBILIZAÇÃO NACIONAL DOS FÓRUNS DE EJA JULHO 2020

Os Fóruns Estaduais e Distrital de Educação de Jovens e Adultos (EJA) elaboraram um Documento de Mobilização Nacional dos Fóruns de EJA em defesa do direito à Educação para jovens e adultos de todo pais. O documento além de apontar a existência das desigualdades socioeconômica brasileira, denuncia o agravamento da situação, causado pela pandemia da COVID19. Por meio do registro da pauta de luta comum à unidade nacional é legitimada a necessidade de inclusão digital das classes socioeconômicas excluídas do acesso á informática, suas tecnologias de acessibilidades e contra a realização de aulas remotas, como saída para a educação em tempos de pandemia.

Para acessar documento completo clique aqui

MANIFESTO dos educadores e educadoras, estudantes, brasileiros e brasileiras

Manifesto assinado pelos Fóruns de EJA do Brasil como membro do FNPE e lançado para adesões de outros coletivos individuais.

Para acessar o manifesto completo clique aqui

Para assinatura e divulgação do manifesto clique aqui

III Encontro virtual de Fóruns EJA 2020

No dia 22 de julho de 2020 das 17h ás 18h (horário de Brasília) aconteceu o III Encontro virtual de Fóruns EJA 2020. Esse encontro têm edições mensais, a pauta do mês de julho teve foco nos encaminhamentos das questões relacionadas ao portal Brasil, portais Estaduais e Distrital dos Fóruns de EJA. Nesse sentido foi abordado o encontro anterior  voltado para a formação do letramento digital dos representantes e administradores no uso das ferramentas disponíveis nos portais, além disso, foi pensada a abordagem para a próxima formação digital no que tange a prática concreta do uso das ferramentas disponíveis no site para as atualizações e postagens dos respectivos portais. Dessa forma ficaram agendados outros dois encontros, o próximo encontro de formação está marcado para o dia 05 de agosto de 2020 com início ás 17h e término previsto para ás 19h (horário de Brasília). Enquanto que o IV Encontro virtual de Fóruns EJA 2020 para monitoramento e encaminhamento das questões relacionadas ao portal Brasil, portais Estaduais e Distrital está agendado para o dia 19 de agosto de 2020 começará ás 17h com previsão de término para ás 18h (horário de Brasília).

Syndicate content