Atuação em SP

 

Esta seção apresenta informações e dados sobre as principais ações realizadas direta ou que contaram com participação do Fórum de Educação de Jovens e Adultos do Estado de São Paulo.

 

Agenda Territorial

 

Na busca da construção de uma política pública para a educação de jovens e adultos no país, a então Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC) instituiu, em fins de 2007, a Agenda Territorial de Desenvolvimento Integrado da Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos. A Secad/MEC considerava que a Agenda Territorial deveria ser uma ação conjunta do poder público e da sociedade civil em favor da garantia do direito à educação da população jovem e adulta. Deveria ser também um instrumento para consolidar as estratégias para a articulação territorial das ações de Alfabetização e de Educação de Jovens e Adultos, estruturadas nas dimensões técnica, de planejamento e de controle social. Entretanto, a Agenda foi uma estratégia abandonada pelas gestões a frente do MEC desde o último governo Lula; no caso de São Paulo, a Agenda não contou com a adesão do governo estadual e, por essa razão, teve dificuldades em emplacar ações efetivas de promoção da educação básica de jovens, adultos e idosos.

Objetivo:

Construção de um Plano Estratégico para articular a sociedade paulista na perspectiva da efetivação do direito à educação dos jovens e adultos ao longo da vida. Deve ser um norteador das políticas públicas dessa modalidade para os próximos anos, assegurando as ações fundamentais para garantir o acesso, permanência e qualidade social do processo educativo. Esse Plano deve ser discutido e legitimado pelo maior número possível de gestores municipais e estaduais e pelos diferentes setores, sujeitos e movimentos sociais envolvidos com a alfabetização e educação de jovens e adultos.

Comissão de São Paulo

Composta por representantes da universidade, ONGs e Fórum EJA, tem como objetivo buscar a articulação entre os diferentes atores envolvidos na construção da educação de jovens e adultos no estado de São Paulo. São membros da Comissão: 

UNDIME - Rosimary Mendes de Matos

UNCME - Valéria Aparecida Vieira Velis e Artur Costa Neto

UNIVERSIDADES - Maria Clara Di Pierro – USP; Maria Alice de Paula Santos - UniGuarulhos; Maria de Fátima Furlanetti Rotta – UNESP Presidente Prudente; Cláudia Lemos Vóvio – UNIFESP

FUNAP – Fundação Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel - Juraci Antonio de Oliveira e Felipe Athayde Lins de Melo

FÓRUM MOVA/SP - Ionilton Gomes de Aragão e Francisca Bueno dos Santos

FÓRUM EJA/SP - Vinicius Xavier Zamattaro; Cláudio Marques da Silva Neto; Adriana Pereira Silva

REMEC/SP - Ricardo Corrêa Coelho e Raquel Barreira Perea

ONGs - IPF – Márcia Cristina de Oliveira; CECIR – Maria Tereza Secco; Ação Educativa – Roberto Catelli Jr.; Vereda – Vera Barreto

 

Atividades previstas

  • Participação nos seminários regionais do Projeto São Paulo Alfabetismo Zero para divulgar o trabalho da Agenda Territorial e entregar versão preliminar do Plano Estratégico e estimular a participação de gestores dos municípios participantes no processo de consolidação do texto final do Plano.
  • Realização de Seminário em São Paulo para discussão e fechamento dos vários pontos que devem integrar o Plano Estratégico.
  • Participações em outros eventos relacionados à educação de jovens e adultos para divulgar o trabalho da Comissão e ampliar a participação dos envolvidos com a modalidade no estado.
  • Elaborar texto final do Plano estratégico para embasar as ações do grupo em 2011.

 

Regitro e memória

Ações jurídicas

 

Ainda em 2009, o Fórum realizou uma oficina para refletir sobre o censo específico para a educação básica de pessoas jovens, adultas e idosas.

​O Fórum de Educação de Jovens e Adultos de São Paulo enviou à Secretaria Estadual de Educação paulista, em 26 de junho de 2010, um requerimento para obter informações oficiais sobre a oferta de turmas de EJA em 2010. Confira a noticia aqui.

Ao longo de 2010, o Fórum solicitou a instauração de inquéritos nos municípios de Osasco, Santo André, Santos, Diadema e Mauá para analisar as irregularidades no processo de redução de matrículas. Aqui você encontra a matéria completa sobre o assunto. 

 

Motivada por representação assinada por organizações que participam do Fórum EJA São Paulo, o Ministério Público propôs Ação Civil Pública na Vara da Infância e Juventude de Diadema pedindo realização do censo de demanda e da chamada pública. Acompanhe a notícia clicando aqui.

Em 2010, no dia 13 de dezembro, ocorreu o Julgamento da Ação Civil sobre o Censo EJA no Tribunal de Justiça de São Paulo. A 11ª Câmara Cível do TJSP negou o recurso na ACP do Censo EJA e da Chamada Pública. Apesar dos esforços de Salomão Ximenes durante a  defesa da tese, a prefeitura e o Estado "comprovaram o desenvolvimento de ações" e disseram que já realizam o censo e a chamada da forma que entendem adequada e, nesse contexto, não caberia ao Judiciário avaliar a adequação das mesmas, pois esse seria um tema de "discricionariedade administrativa". Segundo Salomão, “Precisamos continuar fortalecendo a proteção jurídica do direito à educação, por exemplo, estabelecendo de forma mais objetiva a forma de realização do censo, da chamada, dos insumos e da oferta em geral. Para exigir direitos precisamos enfocar na mobilização de sujeitos de direitos, o que estamos tentando fazer nesse momento. Devemos continuar insistindo em exigir políticas educacionais adequadas as conquistas estabelecidas em lei, inclusive o Censo, a Chamada Pública, a oferta universal, etc., pelo simples motivo de que estamos certos."

Aqui está o 4° Relatório atualizado sobre representações encaminhadas ao Ministério Público do Estado de São Paulo (09 de dezembro de 2011) e uma tabela com as tramitações dos inquéritos.

Relatório

Tabela

Audiência realizada em São José dos Campos discute a redução das matrículas de EJA: o objetivo é apurar irregularidades na políticas de Educação de Jovens e Adultos do estado de São Paulo e provocar o poder público a promover ações de estímulo à matrícula. Aqui você encontra a noticia completa sobre essa ação e o relato da audiência ocorrida em 10 de Junho de 2011.

AnexoTamanho
08.08_Ata_CensoEJA_25062009.doc28 KB
CENSO DE EJA_0608.doc23.5 KB
CensoAnaliseProcesso-1.doc33.5 KB
memoria Oficina Censo_12092009.pdf450.52 KB
conviteCensoEJA_oficinatecnica.jpg678.68 KB

Compromisso: São Paulo, Analfabetismo zero

 

Conheça o Compromisso São Paulo: Analfabetismo Zero, uma ação desenvolvida em parceria com Ministério da Educação, a União Nacional dos Dirigentes Municipais (UNDIME) e a União Paulista dos Conselhos Municipais (UPCME).

A seguir texto de Artur Costa Neto, diretor do Sinpro-SP (Sindicato dos Professores de São Paulo), a respeito do Compromisso: http://www.sinpro.org.br/noticias.asp?id_noticia=1043 .

 

AnexoTamanho
Locais e datas Seminários atualizado 15JAN09.pdf65.1 KB

Diagnóstico da EJA no Estado de São Paulo

 

Para incidir em favor de políticas adequadas para a EJA ao longo dos processos de formulação do Plano de Educação do Estado de São Paulo, o Fórum elaborou ao longo dos anos de 2013 e 2014 o documento Contribuições para diagnóstico da situação da EJA no Estado de São Paulo. O documento segue anexo.

 

Anteriomente, no processo de preparação para a VI Confintea, o Fòrum já havia elaborado um diagnóstico da situação das políticas de educação e alfabetização de pessoas jovens, adultas e idosas no Estado de São Paulo. Acesso aqui o diagnóstico  , que também está anexo.

 

AnexoTamanho
diagnstico analfabetismo.pdf154.6 KB
FOREJASP Contribuicao para o diagnostico da situacao da EJA no Estado de Sao Paulo_08MAIO2014.pdf740.05 KB

Educação nas Prisões

 

Neste espaço apresentaremos notícias e como está a discussão sobre a Educação Prisional no estado de São Paulo.

Encontros e seminários estaduais

Desde sua fundação, o Fórum paulista realiza encontros e seminários no Estado de São Paulo para definir suas agendas prioritáras de atuação e para promover o debate público sobre EJA. 

Acesse os registros de nossas atividades:

 

Fórum Estadual de Educação

 

O Fórum paulista mantem representação no Fórum Estadual de Educação de São Paulo (FEE-SP), colegiado criado pela Secretaria Estadual de Educação para organizar conferências estaduais de educação e para elaborar o plano decenal de educação do Estado, além de monitorar e avaliar sua implementação. O FEE-SP foi criado pela Resolução N.º 9, de 08 de fevereiro de 2013, da Secretaria Estadual de Educação,  e atualmente é composto por mais de 61 entidades, movimentos e organizações.

Atualmente, o Fórum de EJA de São Paulo luta pela defesa da realização de processos efetivamente participativos e democráticos de construção, revisão, monitoramento e avaliação dos planos decenais de educação, em sintonia com o Plano Nacional de Educação. Nesse sentido, luta também pelo estabelecimento e fortalecimento de um Fórum Estadual de Educação Permanente.

Nesta mensagem, estão disponíveis os documentos de diagnóstico da educação no Estado de São Paulo e a proposta de plano de educação feita pelo FEE-SP até abril de 2014.

 

AnexoTamanho
ANEXO 1 - DIAGNOSTICOS.doc11.68 MB
PROPOSTA_FEE_REDACAO PARA DOCUMENTO DO PEE - COM INSERCAO DAS EMENDAS DISCUTIDAS NO FEESP EM 17 03 15 e 24 03 15 (2) (1).pdf9.05 MB