Skip to Content

Preparatório da CONFINTEA VI - Março/2008

Aconteceu nos dias 14 e 15 de março de 2008, na cidade de Guarulhos, o Encontro Paulista de EJA, como parte do grande movimento preparatório da CONFINTEA VI.

Apesar de alguns entraves já previstos, a garra do Forum Paulista de EJA deu conta, com muita serenidade e responsabilidade, do nosso Encontro Estadual. Além dos debates regimentalmente instituídos, houve exposição de trabalhos em painéis e apresentações culturais com educandos de EJA. A mesa de abertura, além de esclarecer o regimento, apresentou um panorama da situação do nosso Estado: breve histórico sobre o Forum Paulista de EJA e as dificuldades de elaboração do Diagnóstico Estadual de EJA. Reunimos cerca de 400 inscritos, provenientes de 48 municípios, sendo que na noite de abertura (palestra com Prof. Sérgio Haddad, sobre o histórico das CONFINTEA's) havia mais de 700 pessoas presentes: a Secretaria Municipal de Guarulhos convidou todos os seus educadores e educandos envolvidos com ações de EJA para que pudessem, ao menos, participar da palestra, tendo em vista que não seria possível que todos se inscrevessem por causa do número de vagas que dispunhamos em função do formato do Encontro. Como não foi possível finalizar a aprovação do documento, realizou-se uma plenária extraordinária, no dia 29/03, na ONG Ação Educativa, na qual as propostas de emendas ao Documento Base Nacional foram, finalmente, discutidas e aprovadas.

Maiores informações nos arquivos anexos: 

Convite e ficha de inscrição do Encontro Paulista de EJA. 

Lista de painéis inscritos. (Destacamos que muitos outros trabalhos surgiram no dia do Encontro e também foram expostos). 

Relatório do Encontro Paulista de EJA. 

Texto final das emendas ao Documento Base Nacional. 

Diagnóstico da EJA no Estado de São Paulo.

 

Assista o vídeo com os participantes: