Skip to Content

Historico de Criação do Fórum da EJA do Estado do Amapá

Historico de Criação do Fórum da EJA do Estado do Amapá

No intuito de trocar experiências e na busca de novos caminhos que consolidem a EJA em nosso Estado, o Serviço Social do Comércio - SESC, entrou em contato com as Instituições que desenvolvem trabalho com a EJA, no Amapá, para juntos implantarem esse espaço de diálogo permanente.

As primeiras discussões para a implantação do Fórum Estadual da EJA, ocorreram no dia 16 de setembro de 2005, onde estiveram presentes: Secretaria Estadual e Municipal de Educação, Instituto de Educação Superior do Amapá, Universidade Federal do Amapá, Serviço Social da Industria, Secretaria Municipal do Município de Mazagão, Central Única dos Trabalhadores, Sindicato dos Servidores Públicos da Educação do Amapá, Serviço Social do Comercio e Sindicato dos Servidores Públicos do Amapá. Entidade essas que abraçaram, a causa desde o inicio.

Após sete encontros e desencontros para a organização do Fórum, conseguimos realizar nos dias 27 e 28 de abril de 2006 o I Fórum Estadual da Educação de Jovens e Adultos.

Para o encontro, tivemos a honra de contar com a ´participação e contribuição da professora Jane Paiva, do Fórum do Rio de Janeiro, com a palestra "Os Desafios da EJA no século XXI" e na troca de experiências na dinâmica de organização e desenvolvimento das discussões nesse espaço que vem no momento mais oportuno, ao encontro de nossos anseios, onde possamos realmente discutir nossas angustias e na troca com outros pares, encontrar caminhos que efetive e reconheça a EJA, em nosso Estado, como modalidade de educação tão importante quanto à Educação Infantil e o Ensino Fundamental.

Nos dias de trabalho, registramos a presença de 210 participantes entre acadêmicos, professores, técnicos, no total de 18 instituições presentes.

A agenda do Fórum foi definida em votação pela plenária, estabelecidos encontros bimestrais (abril, junho, agosto, outubro e dezembro de 2006), carga horária de 8 horas de atividades, com temas sugeridos pelos participantes.

Cada encontro está sendo registrado por meio de relatorios escritos, registro fotografico e vídeo.

SECRETARIA EXECUTIVA DO FÓRUM:

SERVIÇO SOCIAL DO COMERCIO - SESC: Kelma Araújo Soeiro

SERVIÇO SOCIAL DA INDÚSTRIA - SESI: Ronan Antonio Viana Holanda

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO: Shirlene da Silva Correia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAPÁ - UNIFAP: André Rodrigues Guimarães

SINDICATO DOS SERVIDORES´PÚBLICOS DO AMAPÁ: Lucila Diniz Malcher.