Construção coletiva em processo do Portal

O Portal dos Fóruns de EJA busca a conexão entre o movimento social pela EJA e as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC´S), no momento em que se constitui como um ambiente virtual interativo multimídia. O Portal é construído em software livre e desenvolvido de forma descentralizada por estudantes, professores, integrantes dos movimentos sociais e governos que atuam na área de Educação de Jovens e Adultos. Ainda que haja parceria com estudantes e professores da área de Tecnologia, o Portal é administrado coletivamente pelos próprios integrantes dos Fóruns de EJA!

A comunicação pode ser mediada ou não pelas TIC´S. É importante ressaltar que os espaços virtuais não podem substituir os espaços reais, são de naturezas distintas e ao mesmo tempo complementares. O Portal disponibiliza um acervo virtual multimídia com a publicação de textos, artigos, teses, dissertações, banners, documentos, relatórios dos encontros, livros, links, imagens, produções em áudio e audiovisual. Além do caráter informativo, o Portal possibilita a comunicação entre as pessoas, fortalecendo uma rede de trocas onde se favorece o diálogo, surgindo a possibilidade de produção de novos conhecimentos acerca das problemáticas da Educação de Jovens e Adultos.

Apresentações do Portal dos Fóruns de EJA

Espaço criado para divulgar as apresentações do Portal dos Fóruns de EJA do Brasil em diversos espaços.

Construção e Desenvolvimento

Espaço sobre a construção, desenvolvimento e interatividade na administração dos sítios que pertecem ao Portal. Participe do ambiente de aprendizagem: forumeja.org.br/forum

Ferramentas em software livre

Clique aqui e veja todas as ferramentas utilizadas pela Equipe do Portal e baixe as que lhe interessar. É livre!

Projeto de pesquisa

O projeto do Portal se caracteriza como pesquisa-ação, a partir do tema Alfabetização de Jovens e Adultos do Observatório UNESCO/UnB-FE, em 1998 e vem sendo desenvolvido por estudantes da Universidade de Brasília sob a orientação de professores da Faculdade de Educação e do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia e Conhecimento-CDTC da UnB, criando condições de oferecer, com o apoio da SECAD/MEC, um ambiente virtual para os 27 Fóruns de EJA.

Porque utilizamos o software livre ?

O papel das novas tecnologias de informação e comunicação (TIC´s) na esfera educacional tem promovido diversos embates em torno do seu aspecto econômico, político e pedagógico. De um lado, estão as grandes corporações multinacionais que enxergam na educação um mercado riquíssimo a ser explorado. O lucro é o grande motor dessa relação e o alto custo das ferramentas tecnológicas excluem as classes populares.

De outro lado, desenvolvedores de diversas partes do mundo constroem coletivamente ferramentas tecnológicas e disponibilizam pela Internet. Eles expressam uma questão de liberdade: os programas em software livre podem ser executados, modificados, copiados, distribuídos, estudados e melhorados. É livre! Nesse sentido, as funcionalidades do Portal dos Fóruns de EJA podem ser re-criadas e aperfeiçoadas a partir das necessidades do próprio movimento. 

Possibilidades de interação virtual dos movimentos organizados

No mundo atual, a Internet exerce um poderoso papel na difusão de informação e conhecimento, possibilitando a comunicação dos indivíduos que se articulam e se organizam. Nesse sentido, diversos movimentos têm se utilizado dos espaços virtuais com o propósito de discutir a realidade em que vivem. Essa teia de informação e comunicação, norteada pela construção coletiva, se constitui como um poderoso espaço pedagógico e político. Assim, abre-se um caminho possível para a promoção da autonomia e conscientização dos sujeitos que buscam a transformação dos espaços reais e concretos.

Semana de Extensão UnB

Apresentação do Portal dos Fóruns de EJA do BRASIL na VI Semana de Extensão da Universidade de Brasília - Criatividade e Produção do Conhecimento, realizada no dia 20 de outubro de 2006.
- O Nosso Portal EJA Brasil - para onde queremos ir?
Apresentação do Portal dos Fóruns de EJA do Brasil na VII Semana de Extensão da Universidade de Brasília - Terra: Saberes na Diversidade, realizada no dia 02 de outubro de 2007.
- O Nosso Portal EJA Brasil - presencial ou virtualidade real?
- A formação político-pedagógica-tecnológica do(a) Pedagogo(a) e demais licenciados.
Apresentação do Portal dos Fóruns de EJA do Brasil na VIII Semana de Extensão da Universidade de Brasília - Universidade e Democracia, realizada no dia 30 de setembro de 2008.
- O Nosso Portal EJA Brasil - ambiente virtual é educativo?
Apresentação do Portal dos Fóruns de EJA do Brasil na IX Semana de Extensão da Universidade de Brasília - Extensão: espaço para pesquisa, realizada no dia 02 de outubro de 2009.
- O Nosso Portal EJA Brasil - a pesquisa em movimento e transform-AÇÃO?
- Educação de jovens e adultos - EJA: O desafio que nos une internacionalmente.
Apresentação do Portal dos Fóruns de EJA do Brasil na X Semana de Extensão da Universidade de Brasília - Brasília 50 Anos-DiverCidades, realizada no dia 09 de novembro de 2010.
- O Nosso Portal EJA Brasil: Espaço de construção coletiva?
- Ceilândia, 39 anos: virtualidade e história em movimento.
 
Apresentação do Portal dos Fóruns de EJA do Brasil na Semana de Extensão da Universidade de Brasília, tema: "90 anos de Paulo Freire: um marco para a reflexão sobre os rumos da Universidade Brasileira", realizada de 01 a 08 de outubro de 2011.
- O NOSSO Portal EJA Brasil: Paulo Freire Vivo ?!?
- Outras atividades da Semana Universitária 2011