Skip to Content

Brasília

Em 1823, José Bonifácio apresenta o projeto para mudança da capital e sugere o nome de "Brasília" para a nova cidade. Já em 1892, foi nomeada a Comissão Exploradora do Planalto Central, a Missão Cruls, que dois anos depois demarca uma área de 14.400 km² que é considerada adequada para a futura capital. Em 1955, num comício na cidade de Jataí, interior de Goiás, o então candidato à presidência da República Juscelino Kubitschek, respondendo à pergunta de um eleitor, faz a promessa de que, se eleito, transferirá a capital para o Planalto Central.

Em 1956, o sonho de Dom Bosco tornou-se realidade.  JK, já eleito Presidente da República, encaminha ao Congresso a Mensagem de Anápolis, propondo o nome de Brasília para a nova capital e a criação da NOVACAP (Companhia Urbanizadora da Nova Capital). As obras começaram em 1956 tendo sido concluídas no mesmo ano o aeroporto, o Palácio da Alvorada e a Ermida Dom Bosco, que em homenagem a Dom Bosco se localiza exatamente no paralelo 15º. As pessoas que vieram trabalhar na construção de Brasília ficaram conhecidas como "candangos".

Porém, somente em 1957, iniciaram-se as obras do Plano Piloto seguindo o projeto de Lúcio Costa. No dia 21 de abril de 1960, Brasília foi inaugurada e em 1987 a cidade foi tombada pela UNESCO e registrada como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade.

Devido a mistura de cultura não só dos candangos, mas dos primeiros moradores da nova capital Federal originários de diversos estados do Brasil como Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e da região nordeste Brasília se tornou multicultural. Por esta diversidade de cores, falas, paladares, culturas a cidade adotou um pouco das características de cada região do país.

O Distrito Federal é dividido por Regiões Administrativas, as RAs. Brasília faz parte da RA I e é formada pela Asa Norte e Asa Sul, Setor Militar Urbano, Setor de Garagens e Oficinas, Setor de Embaixadas Norte e Sul, Setor de Indústrias Gráficas, Área de Camping, Eixo Monumental, Esplanada dos Ministérios, Vila Planalto, Granja do Torto, Vila Telebrasília, Setor de Clubes Norte e Sul e Setor de Áreas Isoladas Norte. As Cidades-satélites, atualmente chamadas de Regiões Administrativas do Distrito Federal, não fazem parte de Brasília.

Fontes: Acervo da NOVACAP 

Arquivo Público do Distrito Federal

 

Vila Telebrasília:

A criação do acampamento da Vila Telebrasília aconteceu logo no início dos primeiros trabalhos para a construção de Brasília nos anos de 1956 e 1957. O local atual da Vila Telebrasília foi onde originalmente se instalou o acampamento da construtora Camargo Corrêa, empresa responsável pela execução de obras de terraplanagem e pavimentação de ruas e avenidas da nova Capital Federal.

Em 1963, após a inauguração de Brasília, a empreiteira desativou seus serviços e a área passou a pertencer ao Departamento Telefônico Urbano e Interurbano (DTUI) que foi a empresa responsável pela prestação de serviços telefônicos. A origem do nome “Acampamento Telebrasília” veio em função de transferências DTUI para COTELB (Companhia Telefônica de Brasília) que, posteriormente passou a pertencer à empresa de telefonia denominada Telebrasília.

Após a desativação do acampamento, a população passou a conviver com constantes pressões por parte do governo para que desocupassem a Vila. No final da década de 1970, os moradores decidiram se unir não só em busca do direito de permanência, mas também para preservar a memória histórica da comunidade.

Esse impasse fez da Vila Telebrasília uma região alvo para ações do poder político. Na tentativa de desgastar a persistência dos moradores, por muitos anos a Vila permaneceu praticamente sem infraestrutura urbana. Porém, no final de 2008 foram concedidos aos moradores os títulos de propriedade e no início de 2009, os moradores já tinham as escrituras de seus terrenos e a as redes de infraestrutura.   

< http://www.brasilia.df.gov.br/  > Acesso em 10/03/2014

<http://www.sedhab.df.gov.br/arquivos/PPCUB/purp_ap7/ap7_up3_vila_telebraslia.pdf>  Acesso em 10/03/2014

LACERDA, Hiatiane Cunha de. O desenho da percepção afetiva: o caso da Vila Telebrasília ‐ DF. 2011. 205 f. Dissertação (Mestrado em Arquitetura e Urbanismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2011.