Skip to Content

Dados Ambientais

Dados ambientais

            O espaço natural do Núcleo Bandeirante, cortado pelo Córrego Riacho Fundo, trouxe um caráter particular que permitiu a manutenção de atividade agrícola integrada à área urbana. A topografia apresenta desníveis suaves e os solos são do tipo turfa, lato-solo, arenito principalmente. O relevo apresenta altitudes médias de 1.030m. As precipitações, 1.700 mm anuais, ocorrem com maior intensidade no período de outubro a janeiro, diminuindo um pouco nos meses de fevereiro a maio e praticamente desaparecendo de junho a setembro. A intensa arborização da área mantém o clima ameno e agradável com temperaturas médias entre 11 e 30 graus. A área urbana é distribuída ao longo de avenidas largas e paralelas que facilitam a circulação. O uso do solo é feito de maneira setorizada, apresentando áreas próprias para residência, comércio, e outros.

            A vegetação da RA VIII – Núcleo Bandeirante, é dividida em três tipos predominantes:

            a) Cerrado: o cerrado é a fitofionomia mais freqüente e característica do Distrito Federal. Por ser usado como fonte de lenha e pastagem, exige uma enorme variabilidade estrutural havendo variação de altura e densidade, conforme o grau de intervenção humana na área considerada.

            b) Campo: os campos usualmente se situam sobre solos arenoso, rasos e duros, nos quais ocorre uma real deficiência de água durante os meses secos. Podem chegar a recobrir a totalidade das chapadas arenosas, topos e encostas de morros. Caracterizam-se pela grande quantidade de gramíneas e outras ervas, que raramente, alcançam mais de um metro de altura. Árvores e arbustos são raros, chegando, mesmo, a inexistir.

            c) Mata Ciliar: a mata ocorre ao longo dos rios, córregos e outros cursos d’água. Esse tipo de mata pode ser dividido em: mata ciliar úmida ou inundada e mata ciliar seca.

            O solo da Região Administrativa do Núcleo Bandeirante - RA VIII, é característico de região de clima tropical e vegetação de cerrado. Caracteriza-se pela baixa fertilidade natural, reduzidas taxas de matéria orgânica, elevados teores de alumínio e ocorrência de depósitos detrítico-lateríticos. Estes solos têm sido caracterizados como pouco férteis e, conseqüentemente, com baixa produtividade agrícola, devido à sua grande acidez.