Skip to Content

Lago Norte

                                                                                            

Histórico do Lago Norte

            A história do Lago Norte está inserida na bacia do Lago Paranoá, lago artificial criado em virtude das necessidades climáticas de Brasília. Dentre os vários acidentes geográficos ocorridos, originou-se a Península Norte.
            Em data concomitante à criação de Brasília, foi elaborado, pela NOVACAP, o projeto urbanístico, com o intuito de povoar a Península Norte. Nesta primeira fase, a região era composta pelo Setor Habitacional Individual Norte – SHIN e pelo Setor de Mansões do Lago Norte - SMLN. De forma natural, os setores foram urbanizados e os moradores passaram a se referir ao local simplesmente como Lago Norte, justificando o nome de Região Administrativa do Lago Norte, criada em 10 de janeiro de 1994, pela lei nº 641/94. 
           Inicialmente, a concentração residencial ficou voltada para o SHIN e o SMLN. Com o decorrer do tempo e exigência da população crescente, foram criados, em 1993, os Centros de Atividades para abrigar a região comercial, tendo em vista que a população sempre reivindicou a preservação do SHIN e do SMLN, como áreas de interesse exclusivamente habitacional. 
           Em 1997, com a aprovação do Plano Diretor de Ordenamento Territorial do Distrito Federal - PDOT, a Câmara Distrital confirmou a criação dos Núcleos Rurais Remanescentes, ocupados, principalmente, por chacareiros produtores de hortifrutigranjeiros. Por último, em 2002, foi implantado o Setor Habitacional Taquari - SHTQ, que incorporou o antigo condomínio Hollywood.  
           As comemorações do aniversário da Região Administrativa são realizadas, geralmente, no último sábado do mês de maio. A data foi escolhida em virtude da proximidade com o aniversário de Brasília, festejado em 21 de abril. Para homenagear os moradores que se destacam por serviços prestados em favor da comunidade, a Administração do Lago Norte promove, anualmente, o Título de Cidadão Honorário.  
          Considerado um bairro nobre, o Lago Norte, com características singulares de baixa densidade demográfica e localização estratégica, é considerado um dos melhores lugares do Distrito Federal para se habitar.

Fonte:  http://www.lagonorte.df.gov.br/005/00502001.asp?ttCD_CHAVE=11497