Skip to Content

curso de capacitação no df

Venho por meio dessa divulgar o Projeto Vidas Plurais: enfrentando o seximo e a homofobia nas escolas, um dos projetos nacionalmente selecionados pela Secad/MEC para capacitar profissionais da educação para o enfrentamento do sexismo e da homofobia nas escolas.

O problema persistente do sexismo e da homofobia na sociedade, inclusive nas escolas, reafirma discriminações e violências muitas vezes invisibilizadas, limitando, quando não violando direitos.   A pesquisa Diversidade Sexual e Homofobia no Brasil: Intolerância e Respeito às diferenças sexuais (2009), apresenta uma listagem de agentes discriminatórios em situações de homofobia; tal lista é encabeçada por instituições que sugeririam acolhimento e segurança: a família aparece em primeiro lugar, seguida de perto pela a escola. Já a pesquisa local Revelando Tramas, Descobrindo Segredos: Violência e Convivência na Escola (2009) aponta não apenas para a força com que a homofobia aparece nas escolas do DF – com implicação de humilhação e segregação do convívio escolar, e impacto decisivo no sucesso ou fracasso escolar de pessoas LGBT – mas também para a banalização da violência contra a população LGBT: mesmo quando há reconhecimento da existência de preconceito, ele não é visto como um grave problema.

Foi refletindo sobre essas violações que o Núcleo de Estudos da Diversidade Sexual e de Gênero da Universidade de Brasília – NEDIG/UnB respondeu ao edital público da Secad/MEC, 2009, e apresentou o Projeto Vidas Plurais: enfrentando o sexismo e a homofobia nas escolas. Fomos contemplados e estamos divulgando, neste momento, o curso de formação, gratuito, para todas e todos as/os profissionais da educação do DF. O curso conta com apoio do SINPRO/DF, que está diretamente engajado pelo enfrentamento da homofobia no DF, e da EAPE – Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação do DF. Serão oferecidas 250 vagas neste primeiro semestre, distribuídas em 3 pólos: UnB, EAPE e Ceilândia. As inscrições vão de 01 a 12 de março e deverão ser feitas diretamente nas Diretorias Regionais de Ensino.

Maiores informações  no blog do projeto http://vidasplurais.wordpress.com/