Skip to Content

1º Curso de Formação de Alfabetizadores Populares - 2011, realização CEPAFRE

O 1º Curso de Formação de Alfabetizadores Populares - 2011, é um curso que está sendo realizado pelo CEPAFRE em parceria com o MOPOCEM.  Essa é uma das ações propostas durante a reunião do MOPOCEM sobre as ações para a educação de Ceilândia que foi realizada em 05/02/2011. Uma das metas é que sejam abertas, inicialmente, 20 turmas de alfabetização de jovens e adultos e que a matrícula dos alfabetizandos sejam vinculadas à Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal - SEE/DF.

O GTPA- Fórum EJA/DF vem colocando em suas pautas de luta a garantia de matrícula de todos os alfabetizandos na rede pública de ensino. Sabe-se que a educação é um direito de todos e  tem que ser garantido pelas instituições públicas. Portanto é dever do Governo, local e federal, ofertar e garantir a qualidade e permanencia seja qual for a idade ou a modalidade de ensino que o cidadão esteja cursando.

O 1º Curso de Formação de Alfabetizadores Populares teve início no dia 12/03/2011, com cinco encontros nos dias 12, 16, 17, 18 e 19/03. No dia 26/03 foi realizada a 1º oficina de confecção dos cartazes das palavras geradoras de Ceilândia que fomentam as discussões nos Círulos de Cultura da alfabetização que seguem os "moldes de Paulo Freire".

Clique aqui e assista o audiovisual da Oficina