Skip to Content

Varjão

 

REGIÃO ADMINISTRATIVA XXIII – VARJÃO

  • Histórico Oficial

O início do povoamento da Vila Varjão surgiu na década de 1960, com a chegada das primeiras famílias que vieram desenvolver atividades agrícolas. No começo do ano de 1970, segundo informações de antigos moradores, as pessoas que tinham a posse da área dividiram os lotes entre os empregados, embora a terra fosse de propriedade do GDF e administrada pela Companhia Imobiliária de Brasília - TERRACAP.

      A partir de então, novas divisões foram feitas e os lotes redistribuídos entre parentes próximos e amigos de forma irregular e desordenada, principalmente entre 1977 e 1982. Em 1991 o GDF assinou o Decreto nº 13.132, de 19 de janeiro de 1991 estabelecendo a fixação da população no local e determinava a elaboração de um projeto urbanístico para sua implantação definitiva.

       Em 1997, com o objetivo de regularizar a situação fundiária de toda a área da Vila Varjão e, em atendimento às exigências ambientais, o GDF encomendou um novo projeto urbanístico e um Relatório de Impacto de Vizinhança – RIVI, que ressaltava a necessidade de adensamento da Vila, com propostas de implantação de novas quadras e incorporação de mais glebas a serem parceladas.

     Inserida até então no espaço geográfico da Região Administrativa do Lago Norte, por meio da Lei nº 3.153/03, a Vila Varjão tornou-se a RA - XXIII.  

Fonte: <http://www.varjao.df.gov.br/sobre-a-ra-xxiii/a-secretaria.html>. Acessado: 10 set. 2013.