Skip to Content

SCIA - Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (Cidade Estrutural e Cidade do Automóvel)

Região Administrativa XXV – SCIA (Estrutural)

Histórico:

O Setor Complementar de Indústria e Abastecimento (SCIA) foi criado em 1989, e transformado na Região Administrativa XXV, através da Lei nº 3.315, em 27 de janeiro de 2004. O SCIA fica às margens da DF-095, conhecida como via Estrutural, e desde 1960, abriga parte da população carente que veio para Brasília em busca de melhores condições de vida.

As primeiras moradias foram barracos de madeira e papelão construídos pelos moradores que catavam papel como meio de sobrevivência.  Em meados da década de 1960, foi criado o lixão da Estrutural, lugar onde os moradores do SCIA começaram a trabalhar. O lixão, além de contaminar o solo, promoveu um crescimento demográfico desordenado para a cidade. Em 1970, ocorreu um forte movimento migratório do campo para a cidade e muitas famílias em busca de oportunidades melhores se mudaram para próximo do lixão.

Neste período não havia água, esgoto, luz e aos poucos as ruas estreitas foram surgindo sem asfalto. A população que ali habitava não tinha acesso a escolas, postos de saúde, hospitais e outros serviços básicos.

Após muito tempo sem que nenhuma providência concreta fosse tomada e após muitas tentativas de retirada da população do local, foi construído o Setor Complementar de Indústria e Abastecimento – SCIA. Foi a partir de 1990 que os primeiros passos para a urbanização da região foram dados.                                                                      

Em 24 de janeiro de 2006, a Lei Complementar nº 530 do DF que declarava a Vila Estrutural Zona Habitacional de Interesse Social e Público – ZHISP e pertencente à RA do Guará foi revogada, dando origem à Lei complementar nº 715 do DF, que tornou a Vila Estrutural Zona Especial de interesse Social – ZEIS pertencente à RA do SCIA.

 

COSTA, Graciete Guerra da. As Regiões Administrativas do Distrito Federal de 1960 a 2011. Universidade de Brasília. Brasília, 2011.

<http://www.scia.df.gov.br/ > Acesso em 06/03/2014