Skip to Content

Park Way

 

REGIÃO ADMINISTRATIVA XXIV - PARK WAY

  • Histórico Oficial

Criado em 13 de março de 1961, o Setor de Mansões Park Way (SMPW), ou apenas Park Way, como é popularmente chamado pelos moradores, é um bairro do Distrito Federal destinado exclusivamente para fins residenciais, característica mantida até hoje. Sendo a cidade referencial de preservação ambiental por abrigar reservas ecológicas e importantes recursos hídricos.

 

A região foi incluída no plano urbanístico de Brasília em uma de suas últimas alterações, entre 1957 e 1958. Até o ano de 2003, pertencia à região administrativa do Núcleo Bandeirante, região criada inicialmente com a intenção de entreter e oferecer alguns tipos de comércio aos primeiros moradores da futura capital federal, Brasília. Apesar de ter adquirido a sua autonomia, a cidade ainda tem a sua administração regional localizada na cidade do Núcleo Bandeirante.

 

Com o crescimento populacional, o Park Way acabou se tornando uma das áreas mais valorizadas do Distrito Federal. Há aproximadamente 30 anos, os terrenos eram trocados por apartamentos inferiores no Plano Piloto, por se tratarem de lotes distantes do centro da Capital Federal. Não havendo ainda grandes expectativas de valorização da região.  Em 2003, com aproximadamente 22 mil moradores, entendeu-se a necessidade de instituir uma unidade administrativa com autonomia própria (Lei 3.255, de 29 de dezembro de 2003).

 

Em 14 de fevereiro de 2012, a Quadra 28, mais conhecida como “Quadra da Arte” foi declarada como patrimônio cultural do Distrito Federal, lei Nº 4.759.

 

Fonte:<http://www.parkway.df.gov.br/sobre-a-ra-xxiv/conheca-park-way-ra-xiv.html>. [Adaptado].  Acessado em: 16 set. 2013.