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De Vocação para Profissão: Sindicalismo Docente da Educação Básica no Brasil

O autor integra a Rede de Pesquisadores sobre Associativismo e Sindicalismo dos Trabalhadores-as em Educação (Rede ASTE), da qual foi, juntamente com dois demais colegas doutorandos em sociologia e o orientador, perpetrador do sonho da Rede ASTE (...) Gênese e desenvolvimento do Sindicalismo em Educação são temas de relevância social e objeto para a pesquisa acadêmica. A começar pela interpretação das condições objetivas e subjetivas que foram necessárias para o surgimento do Sindicalismo em Educação. Com efeito, se o sindicalismo dos trabalhadores de educação constitui poderosa organização social nos dias de hoje, isto não implica, embora de forma surpreendente, que tenha surgido temporalmente antes de outros sindicatos do mundo operário. Ao contrário, o sindicalismo dos trabalhadores em educação, no Brasil, é caudatário de outras organizações sindicais. Os professores e trabalhadores da educação organizam-se de forma diversa junto com os demais assalariados. Este exemplo reforça o papel teórico da relação de assalariamento para a compreensão da gênese do sindicalismo, uma contribuição maior do livro de Erlando da Silva Rêses.