Skip to Content

A Diversidade na EJA em um curso a distância: uma Pesquisa Avaliativa em Questão

Baixe o livro em PDF ou acesse o E-book

O movimento social e popular intitulado Grupo de Trabalho Pró-Alfabetização (GTPA-Fórum EJA/DF), constituído em 29 de outubro de 1989, participou intensamente do processo de concepção deste I curso, com base no diagnóstico da demanda de formação de cerca de 2.000 professores de EJA da rede pública de educação do DF. Assim, a Faculdade de Educação ofereceu 300 vagas a professores e profissionais de Educação de Jovens e Adultos da rede pública de ensino com exercício no DF e GO para a formação em nível de Pós-Graduação Lato Sensu, em pólos da UAB no DF (Ceilândia e Santa Maria) e no GO (Anápolis) e com a colaboração de professores da Faculdade de  Educação da UFG.
O Curso de Educação na Diversidade constituiu a base inspiradora do Programa da Rede de Formação na Diversidade fundamentado na proposta político-pedagógica da Comunidade de Trabalho/Aprendizagem em Rede na Diversidade - CTARD, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil - UAB, com base nos seguintes grupos de pesquisa (Lattes/CNPq) da Faculdade de Educação/UnB: Aprendizagem, Tecnologia e Educação a Distância – ATEAD; Grupo de Ensino, Pesquisa, Extensão em Educação popular e Estudos filosóficos e histórico-culturais – GENPEX e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação e Trabalho – NEPET.
O I Curso de Especialização em Educação na Diversidade e Cidadania, com ênfase em Educação de Jovens e Adultos – EJA desenvolveu-se na modalidade semipresencial, por meio da plataforma moodle e em interlocução com o Portal dos Fóruns de EJA (www.forumeja.org.br), constituído por 10(dez) módulos e 03 (três) encontros presenciais. Os módulos perfazem as áreas da diversidade (Educação do Campo, Educação Indígena, Educação Quilombola, Educação Ambiental,  Educação  Inclusiva,  Educação  das Relações Étnico-racial,  Gênero  e  Orientação  Sexual), as políticas públicas da EJA, os sujeitos da EJA e a cultura e mundo do trabalho.
O objetivo no curso é debruçar-se sobre a diversidade de atividades de trabalho que constituem a totalidade dos processos de reprodução social da existência, mais do que afirmar que a maioria dos estudantes da EJA é de trabalhadores e trabalhadoras. Para evidenciar esta perspectiva de apoio e referência no trabalho o módulo X é a elaboração de um Projeto de Intervenção Local (PIL). Boa leitura!