Skip to Content

Dados Demográficos

Localização

Com uma área territorial de 101,48 Km2, o Recanto das Emas fica a 25,8 km do Plano Piloto e limita-se ao norte com Samambaia, ao sul com o Gama, a leste com Riacho Fundo II e a Oeste com município de Santo Antonio do Descoberto - Goiás.

Espaços Naturais

O Recanto das Emas conta com belíssimas reservas naturais. Em 1996, por meio da lei 1.188 foi criado o Parque Ecológico e Vivencial do Recanto das Emas. Sua localização é na área delimitada pela chácara Aldeia da paz, compreendendo a cabeceira do córrego Monjolo.

No parque há duas cachoeiras, corredeiras, poços, paredões e nascentes. Essas características conferem grande valor paisagístico ao local, proporcionando à comunidade uma área destinada à conservação, visando à manutenção das espécies do cerrado e a garantia da qualidade dos recursos hídricos disponíveis, além da recreação e lazer em harmonia com a preservação do ecossistema da região.

Cultura e Lazer

Na área cultural, a cidade oferece várias opções como shows, teatro, artesanato e atividades lúdicas. Em geral, esses eventos são realizados em espaços existentes como as feiras permanentes, onde artistas locais apresentam músicas, danças regionais e pequenas dramatizações mambembes. Há grupos de pagode, forró, de teatro e dança. As apresentações fazem parte do Projeto Recanto da Arte, que visa incentivar os artistas recantenses, como também de todo o DF.

A FAREMAS, Festa de Aniversário do Recanto das Emas é uma das comemorações mais aguardadas pela comunidade. Conta com uma programação com inúmeras atividades cívicas, culturais e esportivas.


O Recanto das Emas conta ainda com uma biblioteca na quadra 302, com um acervo de 10 mil livros e uma brinquedoteca na quadra 601, onde as crianças vivenciam momentos de lazer, convivência a e aprendizagem. A cidade possui também um auditório no centro Urbano entre as quadras 206 e 300, com 250 lugares.


A principal referência da cidade é o monumento das Emas, localizado na entrada do Recanto. A obra foi transformada em cartão postal por ser considerada também um patrimônio da cidade.

 
Quadras Residenciais

O Recanto das Emas hoje é formado por 59 quadras residenciais e um comércio local em expansão. Com relação à infra-estrutura da cidade, a população conta hoje com 90% de rede de esgoto, 100% de água potável e 90% de iluminação, cerca de 95% de asfalto e drenagem pluvial e um comércio local em expansão.

A cidade conta ainda com 17 escolas, sendo14 de ensino fundamental, uma de ensino médio com dois anexos, duas escolas classe e duas instituições de ensino superior, (Faculdade da Terra de Brasília e ICESP), 348 igrejas evangélicas, 02 Igrejas católicas e 06 capelas, 2 centros de saúde, uma delegacia (27ª DP), 18° Companhia de Polícia Militar Independente, Companhia do Corpo de Bombeiros Militar, escritório comercial da CEB e CAESB, agência do BRB, agência da Empresa de Correios e Telégrafos e diversos órgãos de serviços do Governo tais como: APEC (Agência de Emprego ), CDS ( Centro de Desenvolvimento Social ), Gerência Regional de Ensino, 9 postos de distribuição do Pró-Família, 2 feiras permanentes e feiras livres.


A cidade possui também fundações de assistência como: Pró-vida, Pastoral da Criança, Fenações e Granja das Oliveiras, sendo essas duas últimas instituições que oferecem curso de formação profissional e convivência com diversas atividades voltadas para infância e juventude. Está sendo construído um campo de areia para praticas de vôlei na quadra 113, além do campo de futevôlei e Beach-Soccer na quadra 206/300, próximo ao auditório e que já está concluído, além das 21 quadras poli esportivas existentes sendo mais 3 em fase de construção, nas quadras 404, 511 e 303.


A cidade possui ainda 3 campos de futebol entre as quadras 400/600, na quadra 104 ao lado da Avenida Vargem da Benção, e na quadra 111, Sendo que dois já se encontram gramados. São campos em áreas definitivas para práticas de esporte. Para este ano, estamos concluindo a obra do asfalto e drenagem, uma passarela que dá acesso ao Riacho Fundo II e um restaurante comunitário que já estão concluídos.

Fonte:www.recanto.df.gov.br
                                                                      Acesso em 09 de novembro de 2006.