Skip to Content

Encontro entre países irmãos no CEPAFRE

Portal dos Fóruns Estaduais e Distrital de EJA do BRASIL – www.forumeja.org.br

Encontro entre países irmãos 

O Ministério da Educação do Brasil, por meio da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade em parceria com o Ministério das Relações Exteriores, representado pela Agência Brasileira de Cooperação e a UNESCO, promoveu nos dias 14, 15 e 16 de agosto de 2006 a primeira Oficina de trabalho com a temática da Educação de Jovens e Adultos com os países-membros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa - CPLP, objetivando discutir a Cooperação Sul - Sul sobre o conteúdo já mencionado.

No dia 17/08/06, 5ª feira, às 9:50 da manhã, os representantes dos países de Língua Portuguesa foram para uma visita ao Centro de Educação Paulo Freire de Ceilândia –CEPAFRE, acompanhados por Cláudia Veloso Torres Guimarães e Adriana Pinto Rodrigues representantes do Departamento de Educação de Jovens e Adultos da SECAD/MEC a fim de discutirem assuntos relacionados à Educação de Jovens e Adultos.

Neste evento, contamos com a participação de 70 pessoas, alfabetizadores; alfabetizandos; alfabetizados de várias cidades do DF; estudantes de pedagogia da UnB, UEG, IMESB; Faculdade da Terra; Fac Brasília; GTPA – Fórum EJA/DF; CEPAC’s - Sobradinho; Pra Lapidar – São Sebastião; Círculo Operário do Cruzeiro; CAREMAS - Recanto das Emas, Grupo de Alfabetização e Cultura de Samambaia - GACS; Faculdade de Educação e Decanato de Extensão da UnB; Sindicato dos Professores do DF – SINPRO/DF, entre outros.

A educadora Maria Madalena Torres dirigiu palavras de boas vindas a todos e pediu que os representantes dos países irmãos se apresentassem, a começar pelos representantes dos países da África. A Senhora Luísa Maria Alves Grilo e Alberto da Conceição Baltazar Sobrinho falaram por Angola. Florêncio Mendes Varela e José Teixeira falaram por Cabo Verde; Armando Nobá representou Guiné-Bissau; Ernesto Muianga e Fernando Tembe falaram por Moçambique. A senhora Filomena Soares e Jerônimo Feliz falaram pelo Timor Leste, país do continente asiático. O Presidente do CEPAFRE, Osmar de Oliveira Aguiar e o Coordenador Francijairo Ananias do GTPA-Fórum EJA/DF também se apresentaram.

Na segunda rodada, os representantes de cada país irmão, apresentaram seus sistemas de Educação de Jovens e Adultos e um breve histórico de seus países em 10 minutos, o mesmo foi feito por Osmar e Francijairo que apresentaram o histórico do CEPAFRE e do GTPA - Fórum EJA/DF.

Após as apresentações foi aberta uma sessão de perguntas. As questões abordadas giraram em torno da independência desses países na década de 70, da língua materna e língua portuguesa, da educação, da tecnologia e de possíveis intercâmbios entre educadores brasileiros e educadores dos países irmãos. Armando Nobá, que conviveu com Paulo Freire em Guiné-Bissau dirigiu uma questão a Osmar sobre o tempo dedicado à matemática nos Círculos de Cultura. Osmar esclareceu com precisão.

Ao meio dia, Osmar e Francijairo entregaram uma pasta contendo um kit com o jornal do GTPA-Fórum EJA/DF; o histórico do CEPAFRE; a última fala de Paulo Freire em Ceilândia (30/08/96) e uma fita de vídeo referente ao VII Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos – ENEJA e 5º Encontro Nacional do MOVA-BRASIL, realizados em Brasília em 2005.

Às 12:20h, Osmar fez o encerramento agradecendo a participação de todos e convidando-os para participarem do VIII ENEJA que realizar-se-á nos dias 30 de agosto, 01 e 02 de setembro de 2006, em Recife-PE.

Maria Madalena Torres