Skip to Content

Samambaia

REGIÃO ADMINISTRATIVA XII - SAMAMBAIA

  • Histórico Oficial

A Região Administrativa de Samambaia – RA XII foi oficialmente criada pela Lei nº 49, de 25 de outubro de 1989, seu nome teve origem na existência da planta samambaia a beira do Córrego Samambaia que passa pela RA.

A área que hoje compreende a RA era formada por chácaras pertencentes ao Núcleo Rural de Taguatinga. Foram ocupadas mediante concessão de uso e cada chácara tinha uma finalidade: produzir flores, hortaliças, frutos ou criar aves para o abate, etc. Parte de área dessas chácaras foi desapropriada mediante o Decreto 7.370 de 18 de janeiro de 1983, para ser implantada a RA de Samambaia.

A implantação da área ocorreu em três fases: a primeira teve início em 1984, com a apresentação da maquete do novo núcleo urbano. Mesmo sem as obras de infraestrutura de água, luz, esgoto e transporte, chegaram, em 1985, os primeiros moradores da futura RA de Samambaia até então Administrativa de Taguatinga.

A segunda fase veio em 1988, pelo Sistema Habitacional de Interesse Social – SHIS e com financiamento do Banco Nacional – BNH, foram construídas 3.381 casas destinadas a famílias de baixa renda, em geral funcionários públicos, que então puderam adquirir a casa própria. A última fase de ocupação foi iniciada em 1989. Foram transferidas para Samambaia, entre 1989 e 1992, famílias oriundas de invasões, cortiços e inquilinos de fundo de lote que estavam espalhados em vários locais do DF.

Fonte:

COSTA, Graciete Guerra da. As Regiões Administrativas do Distrito Federal de 1960 a 2011. Universidade de Brasília. Brasília, 2011.

<http://www.samambaia.df.gov.br/sobre-a-secretaria/conheca-samambaia-ra-xii.html>. Acesso em 20 de fevereiro de 2014.

Mapa