Skip to Content

Sobradinho

REGIÃO ADMINISTRATIVA V - SOBRADINHO

Histórico Oficial

Sobradinho, 5ª Região Administrativa do Distrito Federal, foi fundada em 13 de maio de 1960. Porém, foi planejada  entre 1958 e 1959 pelo engenheiro Inácio de Lima Ferreira como uma alternativa para realocação da população de baixa renda que vivia em assentamentos irregulares ao redor de Brasília.

Distante do centro urbano da nova Capital Federal, Sobradinho foi construída a fim de abrigar os moradores da Vila Amauri e do acampamento da DNOCS - Departamento Nacional de Obras Contra a Seca -, trazidos das proximidades das obras centrais.

A origem mais popular do nome da RA vem da existência de um velho cruzeiro de madeira, erguido antes de 1850, às margens de um ribeirão no qual teriam sido construídas duas casinhas do pássaro João-de-Barro, sobrepostas, sobre o braço direito do cruzeiro. Fenômeno que atraía a atenção dos viajantes que acabaram chamando-o de “Cruzeiro do Sobradinho” ou “Sobradinho do Cruzeiro”.

Fonte:

<http://www.sobradinho.df.gov.br/servicos/conheca-o-sobradinho/sobradinho.html>. [Adaptado].  Acessado em: 24 fev. 2014.

BRITO, Jusselma Duarte de. De Plano Piloto a metrópole: a mancha urbana de Brasília. 2009. 346 f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo)-Universidade de Brasília, Brasília, 2009.