Skip to Content

Rede Latinoamericana de Educação nas Prisões

redded.jpg

A Rede Latinoamericana de Educação nas Prisões (Red Latinoamericana de educación en contextos de encierro – RedLECE) é formada dentro do projeto EUROsociAL que é un Programa regional de cooperação com a  América Latina promovido pela Comissão Européia que tem como objetivo atuar sobre as políticas públicas em áreas como: educacão, saúde e justiça. 

Para saber mais visite ao site www.redlece.org


 

Encontro Regional sobre Educação em Prisões

PICT0010.JPG

Aconteceu nos dias 27 e 28/03/2008, em Brasília/DF, o Encontro Regional da América Latina de Educação em Prisões. A inclusão da população carcerária em programas de educação será tema de debate entre autoridades e especialistas do Brasil e de países da América Latina. O encontro, uma parceria da UNESCO no Brasil com os ministérios da Educação e da Justiça e a Organização dos Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), precederá a primeira Conferência Internacional de Educação em Prisões (CIEP), marcada para agosto, na Bélgica.

 - Leia a matéria da UNESCO sobre o evento.

- Clique aqui e saiba mais detalhes sobre esse evento.

- Veja os slides e texto apresentados no encontro.


 

 

2º Seminário Nacional pela Educação nas prisões

prisoess.jpg

Foi realizado em Brasília/DF, nos dias 30, 31/10 e 01/11, o 2º Seminário Nacional pela Educação nas Prisões. Cerca de 200 participantes, entre gestores, agentes, educadores e educandos, devem debater e apresentar propostas para a implementação da política de educação de jovens e adultos nas unidades prisionais.

- Leia a matéria do MEC sobre o evento.
- Clique aqui e veja a galeria de imagens!
- Veja os slides apresentados no Seminário: 1° slide e 2° slide
- Breve: vídeos do Programa 'Salto para o Futuro" sobre a Educação nas Prisões.


 

1º Seminário Nacional pela Educação nas prisões

O Seminário Nacional pela Educação nas Prisões foi realizado em Brasília entre os dias 12 e 14 de julho de 2006, como singular expressão dos esforços que os Ministérios da Educação e da Justiça e a Representação da UNESCO no Brasil vêm envidando, no sentido de criar condições e possibilidades para o enfrentamento dos graves problemas que perpassam a inclusão social de apenados e egressos do sistema penitenciário.

Clique aqui e leia o documento sobre esse seminário.


Revista Pensamento Livre

revistacapa.jpg

A Revista Pensamento Livre, produzida com educandos jovens e adultos em privação de liberdade do Centro de Progressão Penitenciária de Brasília, inaugura o espaço da educação prisional no Portal.

Esse trabalho começou em 2005 e é baseado no livro Mídia & Educação: teorias do jornalismo em sala de aula (Roseli Araújo) e na praxis de colegas como as do professor Renato Hilário da educação de jovens e adultos da UnB. A Revista é um canal de comunicação cidadão para divulgar e discutir a Educação de Jovens e Adultos das prisões.

Contamos com a participação dos leitores interessados que queiram contribuir com textos, reflexões, críticas, dicas de eventos, de filmes, de músicas, de pautas... Entrem em contato conosco, pois estamos articulando maneiras mais organizadas de trabalho.

Contato: revistapensamentolivre@gmail.com

Clique aqui e veja a 2ª edição (ainda incompleta) da Revista
__________________________________________________________________________

Conteúdo sindicalizado