GEAJA - 2011

GEAJA 2011 / 1º Semestre

Este ano as reuniões do GEAJA acontecerão na sala 234 na Faculdade de Educação/UFG sempre na primeira sexta-deira de cada mês.

Texto do encontro 01/04: VÓVIO, Cláudia Lemos; BICAS, Maurilane Souza. Formação de Educadores aprendendo com a experiência. In: Construção coletiva: contribuições à educação de jovens e adultos. Brasília, DF: UNESCO, MEC, RAAAB, 2005. Disponível em: www.forumeja.org.br/colecaoparatodos; www.mec.gov.br; Acesso em 10/08/2009.

Texto encontro 06/05: MACHADO, Maria Margarida. Formação de professores para a EJA: uma perspectiva de mudança. In: Revista Retratos da Escola: dossiê Formação de Professores impasses e perspectivas. v.2, n° 2/3, jan. a dez. 2008. (p.161-174). Disponível em: http://www.esforce.org.br/

 

Atividades a Distância

Atividade para o próximo encontro:

Ler o Texto do encontro passado(01/04): VÓVIO, Cláuda Lemos; BICAS, Maurilane de Souza. Formação de Educadores aprendendo com a experiência. In: Construção coletiva; contribuição à Educação de Jovens e Adultos. Brasília, DF: UNESCO, MEC, RAAAB 2005. Disponível em  www.forumeja.org.br/colecaoparatodos;www.mec.gov.br; Acesso em 10/08/2009.

Fazer uma atividade a distância pautada no texto. A partir da qual levantaremos o tema de estudo para o GEAJA este ano: produzir um texto respondendo às perguntas que o texto da Vóvio faz sobre sua história de vida. Portanto você irá escrever sobre você: o que faço? Quais são as minhas práticas/indagações? Quais os significados do que faço? O que minha prática expressa? O que a embasa? Ou que referenciais possuo? Quais os limites e avanços nas concepções e prátcas que vivencio? O que me levou a buscar o grupo? Que temas/questões possuo? O que sei deles/delas... para que possamos a partir destas demandas pensar num tema que nos une no estudo. Cada texto produzido será postado até o dia 20/04/2011 no email abaixo para que possamos socializar com os pares e dialogar a respeito no nosso encontro.

O nosso email é: grupogeaja@gmail.com a senha vocês já tem.

O Texto do próximo encontro (06/05) é: MACHADO, Maria Margarida. Formação de Professores para a EJA: uma perspectiva de mudança. In: Revista Retratos da Escola; dossiê Formação de Professores impasses e perspectivas. V. 2, n° 2/3, jan. a dez. 2008. (p. 161-174). Disponível em: http://www.esforce.org.br/.

Todos os textos encontram-se  na xerox da Faculdade de Educaçaõ/UFG em frente à cantina.

Seja bem vindo/a!

GEAJA 2011 / 2º Semestre

GEAJA - 2011

O Grupo de Estudos em Educação de Jovens e Adultos - GEAJA convida a todos os interessados em discutir a temática da EJA: professores, estudantes e a comunidade em geral, a participar de seus encontros.

Este ano as reuniões do GEAJA acontecerão na sala 234 na Faculdade de Educação/UFG sempre na primeira sexta-deira de cada mês, das 14 as 17 horas com atividades quinzenais orientadas a distância por este site.

Contamos com a sua presença.

Minicurso Avaliação Emancipatória na EJA

Confira aqui o material utlizado no minicurso  Avaliação Emancipatória na EJA do XX Simpósio de Estudos e Pesquisas da Faculdade de Educação- UFG, "Polítcas da formação e formação de políticas: reconfiguração de tempos e espaços", promovido pelo Geaja e Fórum Goiano de EJA.

Ementa do minicurso

Letra da música "Estudo errado" utilizada nas atividades

Slides do 1° dia

Slides do 2° dia

Resumos dos textos do 1º Encontro (07/10/11)

Encontra-se aqui, resumos dos textos trabalhados no primeiro encontro de 2011 (07/10/2011) do Grupo GEAJA e seus respectivos relatores:

1- OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Pensando o currículo na Educação de Jovens e Adultos. In: OLIVEIRA, Inês Brabosa de; PAIVA, Jane (orgs.). Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. → Karla Murielly L. L. Correia


 2- OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Pensando o currículo na Educação de Jovens e Adultos. In: OLIVEIRA, Inês Brabosa de; PAIVA, Jane (orgs.). Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2004. → Patrícia Abraão da Silva


3- OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Tendências recentes dos estudos e das práticas curriculares. In: Alfabetização e cidadania: Revista da Educação de Jovens e Adultos. Práticas educativas e a construção do currículo, nº 11. São Paulo: RAAAB, abril/2001. Disponível em: http://forumeja.org.br/files/Vol%2003_ed%201_Const%20Col.pdf, acesso em: 04/11/2011. → Maria Clara Rodrigues de Carvalho e Rafael Vieira de Araújo


4- ANDRADE, Eliane Ribeiro. Pesquisando os jovens brasileiros: os desafios da educação. In: Alfabetização e Cidadania: Revista de Educação de Jovens e Adultos. São Paulo: RAAAB, nº 19, p. 61-72, jul. 2006. → Deliane de Morais e Silva


5- OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PAIVA, Jane (orgs.). Educação de Joves e Adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2009 → Daiane Diniz e Zélia Viera Cruz Veloso