Skip to Content

Vai ter Seminário Nacional de Balanço da Confintea +6 !!!

Carta de apoio ao Seminário Nacional de Balanço da Confintea +6

Os Fóruns de EJA do Brasil vêm manifestar sua satisfação com a proposta de realização do Seminário Nacional de Balanço da Confintea +6 e reafirma posição favorável à realização do Seminário na data agendada, 25 e 26 de abril, em Brasília. 

Para os 88 milhões de brasileiros que tiveram seu direito à educação negado – quando não puderam completar sua escolaridade básica ainda na infância e na adolescência, a realização da Confintea Brasil + 6 representa um momento de extrema importância na medida em que possibilita o redimensionamento e a reafirmação das políticas públicas acordadas e assinadas pelo Brasil no marco das relações internacionais para superar esta realidade tão indesejada, discriminadora e excludente.

Temos acompanhado e contribuído com o Ministério da Educação (MEC) na proposição de política pública, ao sermos chamados ou quando nos indicamos, nas iniciativas que revelam que este Ministério esteja se aproximando dos princípios da participação popular e quando atua no sentido de considerar e pautar o direito dos sujeitos pela Educação. A atual gestão da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) vem demonstrando compromisso político com as causas populares e por essa razão merece e tem nosso reconhecimento. 

Os Fóruns de EJA do Brasil destacam o quão significativo foi sermos recebidos por um Ministro da Educação depois de uma década de solicitações. Os movimentos que visibilizam a pauta dos sujeitos trabalhadores que estudam foram ouvidos e, esta ação democrática do poder público precisa se aprofundar para que este país se torne, de fato, uma pátria educadora. 

A realização do Seminário Nacional de Balanço da Confitea +6 é um avanço nesta direção. Precisamos que este, e outros, se realizem, sem adiamentos e seguindo a construção coletiva com a participação da sociedade civil presentes até aqui.

Congratulamo-nos com o Departamento de EJA (DPAEJA) pelo reconhecimento da luta dos Fóruns e dos demais que estão nesta construção por uma política pública que pense a Educação de Jovens, Adultos e Idosos, ao longo da vida, como direito individual e de classe, com qualidade social e na perspectiva da elevação de escolaridade de Trabalhadores integrada à Educação Profissional.